Actualizando o diario de bordo
Neste momento o Kia E-Niro tem 55130 KM, feitos em 155 dias, o que corresponde a uma media de 355km/dia
O consumo de 13,2kWh é uma constante, e o consumo de carregamento é de 14,67kWh/100km
No preço dos carregamentos o valor anda nos 1,61€/100km, totalizando 881€ para os 55130km.
Manutenção interior
Com quase 6 meses de uso recentemente tenho usado um produto para o interior chamado Maddox detalhe automóvel para renovar os plásticos.
Comecei a notar que os plásticos interiores do kia e-niro não vão envelhecer muito bem, começam a ficar "gastos" pois o preto esta a perder o brilho.
Nos bancos tenho dado diariamente um limpa estofos para automóvel, e teem-se mantido sem danos ou manchas.
O pior vai ser no verão quando os clientes veem com calções molhados, pois o sal deixa manchas nos estofos, mas nessas situações uso a tolha de praia para minimizar.
Comprei uma capa fina e muito simples para o volante pois notei um desgaste excessivo no volante.
Um problema cronico que se tem arrastado é a borracha da porta traseira do lado direito (vai ter de levar uma nova na próxima revisão) a porta detrás simplesmente acaba por tirar a borracha do sitio com o abrir e fechar.
Manobras como um idiota
Pois é ja fiz um risco ligeiro num poste do intermanche a fazer marcha atras, e hoje ia batendo de novo exactamente pelos mesmos motivos, sensores de estacionamento.
A situação é que quando vamos a falar ao telemóvel (CarPlay) não temos sensores de estacionamento audíveis, e estando ja tão habituado ao aviso sonoro, confiamos demais e os acidentes acontecem
Viagem Aeroporto - Portimão
Ontem de manha estava no Aeroporto de Lisboa e apanhei um serviço para portimão eram 300km, tinha 430km de autonomia.
Sempre pela A2 a um media de 120km, presumi que com um consumo de 16kWh chegasse ao destino com 60km, mas estava tanto vento e bastante chuva que o consumo chegou aos 19kWh.
Fui fazendo contas de cabeça e para não ir a "pastar" na estrada decidi não arriscar tentar chegar ao destino com o cliente na viatura.
A app da MIIO salvou o dia, a primeira tentativa de carregar foi no ultimo posto da A2, que tem um posto da IONITY, so precisava de 10kW, mas o posto 2 estava offline e o posto 1 tinha um Jaguar a carregar.
Segui para albufeira +12km em vez da nacional 124, na saída da A22 fui a zona industrial, mas tinha um Leaf a carregar, e o posto so tem 1 lugar de estacionamento.
A 2km desse local havia um posto da galp disponível, 15 minutos bastaram e fiquei com 80km de autonomia para 45km até portimao.
Depois de terminar o serviço fui tentar carregar no Lidl de Portimão até 80%, no local encontrava-se um Audi E-tron a carregar a cerca 1h30m segundo a app da MIIO em CCS.
Quando estava a carregar apareceu num Zoe um técnico da efacec que pediu para fazer uma actualizaçao ao posto pois o AC, estava com problemas, uma reparaçao de 5 minutos.
No regresso voltei pela nacional usando a costa vicentina a uma media de 100km/h e o consumo aos poucos chegou aos 15kWh chegando a margem sul com 15% de bateria.
No total 700km num único dia.
Notas: A app da MIIO é imprescindível e insubstituível neste momento para quem usa mobilidade electrica, a app evwatchdog ou similares muito úteis para observar a quantidade de bateria ainda disponível em kWh para ter uma ideia aproximada dos km que se conseguem fazer.
Seria muito util se a app evwatchdog conseguisse
calcular a Autonomia REAL mediante a quantidade de bateria existente e o consumo instantâneo.
