
DB de um ID3 Tour (77kWh)
- BrunoAlves
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Boa. Sim aceitável e dentro do que se vai considerando "normal". Agora é ir seguindo.
Ja agora podias p.f. colocar um print da app? Nunca vi de um id
Ja agora podias p.f. colocar um print da app? Nunca vi de um id
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Vê lá se consegues ver aqui:BrunoAlves Escreveu: ↑21 fev 2022, 14:50Boa. Sim aceitável e dentro do que se vai considerando "normal". Agora é ir seguindo.
Ja agora podias p.f. colocar um print da app? Nunca vi de um id
https://photos.app.goo.gl/RaAQsH41CDkAXW1Q9
- BrunoAlves
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Nice
Muita informação mesmo.

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
E isso é só um crop que tinha tirado quando foi para ver a capacidade total disponível... Aquilo tem sensores que nunca mais acaba, este está quase no fim
- BrunoAlves
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Sim eu imaginei que tivesse muito mais. Quando mostra a temperatura após o evaporador, tem mesmo de ter muitos PIDs 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Tem imensos sensores, mas desconfio da informação de alguns deles ou melhor da forma como a APP os trata.
O valor de energia carregado, assim como o descarregado não batem certo, assim como o SOC com a capacidade disponibilizada.
No fim de semana vou tentar outras app.
Por algum motivo desconhecido o carro não está fazer o update de software (para a 2.3) e irá brevemente à oficina para ser feito, vou pedir para verem a degradação, só para confirmar que a leitura está correta.
O valor de energia carregado, assim como o descarregado não batem certo, assim como o SOC com a capacidade disponibilizada.
No fim de semana vou tentar outras app.
Por algum motivo desconhecido o carro não está fazer o update de software (para a 2.3) e irá brevemente à oficina para ser feito, vou pedir para verem a degradação, só para confirmar que a leitura está correta.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
No fim de semana tive oportunidade ver com mais detalhe a app e a informação que dá, fiz alguns testes e aparentemente a matemática não é uma ciência exacta!
Tendo em conta os dados da app, cruzando o máximo de energia que a bateria suporta (73,5kWh), com o SOC (80%)e com a energia existente na bateria (54,575kWh), a degradação total terá sido +/-11%, isto porque aos 73,5kWh que indica terei que retirar os 5kWh de buffer, só assim o SOC bate +/-certo com a energia na bateria.
Mas quando cheguei a casa, com o SOC a 25% tinha 19,3kWh ainda na bateria neste caso a degradação seria 0% e o buffer não estava incluindo na leitura do máximo de energia, enfim..
Outro dado, aparentemente a eficiência de carga é de 90%, isto cruzando a leitura do carregador com a energia que efectivamente entrou na bateria.
Outro dado curioso é a quantidade de energia carregada que inclui também a regeneração, assim na ultima viagem de Caldas da Rainha para Lisboa carreguei 3kWh, em regeneração. Cruzando os totais, do total da energia carregada 25% é regeneração, partindo do principio que a eficiência de carga é 90%.
Uma questão, refere-se com frequência que as baterias têm um nº de ciclo de carga limitados, o que é considerando um ciclo? dos 0 aos 100%?
E no caso de cargas parciais, contam um ciclo ou acumulam-se até fazer dos 0 aos 100%?

Tendo em conta os dados da app, cruzando o máximo de energia que a bateria suporta (73,5kWh), com o SOC (80%)e com a energia existente na bateria (54,575kWh), a degradação total terá sido +/-11%, isto porque aos 73,5kWh que indica terei que retirar os 5kWh de buffer, só assim o SOC bate +/-certo com a energia na bateria.
Mas quando cheguei a casa, com o SOC a 25% tinha 19,3kWh ainda na bateria neste caso a degradação seria 0% e o buffer não estava incluindo na leitura do máximo de energia, enfim..

