Carregadores rede Tesla

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
alvesjc
Mensagens: 21
Registado: 17 jan 2022, 21:00
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Carregadores rede Tesla

Mensagem por alvesjc »

Bom dia,

Tenho uma dúvida relativamente a estes carregadores.

A rede PCR Tesla em PT como cobra o carregamento?
É só pelo KW/h como lá fora?

Obrigado.

Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 01:40

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por zeuz »

Sim.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)
alvesjc
Mensagens: 21
Registado: 17 jan 2022, 21:00
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por alvesjc »

Boa!

Qual é o valor que estão a cobrar?
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por frankesousa »

alvesjc Escreveu: 18 jan 2022, 09:25 Bom dia,

Tenho uma dúvida relativamente a estes carregadores.

A rede PCR Tesla em PT como cobra o carregamento?
É só pelo KW/h como lá fora?

Obrigado.

Cumprimentos.
O Preço varia de SUC para SUC e pode variar "livremente".

No entanto os preços são, para já, em €/kWh e rondam os 0.40€/kWh em média (penso eu). O Preço está disponível apenas na navegação do carro (acho eu).

O "Penso eu" e "Acho eu" é porque não tenho tesla :mrgreen:

Sobre as unidades de medida aconselho ver esta página e outros vídeos de introdução que a UVE tem. No caso em cima escreve KW/h e esse unidade não existe. O Correto é kWh (que é mesmo a potencia em kW x o tempo em h).
https://www.uve.pt/page/qual-o-significado/
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
alvesjc
Mensagens: 21
Registado: 17 jan 2022, 21:00
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por alvesjc »

Ok, obrigado pela info.

Bem mais justo que a barbaridade na Mobi.e ....

Isto se calhar explica o pq de tantos tesla na estrada em PT :D
Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1415
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de Aquisicao: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por frankesousa »

alvesjc Escreveu: 18 jan 2022, 16:43 Ok, obrigado pela info.

Bem mais justo que a barbaridade na Mobi.e ....

Isto se calhar explica o pq de tantos tesla na estrada em PT :D
Para ser completamente correto, a afirmação que fez não é verdadeira na sua totalidade.

A rede publica é sem duvida complicada, tem preços de média até alto e mesmo muito alto (baixos não tem :lol: ) mas eu com o meu singelo leaf 30 os meus registos de carregamentos (que não são muitos é verdade) em PCR andam sempre entre os 0.35€/kWh e os 0.43€/kWh (pelo menos os últimos 10 que tenho aqui registados).

Sim o serviço não é o mesmo, estamos a falar de 50kW no meu caso e 150/250kW nos SuC.

Mas tenho ideia que com um bom VE nos PCR mais potentes na rede publica, aproveitando a potencia, se consegue cargas nestes preços. Claro que é nalguns, depois se for a um Ionity paga para aí 1€/kWh :roll:
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de Aquisicao: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por rimsilva »

frankesousa Escreveu: 19 jan 2022, 12:34
alvesjc Escreveu: 18 jan 2022, 16:43 Ok, obrigado pela info.

Bem mais justo que a barbaridade na Mobi.e ....

Isto se calhar explica o pq de tantos tesla na estrada em PT :D
Para ser completamente correto, a afirmação que fez não é verdadeira na sua totalidade.

A rede publica é sem duvida complicada, tem preços de média até alto e mesmo muito alto (baixos não tem :lol: ) mas eu com o meu singelo leaf 30 os meus registos de carregamentos (que não são muitos é verdade) em PCR andam sempre entre os 0.35€/kWh e os 0.43€/kWh (pelo menos os últimos 10 que tenho aqui registados).

Sim o serviço não é o mesmo, estamos a falar de 50kW no meu caso e 150/250kW nos SuC.

Mas tenho ideia que com um bom VE nos PCR mais potentes na rede publica, aproveitando a potencia, se consegue cargas nestes preços. Claro que é nalguns, depois se for a um Ionity paga para aí 1€/kWh :roll:
Num outro tópico do @alvesjc já dei um exemplo de um carregamento por 0,38€/kWh num posto 160 kW.

Naturalemente que a questão da cobrança ao min leva a que tenhamos de ver caso a caso, mas bem gerido, os carregamentos ficam na casa dos 0,4€/kWh.

A mesma logíca aplica-se à Ionity, que não é para todos como sabemos, da mesma forma que a rede de SuCs também não é para todos ou mesmo depois de "aberta ao publico" terá os seus fatores diferenciadores, como é perfeitamente compreensivel.
Na Ionity, é perfeitamente possivel que alguns possam carregar com um custo bem inferior a 0,4€/kWh!
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9972
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por mjr »

Desde que comecei a pagar nos SuCs comecei a olhar para outras opções em viagem. Se tiver tempo e disponibilidade de postos, a rede Continente é imbatível: 0,2€/kW.h. Noutras situações e dependendo do horário e local, a rede pública pode ter melhores preços que a rede de SuCs. O que não tem é a disponibilidade de postos no mesmo local e a simplicidade de ser só encaixar o conetor no carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Gameiro101
Mensagens: 335
Registado: 13 fev 2017, 19:37
Data de Aquisicao: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por Gameiro101 »

mjr Escreveu: 19 jan 2022, 19:46 Desde que comecei a pagar nos SuCs comecei a olhar para outras opções em viagem. Se tiver tempo e disponibilidade de postos, a rede Continente é imbatível: 0,2€/kW.h. Noutras situações e dependendo do horário e local, a rede pública pode ter melhores preços que a rede de SuCs. O que não tem é a disponibilidade de postos no mesmo local e a simplicidade de ser só encaixar o conetor no carro.
E os SuC ainda têm a facilidade de saberes exatamente quanto te custa o kwh, enquanto na rede publica tens de andar a "fazer" contas a qual o SoC de inicio e de fim do carregamento, qual o diagrama de carga do carro, etc, certo que muito aqui utilizam a app Mioo, para isso, mas nem todas as pessoas têm o conhecimento para saber utilizar estas apps.
LFN
Mensagens: 413
Registado: 29 nov 2014, 23:41
Data de Aquisicao: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Carregadores rede Tesla

Mensagem por LFN »

As app são meros simuladores, as coisas variam de carro para carro em função das idade das baterias, temperatura, etc, pelo que o valor apresentado é uma mera estimativa que até pode falhar razoavelmente.

É inadmissível que o consumidor não saiba o custo do produto. Isso acontece na rede Tesla, mas pelos vistos é ilegal. O nosso modelo é que é bom.
Responder

Voltar para “Carregamento”