Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030
Estamos a falar do fim da comercialização de veículos novos a combustão.
O que referi da rede e o seu crescimento, aplica-se também ao mercado automóvel. Note-se que este ano ja tivemos meses em que a venda de VE foi superior à venda de veículos a diesel. Quem diria... estes que há meia dúzia de anos tinham uma quota de mercado superior a 50%
Ainda sobre a rede: adquiri o meu VE em 2018 e lembro-me bem como era a rede e como esta evoluiu em 4 anos. O crescimento da rede tem sido exponencial. Estima-se que nos proximos anos multiplique por 5.
O que referi da rede e o seu crescimento, aplica-se também ao mercado automóvel. Note-se que este ano ja tivemos meses em que a venda de VE foi superior à venda de veículos a diesel. Quem diria... estes que há meia dúzia de anos tinham uma quota de mercado superior a 50%
Ainda sobre a rede: adquiri o meu VE em 2018 e lembro-me bem como era a rede e como esta evoluiu em 4 anos. O crescimento da rede tem sido exponencial. Estima-se que nos proximos anos multiplique por 5.
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Petição Pública UVE: Restrições de vendas de veículos convencionais com motor de combustão interna, a partir de 2030
Exponencial tem sido o crescimento da redeLFN Escreveu: ↑24 abr 2022, 20:06Já fui defensor do mesmo. Neste momento não vejo condições para que tal aconteça, a rede de recarga evolui a passo de caracol, continua não confiável e os custos subiram exponencialmente. Não vejo um futuro risonho para os carros elétricos em Portugal com o modelo de rede que foi criado.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Não concordar com esta petição porque não concordam com o modelo de carregamento, enfim, nem sei como classificar... Acho que falta um bocado de perspetiva, nem tudo é o modelo.
Esta petição da UVE está alinhada com a posição da GEVA na COP26, só não é mais ambiciosa porque em alguns países não foi possível pedir mais. Se dependesse só de Portugal as metas poderiam ser facilmente mais ambiciosas, basta ver como em 2022, 8 anos antes de 2030, já temos uma cota perto de 20%. Para chegar a 100% em 2030 basta crescer a 25% ao ano, algo que é (bem) abaixo do crescimento dos últimos anos.
Esta petição da UVE está alinhada com a posição da GEVA na COP26, só não é mais ambiciosa porque em alguns países não foi possível pedir mais. Se dependesse só de Portugal as metas poderiam ser facilmente mais ambiciosas, basta ver como em 2022, 8 anos antes de 2030, já temos uma cota perto de 20%. Para chegar a 100% em 2030 basta crescer a 25% ao ano, algo que é (bem) abaixo do crescimento dos últimos anos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Eu faço viagens frequentes de longa distância e vejo as condições (ou a falta delas) para servir mais que meia-dúzia de carros em circulação. Vejo a falta de fiabilidade de uma rede que me indica estar um posto disponível, chego lá e recusa os meus cartões todos (tenho vários). Isto é para meia dúzia de carolas que têm gosto, vontade, determinação e capacidade de planeamento, não é para as massas, para pessoas que querem ir do ponto A para o B sem chatices, ainda por cima não tardará muito com carros mais caros e um custo por km mais caro do que um vulgar fumarento. Lamento mas neste estado de coisas não considero que se deva forçar as pessoas a aderirem à mobilidade elétrica. Faria o mais importante, sim, um petição para que seja proibido circular com viaturas fumarentas no centro das cidades. Isso é que salvava vidas e também iria indiretamente potenciar a venda de VE, ainda que restando algum problema com os carregamentos, mas haveria sempre a alternativa dos transportes públicos.
- mjr
- Administrador do site
Uma medida deste género deve ser sempre virada para as viaturas novas. Bloquear o tráfego em certas zonas a determinado tipo de viaturas, por muito que me agrade pessoalmente, tem um peso social significativo, pois a qualidade do parque automóvel está diretamente ligada à capacidade financeira das pessoas.