Outro dado, aparentemente a eficiência de carga é de 90%, isto cruzando a leitura do carregador com a energia que efectivamente entrou na bateria.
Outro dado curioso é a quantidade de energia carregada que inclui também a regeneração, assim na ultima viagem de Caldas da Rainha para Lisboa carreguei 3kWh, em regeneração. Cruzando os totais, do total da energia carregada 25% é regeneração, partindo do principio que a eficiência de carga é 90%.
Uma questão, refere-se com frequência que as baterias têm um nº de ciclo de carga limitados, o que é considerando um ciclo? dos 0 aos 100%?
E no caso de cargas parciais, contam um ciclo ou acumulam-se até fazer dos 0 aos 100%?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- pemifer
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Em algumas Apps, aparecem 2 SOC, o SOC display, que é o que aparece no ecrã do carro e o SOC BMS, que é o SOC real.pbaptista Escreveu: ↑03 mar 2022, 01:03No fim de semana tive oportunidade ver com mais detalhe a app e a informação que dá, fiz alguns testes e aparentemente a matemática não é uma ciência exacta!![]()
Tendo em conta os dados da app, cruzando o máximo de energia que a bateria suporta (73,5kWh), com o SOC (80%)e com a energia existente na bateria (54,575kWh), a degradação total terá sido +/-11%, isto porque aos 73,5kWh que indica terei que retirar os 5kWh de buffer, só assim o SOC bate +/-certo com a energia na bateria.
Mas quando cheguei a casa, com o SOC a 25% tinha 19,3kWh ainda na bateria neste caso a degradação seria 0% e o buffer não estava incluindo na leitura do máximo de energia, enfim..![]()
Outro dado, aparentemente a eficiência de carga é de 90%, isto cruzando a leitura do carregador com a energia que efectivamente entrou na bateria.
Outro dado curioso é a quantidade de energia carregada que inclui também a regeneração, assim na ultima viagem de Caldas da Rainha para Lisboa carreguei 3kWh, em regeneração. Cruzando os totais, do total da energia carregada 25% é regeneração, partindo do principio que a eficiência de carga é 90%.
Uma questão, refere-se com frequência que as baterias têm um nº de ciclo de carga limitados, o que é considerando um ciclo? dos 0 aos 100%?
E no caso de cargas parciais, contam um ciclo ou acumulam-se até fazer dos 0 aos 100%?
Se a quantidade de energia for calculada com base nos SOC, é natural que haja 2 versões.
Sim, um ciclo é dos 0 aos 100%.
As cargas parciais contam como partes de um ciclo e acumulam para fazer um ciclo.
Neste momento não me lembro exatamente onde li isso, para partilhar, mas já li que a soma dos carregamentos parciais é inferior a um ciclo.
Não me lembro de valores exatos mas é qualquer coisa como 5 x 20% não é considerado um ciclo completo, é considerado, por exemplo como 90% de um ciclo, enquanto um carregamento dos 0 aos 100% é sempre um ciclo. E os 5 x 20% ficam mais longe de um ciclo completo se a cada um destes 20% nunca for atingido os 100%, isto é, 5 x ( 80% a 100%), é por exemplo, 90% de um ciclo, 5 x (30% a 50%) é 80% de um ciclo.
Estas explicações estão algures neste site https://batteryuniversity.com/, já li muitos artigos do site, não consigo precisar onde exatamente.
Tambem há este estudo https://drive.google.com/file/d/1CcXfxJ ... sp=sharing muito interessante, é um PDF que em tempos foi partilhado aqui no forum.
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
As cargas e descargas parciais acumulam, mas não é uma soma simples.
Uma bateria que suporte 1000 ciclos dos 0 aos 100% vai suportar muito mais de 5000 ciclos se apenas trabalhar entre os 40 e os 60%. Mas muito mais. Há estimativas diferentes mas pode ser algo como 4x mais vida se a profundidade de descarga for pequena.
Uma bateria que suporte 1000 ciclos dos 0 aos 100% vai suportar muito mais de 5000 ciclos se apenas trabalhar entre os 40 e os 60%. Mas muito mais. Há estimativas diferentes mas pode ser algo como 4x mais vida se a profundidade de descarga for pequena.
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Re: DB de um ID3 Tour (77kWh)
Só para completar a questão dos ciclos, quando os ciclos começam a ser pequenos, tipo os 40-60%, ou mesmo 30-70%, a sua contribuição para a degradação é praticamente nula. Ou seja, a bateria vai-se degradar praticamente o mesmo que se ficasse parada no valor de SOC médio dos ciclos (50% nos exemplos apresentados) durante o tempo em que faria esses ciclos. O exemplo extremo disto são as baterias dos veículos híbridos, que fazem dezenas de milhar de ciclos (por serem de muito pequena capacidade), precisamente por só usarem uma janela pequena da capacidade da bateria.
Na verdade, nas baterias atuais a componente tempo é sempre dominante exceto nos casos em que são realizados ciclos profundos diariamente, tipo 100%-10%.
Eu não me preocuparia muito com esta questão. Mais preocupante é deixar a bateria a 100% durante dias a fio, especialmente no verão (temperatura mais elevada). Nos portáteis e mesmo nos smartphones (começam a carregar ao início da noite e depois fica a 100% das 00:00 às 08:00) este é o principal fator que afeta a longevidade.
Na verdade, nas baterias atuais a componente tempo é sempre dominante exceto nos casos em que são realizados ciclos profundos diariamente, tipo 100%-10%.
Eu não me preocuparia muito com esta questão. Mais preocupante é deixar a bateria a 100% durante dias a fio, especialmente no verão (temperatura mais elevada). Nos portáteis e mesmo nos smartphones (começam a carregar ao início da noite e depois fica a 100% das 00:00 às 08:00) este é o principal fator que afeta a longevidade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt