Olá a todos!
Sou relativamente recente no fórum e no mundo dos eléctricos, tendo adquirido um ID.3 Pure Performance (45 kWh) em 2021. Com a crise logística, foi encomendado em julho e apenas entregue em dezembro. Esta versão vem com o pack style, conforto plus e assistência plus o que, na minha opinião de condutor relaxado, o torna optimo para viagens em auto-estrada.

Veio na cor base moonstone, como podem ver na foto acima ao lado do seu avozinho a diesel. É a primeira vez que me aventuro por marcas europeias, sendo um adepto de maquinas japonesas mas após pesquisar, pareceu-me ser a melhor opção preço/autonomia (acima de 400 km WLTP).
Uns dias após o ter recebido, reparei que uma das portas traseiras tinha um problema no fecho: estando o veiculo fechado e abrindo tanto com o comando, tanto no puxador da porta do condutor, destrancavam todas as portas excepto a porta traseira do lado do pendura, não podendo ser aberta por fora mas apenas por dentro

No global estou satisfeito com ele, tirando as flutuações da autonomia mas isso deverá ser mal comum. Em AE de topografia irregular, modo eco e cruise control ligado nos 110 km, a media de consumo tem variado entre 15,6 e 16,3 kWh/100 km (sem AC e dois ocupantes), para uma viagem de 125 km (Braga - Porto).
Tenho umas questões para outros utilizadores do ID3 e de eléctricos em geral:
- A média está dentro do esperado?
- Será melhor desligar o cruise control e dar mais uso ao pé para melhorar o consumo? Sou sincero, o Adaptive Cruise Control é um sonho...

- Relativamente aos carregamentos, pode-se fazer carregamentos fraccionados ou reduz bastante a longevidade da bateria? Isto é, em vez de fazer um carregamento de uma vez, fazer sessões de tipo 20-30%. Isto porque sou produtor fotovoltaico e a duração do carregamento é maior do que o período de geração eléctrica, pelo que seria necessário fazer mais do que uma sessão de carregamento para tirar partido da energia gerada.
- Ha maneira de verificar se existe actualização do software? Ele quando liga normalmente tem pouca rede devido a estar na garagem e pelo que li parece que so faz essa verificação uma vez por semana! Mais uma linda ideia alemã...
- Não me parece ter funcionalidade de ventilação "natural" para o exterior com o ventilador desligado. Ou seja, para que circule ar do exterior parece ser obrigatório ligar o ventilador o que, mesmo com o AC desligado, dá uma marretada na autonomia...
Qualquer dica adicional é bem-vinda!
Obrigado!