A rede está a crescer a uma velocidade elevada, a média deste ano está em 8 PCRs e 9 PCNs por semana, mais do que 2 por dia. Estamos num círculo virtuoso de crescimento da rede, com mais carros a acelerar a criação de novos postos, por isso achar que isso será um fator limitativo para 2030 parece-me desajustado.
A rede está a crescer a uma velocidade elevada, a média deste ano está em 8 PCRs e 9 PCNs por semana, mais do que 2 por dia. Estamos num círculo virtuoso de crescimento da rede, com mais carros a acelerar a criação de novos postos, por isso achar que isso será um fator limitativo para 2030 parece-me desajustado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Criar as condições para que a mudança aconteça é tarefa dos países e respectivos governos, a ideia é "apenas" forçar a discussão nos Parlamentos. Eu acho que a petição (sobretudo sendo concertada com as congéneres europeias) tem muito mérito e já assinei.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Registado: 30 nov 2014, 00:41
- Data de fabrico: 12 mar 2013
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Não vejo nenhuns reflexos disso. Neste período de Páscoa e de fim de semana prolongado do 25 de abril desloquei-me duas vezes da região centro ao Algarve. A primeira deslocação foi feita como usual com o meu model S, com paragem intermédia em Alcácer, dado me ter sido possível praticar horários de ida e volta desfasados da maioria do tráfego. Ainda assim notou-se o movimento em Alcácer, que está a ficar manifestamente curto para o crescimento da marca em Portugal. Aqui estão 4 postos quase há um ano à espera de ligação à rede, bem como infraestrutura para mais. Mas não se pode, que é contra o modelo. Todos os dias abrem novos SUC por essa europa fora, mas aqui no nosso modelo sovieto-estatizante a iniciativa privada tem de ser banida para nivelar tudo por baixo. Sim, porque se o panorama na Tesla já é de algum congestionamento, quem no seu perfeito juízo faz estas viagens com base na rede mobi-e, onde com sorte há 1 posto a funcionar nas estações de serviço, e com uma fila de vários carros nestes períodos de maior movimento?mjr Escreveu: ↑25 abr 2022, 13:14Uma medida deste género deve ser sempre virada para as viaturas novas. Bloquear o tráfego em certas zonas a determinado tipo de viaturas, por muito que me agrade pessoalmente, tem um peso social significativo, pois a qualidade do parque automóvel está diretamente ligada à capacidade financeira das pessoas.
Na segunda deslocação, onde não pude desfasar horários, optei por fazer na viagem num VW Polo, a segunda viatura lá de casa. É isto que temos para oferecer às pessoas depois de as obrigarmos a comprar carros elétricos?
Depois vamos ao problema das cidades. Que resposta temos para quem não pode carregar em casa? Carregar na rua a preços de gasóleo e a km de casa? Porque razão o nosso modelo não permite que empresas e instituições com parques privativos coloquem carregadores e permitam aos seus funcionários usarem cobrando apenas a energia a preço de custo? Isso sim seria uma medida que permitiria evoluir bastante na mobilidade elétrica, mas mais uma vez o nosso modelo não permite, pois é preciso proteger o negócio dos de sempre.
O que vamos começar a ver em breve é pessoas a arrependerem-se de terem optado por viaturas elétricas pensado que substituiam um carro convencional, e isso vai ser uma péssima propaganda. Lamento, mas Isto é apenas para quem pode carregar em casa e viaja pouco para fora do raio de alcance da viatura, o resto é utopia.
- mjr
- Administrador do site
Curiosamente fiz a viagem Porto-Algarve na sexta feira santa e carreguei apenas na rede pública (em Leiria). Na volta carreguei uns 15m num PCR em Almodôvar e depois lá tive de parar em Fátima, pois a mulher quis ir a um conhecido restaurante que há por lá... Só tentei usar ao máximo a rede pública porque 0,56€/kW.h nos SuC é quase preço de gasóleo. Nos PCR carreguei a 0.42€/kW.h.
