O meu perdeu uma.

Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Conta-nos então um pouco da história desse teu leaf 30kwh de 2017. Compraste novo ou usado, qual o teu estilo de condução, cargas rápidas, kms e outros cuidados que manténs?
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
O teu será uma exceção a regra, da mesma maneira que o Leaf que estamos a falar também o é. Não há de haver muitos Leaf que de um momento para o outro a bateria fica estragada.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
O meu leaf 30 2017 com um pouco mais de 100.000km também só perdeu uma barra, ou melhor, tinha perdido 3 mas recuperou 2 com o update.
Teste da tomada confirmou que o estado real da bateria é mesmo o equivalente às 11 barras e não às 9 que tinha antes do update.
corrisi O teu leaf 2017 trocou a bateria mas estava mesmo má? ou estava sem o update?
É que o meu também ia direitinho para a garantia mas afinal era só erro de software.
A verdade é que o anterior dono do meu leaf 2017 para além de nunca ter feito uma CR, andava todos os dias (não passava dias a 100%), comprou-o novo e andava sempre devagar sem grandes acelerações. Talvez isso justifique o estado bastante bom da bateria para 1000mil km.
Teste da tomada confirmou que o estado real da bateria é mesmo o equivalente às 11 barras e não às 9 que tinha antes do update.
corrisi O teu leaf 2017 trocou a bateria mas estava mesmo má? ou estava sem o update?
É que o meu também ia direitinho para a garantia mas afinal era só erro de software.
A verdade é que o anterior dono do meu leaf 2017 para além de nunca ter feito uma CR, andava todos os dias (não passava dias a 100%), comprou-o novo e andava sempre devagar sem grandes acelerações. Talvez isso justifique o estado bastante bom da bateria para 1000mil km.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Quando foi substituída a bateria do meu em Fevereiro de 2021 o carro tinha a versão de firmware do LBC 4NR6A, à data a mais atualizada. Já depois de ter sido substituída a bateria solicitei a atualização que entretanto surgiu, a 4NR6B.frankesousa Escreveu: ↑29 jan 2022, 14:14O meu leaf 30 2017 com um pouco mais de 100.000km também só perdeu uma barra, ou melhor, tinha perdido 3 mas recuperou 2 com o update.
Teste da tomada confirmou que o estado real da bateria é mesmo o equivalente às 11 barras e não às 9 que tinha antes do update.
corrisi O teu leaf 2017 trocou a bateria mas estava mesmo má? ou estava sem o update?
É que o meu também ia direitinho para a garantia mas afinal era só erro de software.
A verdade é que o anterior dono do meu leaf 2017 para além de nunca ter feito uma CR, andava todos os dias (não passava dias a 100%), comprou-o novo e andava sempre devagar sem grandes acelerações. Talvez isso justifique o estado bastante bom da bateria para 1000mil km.
Com 8 barras o carro cá na Ilha e cumprindo os limites não fazia 150 kms com uma carga completa. Nunca fiz teste de tomada.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Aqui está o print do leafspy carregado a 100%
Noto 2 surpresas (para mim), o HX não é 100% e está mais longe disso do que esperava e a energia total calculado é maior do que pensei, estava a espera de uns 28kWh e está nos 29.3kWh
Não limparam o contador de cargas e quando questionados pelo dono disseram que fazer isso era como alterar os km do carro
não discordo
Sobre a garantia desta, segundo eles mantem-se exatamente igual, ou seja, até ao carro ter 8 anos ou 160 mil km.


]
Noto 2 surpresas (para mim), o HX não é 100% e está mais longe disso do que esperava e a energia total calculado é maior do que pensei, estava a espera de uns 28kWh e está nos 29.3kWh
Não limparam o contador de cargas e quando questionados pelo dono disseram que fazer isso era como alterar os km do carro


Sobre a garantia desta, segundo eles mantem-se exatamente igual, ou seja, até ao carro ter 8 anos ou 160 mil km.


