Não querendo alongar mais o offtopic, mas queria só dar uma última resposta.frankesousa Escreveu: ↑27 jan 2022, 17:06Até ver tirando o caso de updates para corrigir os valores de calculo do SOH, que eu admito que os novos leaf40 já tenham esse software (ou não) o valor de SOH calculado pelo carro é bastante bem calculado e comprovado por testes de tomada.
Agora se uma pessoa a "olho nu" sente 10% de degradação numa bateria de 40, provavelmente não, numa de 24 provavelmente sim.
Até ver também concordo que os leaf40 parecem resistir melhor pelo menos no valor de Hx que aparenta estar relacionado com a resistência interna. Mais uma vez porque bateria maior = menos esforço da mesma![]()
Aqui o tamanho importa, e neste momento desaconselho qualquer carro abaixo de 50kWh de bateria.
O mjr fez o teste da tomada e o SOH estava a ser pessimista. O SOH dava 91.5% e com o teste da tomada demonstrava 5% de degradação. Ainda é uma diferença significativa, a meu ver. E com o tempo talvez ainda fique pior, não sei.
Isso de não se notar a degradação a "olho nu" também se pode dizer da Kia. O SOH da Kia pode ser 100% sempre e não se notar degradação na prática, mas não quer dizer que ela não exista.
Não digo o contrário, o tamanho importa (