Em Leiria estava 1 carro em fila de espera para pagar uma fortuna na Ionity, com o PCR livre ao lado. Acabei por almoçar por lá, para depois ir direto até ao Algarve, e só no fim apareceu outro VE para carregar. Não teve de esperar mais que 2m pois parei logo a carga.
A Tesla não instala mais postos em Portugal pela mesma razão que demorou meses a mandar a documentação do meu TM3 para o IMT, e porque demorou meses a mandar-me uma fatura legal do sinal e outros meses para mandar a fatura da totalidade do carro para o banco. Demoram tempo a adaptar-se, na verdade parecem achar que os países é que se deviam adaptar a eles.
As empresas podem instalar DPCs e o UVE apenas paga a eletricidade. Nem precisa de se preocupar com o aumento da energia em ponta, está tudo incluído na fatura do UVE.
Desculpem, mas acho ridículo sequer considerar que não é exequível terminar a venda de veículos sem tomada a partir de 2030 porque 8 anos antes a rede ainda não está perfeita.
Em Leiria estava 1 carro em fila de espera para pagar uma fortuna na Ionity, com o PCR livre ao lado. Acabei por almoçar por lá, para depois ir direto até ao Algarve, e só no fim apareceu outro VE para carregar. Não teve de esperar mais que 2m pois parei logo a carga.
A Tesla não instala mais postos em Portugal pela mesma razão que demorou meses a mandar a documentação do meu TM3 para o IMT, e porque demorou meses a mandar-me uma fatura legal do sinal e outros meses para mandar a fatura da totalidade do carro para o banco. Demoram tempo a adaptar-se, na verdade parecem achar que os países é que se deviam adaptar a eles.
As empresas podem instalar DPCs e o UVE apenas paga a eletricidade. Nem precisa de se preocupar com o aumento da energia em ponta, está tudo incluído na fatura do UVE.
Desculpem, mas acho ridículo sequer considerar que não é exequível terminar a venda de veículos sem tomada a partir de 2030 porque 8 anos antes a rede ainda não está perfeita.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Eu estou só a dizer...
Então não se pode mudar as regras na ME porque há empresas que podem ser prejudicadas. Desculpa dada para não se mudar certas coisas na ME em Portugal e várias vezes defendida aqui no fórum por alguns de vocês que neste momento estão a ler este texto.
Pegando nisto. Então pode-se deixar falir centenas de postos de combustível? Pode-se deixar falir milhares de oficinas de mecânica, pode-se deixar falir centenas de empresas de vendas de peças.
Estão a ver como se pode deixar falir tanta coisa com alteração das regras por um bem comum, mas não se pode alterar as regras na ME em Portugal porque não é justo para as pequenas empresas.
Como pode haver tanta hipocrisia naquilo que se defende.
Eu não estou a dizer que estou, ou não, de acordo com a petição. Estou apenas a constatar um facto.
Então não se pode mudar as regras na ME porque há empresas que podem ser prejudicadas. Desculpa dada para não se mudar certas coisas na ME em Portugal e várias vezes defendida aqui no fórum por alguns de vocês que neste momento estão a ler este texto.
Pegando nisto. Então pode-se deixar falir centenas de postos de combustível? Pode-se deixar falir milhares de oficinas de mecânica, pode-se deixar falir centenas de empresas de vendas de peças.
Estão a ver como se pode deixar falir tanta coisa com alteração das regras por um bem comum, mas não se pode alterar as regras na ME em Portugal porque não é justo para as pequenas empresas.
Como pode haver tanta hipocrisia naquilo que se defende.
Eu não estou a dizer que estou, ou não, de acordo com a petição. Estou apenas a constatar um facto.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
x2
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019