Há uns tempos tinha aqui colocado uma factura e concluímos que o custo por kWh eram 12,5cts/kWh COM IVA. Pagando potências de ponta, potência contratada, reactiva, CAV, tudo e mais alguma coisa que não se paga na ME. Incluindo IVA. Fica aqui
viewtopic.php?f=29&t=7848&p=139168#p139168
Nesta altura o comercializador era um nome sonante ibérico.
Agora tenho aqui uma factura de Novembro/Dezembro (TAR antiga, vou voltar a fazer este exercício quando tiver uma deste ano). De um comercializador que eu nem sabia quem era, tive de ir procurar. Afinal há muitos comercializadores com bons preços por aí. Desta vez não vou colocar o print, não é facilmente "anonimizável"(isto existe sequer?)

Estamos novamente a falar de uma pequena PME com ~~50 colaboradores e um PT de 200kVA (acho eu).
Começando pelo fim, no total a energia ficou mais cara que antes, julgo que por ser inverno tem bastante mais potências de pontas. 22173kWh custaram 3016€ logo 13,6cts/kWh preço final com IVA. Estamos a falar de 4 períodos horários em que pontas + cheias são 70% do consumo (e isto não é um pormenor, de todo!).
Mas desta vez queria fazer uma análise diferente.
O custo apenas da energia (tirando a TAR - que não está discriminada por período horário) foi de 824€. Ora isto dá um preço médio da energia de 0,0372€/kWh. Vou dizer outra vez: 3,72cts/kWh é o custo médio apenas da energia, em que 70% são pontas e cheias.
Também quer dizer que, excluindo o IVA da factura, todas as taxas (potência, pontas, reactiva, TAR, CAV) custaram em média 0,0725€/kWh. Mais ou menos em linha com o valor da TAR em MT, em média não? E é uma TAR subsidiada.
3,72cts/kWh é a quanto uma pequena PME compra a energia. E depois ficamos admirados com os 20cts/kWh do Continente... Ainda ganham bom dinheiro.
Edit: como agora está na moda esta coisa dos preços apenas da energia, achei que era uma análise interessante