]

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Tudo muito idêntico ao reportado por mim, isto é, 29.3 kwh disponíveis reportados pelo leafspy com 100% de SOC. Na primeira carga a 100% de SOC após substituição da bateria o leafspy indicava 96.98% de HX.frankesousa Escreveu: ↑29 jan 2022, 20:43Aqui está o print do leafspy carregado a 100%
Noto 2 surpresas (para mim), o HX não é 100% e está mais longe disso do que esperava e a energia total calculado é maior do que pensei, estava a espera de uns 28kWh e está nos 29.3kWh
Não limparam o contador de cargas e quando questionados pelo dono disseram que fazer isso era como alterar os km do carronão discordo
![]()
Sobre a garantia desta, segundo eles mantem-se exatamente igual, ou seja, até ao carro ter 8 anos ou 160 mil km.
]![]()
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Era um Leaf de serviço nacional entre janeiro e julho de 2017, altura em que veio cá para casa com três mil e poucos km.
Andou 2 anos comigo onde fez mais de 70.000km, incluindo viagens ao Algarve e uma vez à Madeira. Nessa altura levou algumas cargas rápidas nas viagens longas, mas carregou quase sempre em casa a 16A. Nessa altura a média do Nissan Connect oscilava ali por volta dos 13kWh/100km.
Depois em meados de 2019, passou para as mãos da esposa, nunca mais fez nenhuma carga rápida e levei uma abada na média do Nissan Connect que, mesmo sem pastelar na estrada, passou a oscilar entre os 9 e os 10kWh/100km.
Não tenho conhecimentos para opinar se esta média é a chave para ter ainda 11 barras, mas de certeza que mal não faz.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
Ora muito bem!VETL Escreveu: ↑01 fev 2022, 23:59Era um Leaf de serviço nacional entre janeiro e julho de 2017, altura em que veio cá para casa com três mil e poucos km.
Andou 2 anos comigo onde fez mais de 70.000km, incluindo viagens ao Algarve e uma vez à Madeira. Nessa altura levou algumas cargas rápidas nas viagens longas, mas carregou quase sempre em casa a 16A. Nessa altura a média do Nissan Connect oscilava ali por volta dos 13kWh/100km.
Depois em meados de 2019, passou para as mãos da esposa, nunca mais fez nenhuma carga rápida e levei uma abada na média do Nissan Connect que, mesmo sem pastelar na estrada, passou a oscilar entre os 9 e os 10kWh/100km.
Não tenho conhecimentos para opinar se esta média é a chave para ter ainda 11 barras, mas de certeza que mal não faz.
Por vezes os carros de serviço elétricos até nem são muito estimados pelos concessionários, mas não deve ter sido o teu caso.
Também não entendo muito da "poda", mas com essas médias que referes tens uma condução moderada e isso deve contribuir para perdurar a vida útil da bateria.


PS. Então vieste cá a Ilha e nem pagaste uma ponchinha!


Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Leaf Acenta 30KW UP em Penafiel
O meu leaf 30 de 2016 (Azul) está agora com 137.000km e fará os 8 anos em Fevereiro de 2024 (faltam portanto 6 meses para acabar a garantia da degradação da bateria).
Está com 9 Barras e 69.74% de SOH
Tal como já tinha referido noutros tópicos, a autonomia e a falta dela abaixo de 40% de SOC é já bem notável e a "produção de calor" na bateria com baixos SOC também é considerável nesta altura, o que pode ser um adas justificações para a energia desaparecer mais "no fundo".
Ontem fiz um teste de tomada e sinto que mesmo o resultado sendo uma perda de 2kWh apenas desde a ultima vez, a energia que consigo usar para andar é menor que essa, porque a resistência e a perda por aquecimento é maios que antes.
Dados do teste feito em 27/05/2021
KM percorridos: 111.417 km
Ano de construção: 02/2016
Cargas rápidas: 91
Cargas Lentas: 2054
SOH BMS: 78.2%
Carga a 16A o medidor PZEM004 marca 26.19kWh carregados no carro.
Considerando a eficiência do carregador uns 88% a 16A, 0.88*26.19= 23kWh que a bateria meteu la dentro, se considerarmos alguma perdas por aquecimento e erro de medição, os 22kWh que o BMS apresenta não estão nada mal calculados!
Ora 22kWh de 30kWh que devia ter (é o que a nissan tem publico, outros dados são mera especulação) 22/30 = 73%
Se admitirmos que 100% seria apenas 28kWh (acho que é o valor que corre por aí) então a saúde da bateria é de 22/28 = 78.5%, esta sim muito parecida com o que o BMS apresenta!
Dados do teste feito em ontem 01/08/2023
Passarem entretanto 2 anos e uns meses
KM percorridos: 137.300 km (+ 25.883 km)
Ano de construção: 02/2016
Cargas rápidas: 107 (+16, certamente "pequenas")
Cargas Lentas: 2598 (+544)
SOH BMS: 69.74% (-8.46%)
Carga a 16A o medidor PZEM004 marca 24kWh carregados no carro. (-2.19kWh)
Mantendo os mesmos 88% de eficiência, consideramos 21.12kWh a entrar na bateria, e o carro acha que apenas tem 19.6kWh no BMS (1.5kWh a menos que esta conta, no passado foi apenas 1kWh menos, não sei se erro de calculo ou perdas maiores agora)
Fazemos a mesma conta que antes e utilizando o numero do BMS 19.6/30 = 65% dos 30 anunciados.
Admitindo os 28kWh em novo, então a capacidade da bateria é de 70% (o BMS fala em SOH=69.74%, o que não me parece nada mal), mas aqui se utilizarmos os 21.12kWh que eu medi já daria uns 75%, com estas baterias pequenas qualquer desvio de cálculos muda muito o resultado.
Conclusões
Quando desligou a energia:

