Bem vindo e Parabéns!
Next76 Escreveu: ↑09 dez 2021, 10:28
Quando referes um EVSE regulável, é qualquer coisa tipo esta opção que o carro vai trazer - Cabo ocasional Flexicharger 16A (compatível com tomadas domésticas e Green’Up), ou é outra coisa?
Os EVSE que vêm com o carro costumam funcionar a uma potência fixa. Alguns permitem escolher entre 2 potências, outros usam o íman da tomada GreenUp para aumentar a potência para o patamar seguinte.
A maioria dos EVSE não originais que há no mercado são da DUOSIDA ou ZENCar. Os da ZENCar costumam ser comercializados por empresas portuguesas, com o seu próprio branding.
Há outros, mais caros mas também melhores, como é o caso do JuiceBox.
Se tiveres instalação trifásica em casa, compensa-te comprar um EVSE que funcione até 22kW ( 32A x 230v x 3 ).
Se a instalação for monofásica, também podes comprar um EVSE que funcione com trifásico, mas não vai carregar a mais potência que a disponibilizada pela instalação eléctrica da casa ( tipicamente 16A x 230v = 7,4kW ). Portanto, ou apostas num possível futuro ou poupas a diferença no preço.
Seja qual for a opção, o mais seguro é ligar o EVSE a uma tomada do tipo industrial ( tomada azul/vermelha ), com ligação directa ao quadro e devidas protecções.
Next76 Escreveu: ↑09 dez 2021, 10:28
Existe alguma opção que tenham conhecimento como "boa e barata" estilo wallbox 7.4 Kw monofásico, que possas/possam sugerir?
Respondi no ponto anterior.
Next76 Escreveu: ↑09 dez 2021, 10:28
Já agora aproveito para deixar mais uma dúvida os cartões para carregamento no exterior, além do custo que apresenta o cargador existe mais algum custo associado ao cartão, e qual é ou são os melhores cartões?
Sim, o preço afixado no posto de carregamento apenas corresponde à parcela do OPC. Para saber o valor total é necessário somar essa parcela, a parcela do CEME (energia), TAR, taxa do EGME e IVA. O legislador achou que era demasiado simples ter um valor único afixado no posto de carregamento...
Há duas App que permitem fazer esse cálculo: MIIO e EVIO
O melhor cartão depende da hora do dia!
O CEME MIIO indexou o seu serviço ao valor do kWh no mercado ibérico, pelo que o valor varia ao longo do dia, havendo alturas que é a melhor opção.
Os restantes CEME ainda mantêm um valor fixo por kWh, com a excepção da Prio que faz um misto de kWh e tempo.
Há também acordos cruzados para melhorar estes tarifários, como é o caso da EDP.
O CEME MIIO e eVaz têm fama de serem eficazes em enviar a conta, ao contrário dos restantes (principalmente a Galp).
De qualquer maneira, para já, os melhores preços são os do Continente Plug&Charge .