
Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
Pode-se ver na live da Exame informática transmitida ontem o react a este "estudo".
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
É só isto, está tudo dito.pemifer Escreveu: ↑10 fev 2022, 11:55No fim de semana passado fiz 485km.
Fiz um carregamento rápido de 48kWh por 15,45€.
Gastei, da eletricidade de casa, 45,8kWh, ou seja, 7,33€.
Os 485km ficaram por 22,78€, o que dá 0,047€ por km, 4,7€ por 100km.
Ao preço médio do gasóleo ao dia de hoje, 10-02-2022, 1,755€, 4,7€ dá para 2,67l de gasóleo.
Mesmo que utilizemos o preço mais baixo do gasóleo simples na região de Lisboa ao dia de hoje, 10-02-2022, 1,599€, 4,7€ dá para 2,94l de gasóleo.
Nunca na vida conseguiria fazer uma viagem num diesel com um consumo de 2,7l ou 3l aos 100km!
É isto que interessa!
EDIT: entretanto fiz as contas ao preço do kWh do carregamento rápido que fiz, dá 0,322€ por kWh.
Se tivesse carregado tudo o que gastei em PCR teria ficado por 30,19€, o que dá 0,0622€ por km e 6,22€ por 100km.
6,22€ em gasóleo do mais barato dá 3,89l, usando o valor médio do gasóleo, dá 3,56l
Teria de ter um carro que fizesse um consumo inferior a 4l aos 100 para a viagem ficar mais barata do que em elétrico.
Não esquecer que para abastecer no local onde o combustivel é mais barato há que contar com a deslocação a esse local o que iria aumentar o numero de quilómetros feitos.
(o meu percurso foi em AE a 120km/h com aquecimento ligado daí o consumo de 19,34kWh/100km)

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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
Ontem no poligrafo SIC com base no estudo da DECO consideraram verdadeiro que fica mais caro carregar um VE para fazer 100km na rede publica do que atestar um ICE para os mesmo 100km.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ca ... e-gasolina
O que usaram como comparação foi:
Consumo para 100km 18kWh (o meu leaf anda pelos 13kWh
)
Valor gasto para 100km 7.36€.
Eu não sei que carros a combustão usaram, nem a que preço compram combustível, mas eu com 20€, atualmente, seja gasolina seja gasóleo não faço 200km, portanto dá mais de 10€ por cada 100km. Alguém consegue explicar que raio de contas fizeram para chegar a conclusão que é mais caro carregar um VE na rede publica que abastecer um ICE para os mesmo 100km?
Além do consumo ser altamente exagerado (18kWh/100), devem conseguir comprar combustível a um preço fantástico e tem carros a gastar menos de 6L/100km.
É impressionante como os VE´s tem um consumo tão grande e os ICE´s (dos outros, os meus não!) cada vez conseguem gastar menos.
edit:
Fui agora (12H30m) pôr 20€ de gasolina simples 95 a 1.849€/L o que deu 10.82L. Para fazer 100km com 7.36€ era preciso o carro fazer ~4L/100km (1.849€ x 3.98l/100km = 7.359€). O artigo não fala em ficar ao mesmo preço, fala que fica mais barato. Então o carro que usaram gasta o quê? 3L/100km?
Para um carro com o consumo normal de 6L/100km tinham de comprar a gasolina ~1.225€ isto para ficar no mesmo valor de 7.36€ cada 100km.
Das duas, uma. As pessoas que fizeram este estudo vivem noutro país que não o meu, ou a matemática deixou de ser uma ciência exacta e ainda não sabemos.
Edit2:
Hoje a mulher carregou no IKEA de Loures e por incrível que pareça já me aparece o valor a pagar na APP da edp. "Boa Mike"
Por 11.50kWh vou pagar 7.23€. É certo que 11.50kWh não faço 100km. Para 100km (13kWh) ia gastar ~8.17€ ainda assim não consigo perceber onde é que um ICE consegue fazer 100km mais barato que este valor. Os meus ICE´s não o fazem.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ca ... e-gasolina
O que usaram como comparação foi:
Consumo para 100km 18kWh (o meu leaf anda pelos 13kWh