De manhã carregado a 100%:

Está com 9 Barras e 69.74% de SOH
Tal como já tinha referido noutros tópicos, a autonomia e a falta dela abaixo de 40% de SOC é já bem notável e a "produção de calor" na bateria com baixos SOC também é considerável nesta altura, o que pode ser um adas justificações para a energia desaparecer mais "no fundo".
Ontem fiz um teste de tomada e sinto que mesmo o resultado sendo uma perda de 2kWh apenas desde a ultima vez, a energia que consigo usar para andar é menor que essa, porque a resistência e a perda por aquecimento é maios que antes.
Dados do teste feito em 27/05/2021
KM percorridos: 111.417 km
Ano de construção: 02/2016
Cargas rápidas: 91
Cargas Lentas: 2054
SOH BMS: 78.2%
Carga a 16A o medidor PZEM004 marca 26.19kWh carregados no carro.
Considerando a eficiência do carregador uns 88% a 16A, 0.88*26.19= 23kWh que a bateria meteu la dentro, se considerarmos alguma perdas por aquecimento e erro de medição, os 22kWh que o BMS apresenta não estão nada mal calculados!
Ora 22kWh de 30kWh que devia ter (é o que a nissan tem publico, outros dados são mera especulação) 22/30 = 73%
Se admitirmos que 100% seria apenas 28kWh (acho que é o valor que corre por aí) então a saúde da bateria é de 22/28 = 78.5%, esta sim muito parecida com o que o BMS apresenta!
Dados do teste feito em ontem 01/08/2023
Passarem entretanto 2 anos e uns meses
KM percorridos: 137.300 km (+ 25.883 km)
Ano de construção: 02/2016
Cargas rápidas: 107 (+16, certamente "pequenas")
Cargas Lentas: 2598 (+544)
SOH BMS: 69.74% (-8.46%)
Carga a 16A o medidor PZEM004 marca 24kWh carregados no carro. (-2.19kWh)
Mantendo os mesmos 88% de eficiência, consideramos 21.12kWh a entrar na bateria, e o carro acha que apenas tem 19.6kWh no BMS (1.5kWh a menos que esta conta, no passado foi apenas 1kWh menos, não sei se erro de calculo ou perdas maiores agora)
Fazemos a mesma conta que antes e utilizando o numero do BMS 19.6/30 = 65% dos 30 anunciados.
Admitindo os 28kWh em novo, então a capacidade da bateria é de 70% (o BMS fala em SOH=69.74%, o que não me parece nada mal), mas aqui se utilizarmos os 21.12kWh que eu medi já daria uns 75%, com estas baterias pequenas qualquer desvio de cálculos muda muito o resultado.
Conclusões
- Em 2 anos e 25 mil km a capacidade baixou 8.46%, mais de 4% ao ano
- O calculo do BMS parece ajustado à realidade, mesmo pessimista em relação ao teste de tomada, será real com o uso da bateria em condução
- Se for como o do Nonnus que só cai a barra aos 62%, ainda me faltam 7% e portanto será difícil ir a tempo da garantia em fevereiro
- Ainda não tenho nenhum "cena estranha" a andar no carro como alterações de SOC com o esforço

Quando desligou a energia:

De manhã carregado a 100%:

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)