
Sem nunca ter viajado de VE fora de Portugal, mas com base no que vou analisando da realidade das redes fora de Portugal. Espanha será um dos países a necessitar de maior investimento (sobretudo no Sul), no entanto a sua dimensão é incomparavel a Portugal.
A diversidade de aplicações em Espanha não é o melhor cenário (embora permita carregar de forma barata em redes como a Wenea, Iberdrola, Easycharger havendo também algumas alternativas gratis a nivel de "municipios"), sendo também possivel encontrar soluções que agrega algumas "redes", mas a preços bem puxadotes... Penso que será o oposto de Portugal, onde há "liberdade a menos"

Em Portugal aparentemente as coisas são muito mais simples, mas aqueles que têm VE desde a fase piloto sabem que não será bem assim, porque já passaram por situações dificeis de "apagões", cartões invalidos e faltas de comunicação que também não permitiam carregar o VE, isto já para não falar na complexidade dos preços de carregamento e sua incerteza por ser cobrado sobretudo ao minuto (nunca sabemos se a potência a ser debitada pelo posto é a total, se as tomadas podem estar a partilha potência, etc...)
Ainda se está numa fase de arranque, é de esperar que o futuro traga melhorias em todos os sentidos.