Valor gasto para 100km 7.36€.
Eu não sei que carros a combustão usaram, nem a que preço compram combustível, mas eu com 20€, atualmente, seja gasolina seja gasóleo não faço 200km, portanto dá mais de 10€ por cada 100km. Alguém consegue explicar que raio de contas fizeram para chegar a conclusão que é mais caro carregar um VE na rede publica que abastecer um ICE para os mesmo 100km?
Além do consumo ser altamente exagerado (18kWh/100), devem conseguir comprar combustível a um preço fantástico e tem carros a gastar menos de 6L/100km.
É impressionante como os VE´s tem um consumo tão grande e os ICE´s (dos outros, os meus não!) cada vez conseguem gastar menos.
edit:
Fui agora (12H30m) pôr 20€ de gasolina simples 95 a 1.849€/L o que deu 10.82L. Para fazer 100km com 7.36€ era preciso o carro fazer ~4L/100km (1.849€ x 3.98l/100km = 7.359€). O artigo não fala em ficar ao mesmo preço, fala que fica mais barato. Então o carro que usaram gasta o quê? 3L/100km?
Para um carro com o consumo normal de 6L/100km tinham de comprar a gasolina ~1.225€ isto para ficar no mesmo valor de 7.36€ cada 100km.
Das duas, uma. As pessoas que fizeram este estudo vivem noutro país que não o meu, ou a matemática deixou de ser uma ciência exacta e ainda não sabemos.
Edit2:
Hoje a mulher carregou no IKEA de Loures e por incrível que pareça já me aparece o valor a pagar na APP da edp. "Boa Mike"

Por 11.50kWh vou pagar 7.23€. É certo que 11.50kWh não faço 100km. Para 100km (13kWh) ia gastar ~8.17€ ainda assim não consigo perceber onde é que um ICE consegue fazer 100km mais barato que este valor. Os meus ICE´s não o fazem.
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
Recentemente fiz no meu ICE 2 I/V à Área Metropolitana do Porto e como dividi custos na segunda fui repescar ali as contas: A contar com preço de combustível após descontos, não é impossível.Para 100km (13kWh) ia gastar ~8.17€ ainda assim não consigo perceber onde é que um ICE consegue fazer 100km mais barato que este valor. Os meus ICE´s não o fazem.
A 29 de Janeiro com cruise sempre acima da velocidade máxima legal (não muito): 5,6 l/100 x 1.509 = 8,45€
A 14 de Janeiro subida igualmente com o cruise sempre acima da velocidade máxima legal (não muito) mas descida noturna via IC2: 5,27 l/100 x 1.479 = 7,80€
Já o Leaf infelizmente desde que o frio se instalou anda a fazer entre 16 a 17 kWh pelo que não anda longe do indicado: Quando o tempo aperta, não penso tanto em médias como pensava com o ICE, confesso.
No entanto o gráfico aponta outra coisa diferente: Custo total de posse, e isto sem ver os dados de cálculo diz muito pouco, ou talvez nada. A comparação será entre um e208 e um 208? Ou entre um Model 3 e um Panda?

O custo km/global no meu ICE por exemplo segue a 0,21€ km até à data mas a diluir o valor de compra em 10 anos. Já o Leaf vai em 0,12€ km mas ainda sem amortizar meio ano de seguro (apenas o tenho faz 6 meses, o spritmonitor entra logo com o valor total à data) e a diluir o valor em apenas 5 anos.
São comparáveis? Não!
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
Quando referi no meu comentário anterior que o principio usado pela DECO era bom, mas os critérios discutiveis, referia-me sobretudo a essa questão.Nonnus Escreveu: ↑15 fev 2022, 12:09Ontem no poligrafo SIC com base no estudo da DECO consideraram verdadeiro que fica mais caro carregar um VE para fazer 100km na rede publica do que atestar um ICE para os mesmo 100km.
https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/ca ... e-gasolina
O que usaram como comparação foi:
Consumo para 100km 18kWh (o meu leaf anda pelos 13kWh)
Valor gasto para 100km 7.36€.
Eu não sei que carros a combustão usaram, nem a que preço compram combustível, mas eu com 20€, atualmente, seja gasolina seja gasóleo não faço 200km, portanto dá mais de 10€ por cada 100km. Alguém consegue explicar que raio de contas fizeram para chegar a conclusão que é mais caro carregar um VE na rede publica que abastecer um ICE para os mesmo 100km?
Além do consumo ser altamente exagerado (18kWh/100), devem conseguir comprar combustível a um preço fantástico e tem carros a gastar menos de 6L/100km.
É impressionante como os VE´s tem um consumo tão grande e os ICE´s (dos outros, os meus não!) cada vez conseguem gastar menos.
edit:
Fui agora (12H30m) pôr 20€ de gasolina simples 95 a 1.849€/L o que deu 10.82L. Para fazer 100km com 7.36€ era preciso o carro fazer ~4L/100km (1.849€ x 3.98l/100km = 7.359€). O artigo não fala em ficar ao mesmo preço, fala que fica mais barato. Então o carro que usaram gasta o quê? 3L/100km?
Para um carro com o consumo normal de 6L/100km tinham de comprar a gasolina ~1.225€ isto para ficar no mesmo valor de 7.36€ cada 100km.
Das duas, uma. As pessoas que fizeram este estudo vivem noutro país que não o meu, ou a matemática deixou de ser uma ciência exacta e ainda não sabemos.
Edit2:
Hoje a mulher carregou no IKEA de Loures e por incrível que pareça já me aparece o valor a pagar na APP da edp. "Boa Mike"![]()
Por 11.50kWh vou pagar 7.23€. É certo que 11.50kWh não faço 100km. Para 100km (13kWh) ia gastar ~8.17€ ainda assim não consigo perceber onde é que um ICE consegue fazer 100km mais barato que este valor. Os meus ICE´s não o fazem.
Não sabemos de facto detalhes sobre os carros usados na comparação ou se assumiram um valor média de compra (VE vs ICE), no entanto assumir que o consumo médio é de 18 KWh, parece-me exagerado, uma vez que não devem estar a comparar carros topo de gama, mas utilitários e neste casos, sabemos que os consumos (médios) são mais baixos, diria na ordem dos 15 kWh, que tem sido o valor referência quando se diz que um VE gasta x aos 100km.
Depois um custo kWh de 0,4€ kWh, também será um pouco elevado, embora como sabemos vai depender do VE e da forma como é efectuado esse carregamento.
Os exemplos que dás até são com custos muito superiores, quase impraticáveis, diria eu

