Luis8 Escreveu: ↑21 abr 2022, 18:14
1) Meu carro não possui a possibilidade de definir o carregamento até aos 80%. (Imagino que não tenha o software mais recente uma vez que ultima revisão na marca foi em 2018).
Devo manter o carregamento normal durante a noite, até o carro querer (100%).. Ou devo eu acautelar que fica pelos 80%?
A retirada da limitação de carregar até 80%, foi um erro da Nissan.
Muitas outras marcas têm limitação e até a Tesla chama ao carregamento até 80% carregamento diário e ao carregamento até 100% carregamento de viagens longas.
Será que na Tesla acreditam em mitos? Não me parece!
O que é certo é que a fiabilidade dos Nissan desceu com este tipo de inovações sem sentido.
Mas o mais importante não é se carrega até 100%, é quanto tempo fica o carro a 100%.
Se for para carregar a 100% e andar logo com o carro, não tem quase mal nenhum.
Se for para carregar a 100% e andar passado mais de 8 horas, já começa a fazer mal!
Consulte este site para saber mais sobre baterias.
https://batteryuniversity.com/article/b ... -batteries
Também pode consultar este estudo, é um PDF, não é um site.
https://drive.google.com/file/d/1CcXfxJ ... sp=sharing
Para limitar o carregamento a 80%, uma vez que sempre carreguei todos os dias, eu utilizava esta App para Android.
https://drive.google.com/file/d/1CcXfxJ ... sp=sharing
Respondendo diretamente à pergunta, se não precisar dos 100%, carregue só 80%, como pode ver no site que indiquei, quanto menor a percentagem a que se carrega a bateria, mais ela dura.
Se precisar dos 100% ponha o carregamento a acabar antes da hora de saída.
2) Devo rapidamente arranjar a nova actualização do software? Ou ficarei a perder/pior se a instalar?.. Tenho que o fazer na Nissan?
Não perca tempo com isso.
3) Quando não precisar da totalidade da bateria no dia seguinte devo carregar á mesma ou devo efectuar o maximo de kms possiveis entre carregamentos? Ou seja, mesmo que tenha autonomia suficiente para o dia seguinte, devo carregar? Ou devo limitar ao minimo o numero de carregamentos?
Sim, os carregamentos devem ser feitos o mais frequentemente possível, como está explicado nos links que partilhei.
É melhor carregar 10% por dia do que 20% dia sim, dia não.
Até mesmo em termos de contagem de ciclos, 2 carregamentos de 10%, contam menos para um ciclo completo do que 1 carregamento de 20%.
Normalmente a vida das baterias mede-se em ciclos, isto é, carregamentos de 0% a 100%.
Os carregamentos devem ser diários com a quantidade de energia que se gastou.
Até porque se tentar fazer aquela coisa de deixar descarregar e depois carregar a 100%, o carregamento vai demorar imenso tempo!
4) Receio ficar sem bateria antes de chegar a casa

ela estraga se carro parar completamente? É obrigatório chamar reboque ou há alternativas mais simples? Em média, e rodando entre 30 a 50 km/h, quantos kms será possivel fazer após desaparecer todos os números na autonomia prevista? 2? 5? 10?...
Eu fiz isso 2 vezes no Leaf 24 e 1 vez no Leaf 40.
Se não estiver preparado, é assustador.
O carro aparenta estar MESMO avariado.
Mas é só aparência!
Só tem 2 hipóteses:
- carregar o carro no sitio onde parar
- rebocar o carro para um sitio onde possa carregar
Tal como deixar muitas horas a bateria a 100%, deixar muitas horas a bateria abaixo de 20% não é bom para a saúde da bateria.
Mas não é exercício que convenha fazer com frequência.
Infelizmente o Flickr mudou de politica e tive de apagar mais de 500 fotos, pelos vistos as deste post estavam nessas 500.
viewtopic.php?f=56&t=5332&start=210#p109938
Mas este post tem as fotos todas.
viewtopic.php?f=84&t=7662&start=140#p127322
5) Carro irá diariamente fazer trajecto casa/Figueira da Foz - Trabalho/Coimbra - Fig da Foz.
Uma vez que passará o dia em Coimbra, onde no Verão fazem 35 a 40 graus por vezes, poderei usar o carro à mesma nestes dias? É perigoso (segurança)? Ou apenas perderá mta autonomia?
Em relação a isto, só me ocorre: "o que não tem remédio, remediado está".
É usar o carro normalmente.
Com a vantagem de: se tiver muita autonomia pode usar a App para arrefecer remotamente o interior do carro antes de regressar a casa.
Eu costumava fazer isso na praia. Assim que começava a arrumar a tralha, ligava o AC, quando chegava ao carro o interior estava fresquinho.
6) No inverno, devido ao frio (5 a 15 graus talvez) devo deixar na garagem ou é indeferente?..
Sim, se não quiser se assustar com a redução de autonomia devido ao frio convém não deixá-lo ao frio.
Se deixar, lembre-se que o frio reduz temporariamente a capacidade da bateria.
7) Devo assegurar (programar) que carregamento termina perto da hora de sair de manha? Ou será indiferente?..
Sim, quanto menos tempo o carro estiver acima de 80%, melhor.
Igualmente se baixar dos 20%, convém carregá-lo com a maior brevidade possível.
8) Gostaria de daqui a 5 anos ainda ter autonomia para + de 100 kms. 1 carregamento/semana em PCR fará muita diferença ou devo mesmo deixar os PCR's de lado?
Penso que influenciará mais carregar todos os dias do que carregar frequentemente em PCR.
Foi essa a ideia que fiquei com o meu Leaf 24.
9) Manual do carro possui folha (Francesa, carro foi importado há anos e comprei agora a particular) colada e carimbada mencionando 5 anos de garantia (bateria) e não os habituais 8 anos. Alguém passou pelo mesmo? Terei 5 ou 8 anos?..
Não percebo do assunto.
10) Vejo pessoas a carregar na rua, nas férias.., usando extensões enormes. A minha de 10 mts rebentou logo no 1 carregamento após 1h.. onde arranjo uma extensão grande e compatível (para férias..)? Algum segredo? Reduzir os 16A para outro valor?...
Sim, tenho extensão de 50m.
É uma extensão profissional usei-a com o cabo de carregamento de origem, que puxa 10A, ou outro cabo de carregamento que tenho, puxei 6A e 10A.
Essa sua extensão de 10m rebentou com o cabo de carregamento de origem da Nissan?
Se não aguentou 10A, quando devia aguentar 13A, era uma extensão de má qualidade.
Foi coincidência ter rebentado com o carregamento.
Ver com atenção as indicações na própria extensão.
Enrolada 1000W (4A)
Desenrolada 3000W (13A)
A referencia a 16A é em termos de picos NÃO É a intensidade de funcionamento.
20180810_125256 by
Pedro Fernandes, on Flickr