O Luis Barroso podia pedir ajuda à Daniela, 2 semanas é melhor que 9 meses...BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 19:46Terá sido a da Daniela, quando referiu que em 2 semanas resolvia o problema da Tesla?
Terão sido as do Luis Barroso sobre o piloto dos postos alimentados com energia solar; ou o triplicar da rede este ano; ou ainda a situação da Tesla também ficar fechada este ano?
Qual interoperacionalidade?
A lei criada para a ME obriga a existência de CEME, OPC e EGME, só aqui vejo 2 "bottlenecks"!BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 19:46Nota que os principais "bottlenecks" do modelo estão na legislação que em nada está relacionada com a ME.

Salvo erro, a Miio quando surgiu não era CEME, se calhar sem o modelo maravilhoso que gerou a figura CEME continuavam a existir como qualquer outra empresa que cria software.BrunoFonseca Escreveu: ↑29 mar 2022, 19:46Outra questão que me assombra é como é que os inúmeros fans da MIIO se apresentam contra o modelo da ME? Sem este modelo muito provavelmente não existiria MIIO, e teríamos que andar com milhares de apps para saber onde estão os posto. Ou pior... talvez nem tivéssemos a rede com a capilaridade que temos.
E ele para manter a coerência não carrega lá o seu Tesla, certo?

LFN Escreveu: ↑30 mar 2022, 00:04Mais algum país tem a figura do CEME? Para que serve esta figura senão para:
- ficar com a margem assegurada no negócio vendendo energia ao preço de ouro ao consumidor final, sem ter de se esforçar nadinha para fornecer com preços competitivos e por atacado ao OPC, o que leva os preços portugueses para o nível em que apenas compensa a quem carregar essencialmente em casa, senão sai ao preço do gasóleo;
- deixar o custo e o risco todo do lado do OPC, tendo este apenas acesso a uma parcela do negócio naturalmente o incentivo para investir é muito menor;
- ao dividir o custo final por CEME+OPC, tornar o preço final totalmente opaco, o que não devia sequer ser permitido pelas regras de proteção do consumidor e é contrariado pela nova Diretiva Europeia (naturalmente!) que está em fase de conclusão;
- Liquidar a vantagem da rede única em termos de roaming, pois qualquer operador estrangeiro que queira fazer acordos em Portugal ou tem de se constituir como CEME ou fazer acordo com um, ambos processos com custos desinteressantes; por alguma razão tenho um cartão que permite carregar em milhares de postos de todos os países europeus via acordos de roaming (precisamos mesmo de cartão único ou de acordos de roaming?), havendo um único país europeu com zero postos para carregar (Portugal). Refiro-me ao Chargemap, mas há outros exemplos, para não falar na Ionity que para entrar em Portugal tem os seus postos isolados do resto da europa na app da empresa.
Enquanto não nos livramos da figura do CEME não vamos a lado nenhum.

O estado de graça do maravilhoso modelo:
Acho que a imagem acima diz tudoBrunoFonseca Escreveu: ↑30 mar 2022, 09:53haverá sempre alguém com o discurso mesquinho como aquele que invade as redes sociais e que é sempre acompanhado pelo "taxas e taxinhas"... gente que nunca olhou para a sua factura de electricidade doméstica e que depois insiste em repetir o que os outros dizem... enfim...