Depois outra situação que não faz sentido é a DECO dizer que só compensa carregar em casa em bi-horário, a mim compensa porque tenho um consumo de 70% vs 30%, mas a outras pessoas pode compensar a tarifa simples.
Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
Podem continuar a ler em : https://www.facebook.com/groups/teslacl ... 0651239053Caríssimos
Antes de tudo, dizer que trabalho na DECO PROTESTE, o que não me vincula aos conteúdos da organização, mas que me preocupa, obviamente, quando críticas lhe são apontadas.
Assim, fui tentar saber exatamente em que estudo o polígrafo se baseou e também falei com o técnico responsável.
Conclusão: na opinião da DECO PROTESTE ter carro elétrico só compensa carregando em casa (e não só em bi-horário), dado que o preço em muitos carregadores está a ficar incomportável.
Por outro lado, todos os custos são tidos em conta (aquisição, manutenção, etc)
Fica aqui o artigo para que cada um tire as suas conclusões.
Eu posso dizer-vos que o técnico que elaborou o estudo foi um dos que me meteu o "bichinho" dos carros elétricos
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
O problema aqui é que qualquer "vila" tem um posto de combustível low cost ou qualquer pessoa pode combinar os descontos na Galp e ficar ainda mais barato do que os referidos "Low cost", já postos lentos e mais acessíveis não são a norma fora dos grandes núcleos urbanos.Depois um custo kWh de 0,4€ kWh, também será um pouco elevado, embora como sabemos vai depender do VE e da forma como é efectuado esse carregamento.
Não tivesse ponto de carregamento na garagem em casa tinha de me basear apenas nos postos locais, e se em raio de 2 km tenho 2 PCR + 2 PCUR + 2PCR quase a abrir, não tenho um único posto lento que me permita um carregamento mais barato.
Com preços à data de hoje no ponto mais barato dos indicados abastecer o Leaf ficava a 0.416€ / kWh. Se a minha vida fosse apenas aqui em redor dificilmente poderia fugir a estes preços de carregamento, já que em Mafra por exemplo, voltamos a ter 3 PCR disponíveis mais 2 em construção.
EDIT: Não estou a defender a aquisição de ICE, mas a tentar dizer que convinha repensar a estratégia de carregamento público e não ter tudo baseado em postos rápidos.

Última edição por rjspedition em 16 fev 2022, 12:04, editado 2 vezes no total.
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
Por acaso não percebo (bem, até percebo) porque há tantos PCRs no concelho de Mafra.
Mais valia nos supermercados colcoarem vários PCNs do que PCR.... enfim.
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Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
zeuz Escreveu: ↑16 fev 2022, 11:21
Podem continuar a ler em : https://www.facebook.com/groups/teslacl ... 0651239053
Não faço parte, mas estou curioso em ler o artigo.
É possível enviar, nem que seja por via privada?

Na Ericeira acaba por ser bastante similar.Por acaso não percebo (bem, até percebo) porque há tantos PCRs no concelho de Mafra.

Re: Carregar carro elétrico na rede pública fica mais caro do que encher depósito de gasolina
Esquece! A aposta está nos PCUR , porque as pessoas querem continuar a "abastecer" como se de gasolina trata-se.rjspedition Escreveu: ↑16 fev 2022, 11:53EDIT: Não estou a defender a aquisição de ICE, mas a tentar dizer que convinha repensar a estratégia de carregamento público e não ter tudo baseado em postos rápidos.![]()
Não há mais além do que transcrevi. O resto está nos comentários que entretanto foram feitos.rjspedition Escreveu: ↑16 fev 2022, 12:04Não faço parte, mas estou curioso em ler o artigo.zeuz Escreveu: ↑16 fev 2022, 11:21
Podem continuar a ler em : https://www.facebook.com/groups/teslacl ... 0651239053
É possível enviar, nem que seja por via privada?![]()