
EVSE inteligente
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Re: EVSE inteligente
Boa noite. É possível saber o preço do ESVE inteligente?
Obrigado
Obrigado
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Re: EVSE inteligente
Boa tarde
É possivel enviar mais informações? Poderei estar interessado.
É possivel enviar mais informações? Poderei estar interessado.
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Re: EVSE inteligente
Boas!
Aproveito esta thread para tirar umas dúvidas sobre a construção de um EVSE baseado em OpenEVSE.
Comprei parte do kit na Openenergymonitor - um amigo vai trazer-me de lá. Não consegui o kit completo, mas tenho quase tudo. O que me falta:
Aproveito esta thread para tirar umas dúvidas sobre a construção de um EVSE baseado em OpenEVSE.
Comprei parte do kit na Openenergymonitor - um amigo vai trazer-me de lá. Não consegui o kit completo, mas tenho quase tudo. O que me falta:
- Contactor (que permita carregar a 32A)
- Botão (capacitivo para não furar a caixa)
- Caixa
- BrunoAlves
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Re: EVSE inteligente
Não conheço o kit do openergymonitor, mas o contactor basicamente é um qualquer que tenha bobine adequada à tensão do controlo.
Em princípio terá o controlo directamente em 230VAC (as outras tensões presentes na placa são muito baixas para contactores) num relé integrado.
Uma coisa destas para monofásico
https://www.chlengenharia.pt/compra/esc ... 055-603798
Ou uma coisa destas para trifásico
https://www.chlengenharia.pt/compra/esc ... 284-603819
O botão, o normal é mandar vir do eBay ou assim. Mas para ser mais rápido cá, a mauser (ou outra loja de electrónica) deve ter algo do género
Em princípio terá o controlo directamente em 230VAC (as outras tensões presentes na placa são muito baixas para contactores) num relé integrado.
Uma coisa destas para monofásico
https://www.chlengenharia.pt/compra/esc ... 055-603798
Ou uma coisa destas para trifásico
https://www.chlengenharia.pt/compra/esc ... 284-603819
O botão, o normal é mandar vir do eBay ou assim. Mas para ser mais rápido cá, a mauser (ou outra loja de electrónica) deve ter algo do género

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: EVSE inteligente
Obrigado! A minha dúvida com o botão é se tenho que ver alguma tensão em específico, pq não consigo encontrar as características do original.
- frankesousa
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Re: EVSE inteligente
O botão existe mesmo na pagina original do openevse:
https://store.openevse.com/collections/ ... uch-button
Pelo que se vê na imagem liga com 3 pinos, GND, 5V e "sinal" que calculo ser os 5V.
Qualquer coisa que cumpra isso deve funcionar.
Sobre o contacto, penso ter saída a 230V e 12V para as bobines, eu uso a 230V e penso ser mais "certo" assim e fácil de arranjar.
Pessoalmente uso este desde 2018 sem problemas:
https://pt.aliexpress.com/item/32788838 ... 9460eMP8Ow
https://store.openevse.com/collections/ ... uch-button
Pelo que se vê na imagem liga com 3 pinos, GND, 5V e "sinal" que calculo ser os 5V.
Qualquer coisa que cumpra isso deve funcionar.
Sobre o contacto, penso ter saída a 230V e 12V para as bobines, eu uso a 230V e penso ser mais "certo" assim e fácil de arranjar.
Pessoalmente uso este desde 2018 sem problemas:
https://pt.aliexpress.com/item/32788838 ... 9460eMP8Ow
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: EVSE inteligente
Tem sim, já usei ambos...frankesousa Escreveu: ↑09 dez 2021, 13:24Sobre o contacto, penso ter saída a 230V e 12V para as bobines, eu uso a 230V e penso ser mais "certo" assim e fácil de arranjar.
- Apr
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Re: EVSE inteligente
Boas,
Já nao atualizo este tópico ha muito tempo, tenho andado numa luta para ultrapassar o facto de não ter stock de componentes para criar as PCB's do EVSE, desde o inicio do verão.
Precisei de 3 iterações para afinar o que me parece ser uma boa alternativa para continuar.
a primeira iteração foi a seguinte:

Esta PCB aquece ligeiramente, tem algumas resistencias com valores errados (culpa minha) e a fonte AC/DC escolhida
faz ruido. Pior que isso foi descobrir que os chips DC/DC deixaram de estar disponivies em stock, logo esta PCB teria que ser praticamente toda refeita. Perdi algum tempo com os chinocas a reclamar da fonte mas desisti.
A segunda versão ficou assim:

Fonte AC/DC diferente, resistencias corrigidas, novos conversores DC/DC, PCB aquece imenso no local dos conversores DC/DC. antes de investir numa revisão diferente, fiz umas placas pequenas com uns conversores DC/DC de 3A para tirar as duvidas e consegui uma combinação que resulta no EVSE mais "fresco" que alguma vez construí.
A 3ºa revisão, com todas as alterações e também com uma nova fonte AC/DC da meanwell para não ter mais surpresas.

Este EVSE consome cerca de metade dos meus EVSE anteriores, já tem o teste da terra - consigo medir presença de terra a injetar apenas 0,5mA! Tem também o circuito do pino PP corrigido. E aproveitei para adicionar um relogio RTC para evitar problemas de o EVSE ligar-se sem rede e depois não consegue assumir cenários de carga dependentes da hora.
Entretanto recebi também um RCM da Western automation e consegui verificar como funciona. quem quiser um diferencial tipo B este é uma excelente alternativa, custa 45€ e com alguma imaginação pode funcionar sozinho e cortar p/exempo o sinal do piloto quando entra em falha. Deteta os 30mA AC e 6mA DC tal como é exigido para wallboxes trifasicas:

Há uma 4ª iteração do EVSE a ser construida que passa a ser compativel com este RCM, se estiver tudo ok será essa a versão que passa a ser incluida no EVSE inteligente.
Já nao atualizo este tópico ha muito tempo, tenho andado numa luta para ultrapassar o facto de não ter stock de componentes para criar as PCB's do EVSE, desde o inicio do verão.
Precisei de 3 iterações para afinar o que me parece ser uma boa alternativa para continuar.
a primeira iteração foi a seguinte:
Esta PCB aquece ligeiramente, tem algumas resistencias com valores errados (culpa minha) e a fonte AC/DC escolhida
faz ruido. Pior que isso foi descobrir que os chips DC/DC deixaram de estar disponivies em stock, logo esta PCB teria que ser praticamente toda refeita. Perdi algum tempo com os chinocas a reclamar da fonte mas desisti.
A segunda versão ficou assim:
Fonte AC/DC diferente, resistencias corrigidas, novos conversores DC/DC, PCB aquece imenso no local dos conversores DC/DC. antes de investir numa revisão diferente, fiz umas placas pequenas com uns conversores DC/DC de 3A para tirar as duvidas e consegui uma combinação que resulta no EVSE mais "fresco" que alguma vez construí.
A 3ºa revisão, com todas as alterações e também com uma nova fonte AC/DC da meanwell para não ter mais surpresas.
Este EVSE consome cerca de metade dos meus EVSE anteriores, já tem o teste da terra - consigo medir presença de terra a injetar apenas 0,5mA! Tem também o circuito do pino PP corrigido. E aproveitei para adicionar um relogio RTC para evitar problemas de o EVSE ligar-se sem rede e depois não consegue assumir cenários de carga dependentes da hora.
Entretanto recebi também um RCM da Western automation e consegui verificar como funciona. quem quiser um diferencial tipo B este é uma excelente alternativa, custa 45€ e com alguma imaginação pode funcionar sozinho e cortar p/exempo o sinal do piloto quando entra em falha. Deteta os 30mA AC e 6mA DC tal como é exigido para wallboxes trifasicas:
Há uma 4ª iteração do EVSE a ser construida que passa a ser compativel com este RCM, se estiver tudo ok será essa a versão que passa a ser incluida no EVSE inteligente.
- BrunoAlves
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- VETL
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Re: EVSE inteligente
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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