No meu Ioniq, PCNs de 3.7kW da Galp (0,006€/min) ficam ligeiramente mais caros que PCRs com 0,08€/min. Com a EDP e Power Dot parece que fica um pouquito mais barato. A avaliar pela tabela do Alexmol, tudo o resto é mais caro.

Comparação de preço entre OPC's na rede pública
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública
Está a ser difícil de acompanhar essa conversa, porque só as novas respostas à questão inicial aparecem destacadas. As respostas a respostas obrigam a reler os comentários desde o início, à procura de novas respostas, o que não é fácil no meio de +150 respostas.BrunoAlves Escreveu: ↑22 jan 2022, 14:23Comentei essa situação ontem exactamente numa conversa no FB. O mercado vai funcionar como tiver de funcionar, quando os grandes quiserem tomar conta disto tomam.
Comentei isso numa dessas conversas no FB. Várias entidades envolvidas só podem potenciar preços maiores e não o contrário como, à força toda, se tenta demonstrar.BrunoAlves Escreveu: ↑22 jan 2022, 14:23Esta divisão se entidades só vai (continuar a) ser prejudicial para o utilizador.
Para mim uma das maiores vantagens de um VE é ligar à ficha e ir à nossa Vida.BrunoAlves Escreveu: ↑22 jan 2022, 14:23Em relação ao tema, as diferenças abismais devem fazer refletir sobre o caminho que se pretende para os PCN... Se não quisermos transformar o carregamento de VE no abastecimento dos fósseis com toda a gente que não tem alternativa a ter de ir a PCR, isto tem de ser repensado.
Deixar a carregar durante a noite será sempre complicado por causa do vandalismo, mas chegar ao restaurante, centro comercial ou loja e deixar a carregar enquanto nos ocupamos com outros assuntos é uma grande mais valia!
Infelizmente a maioria das pessoas quer continuar com o mesmo hábito que é abastecer gasolina/gasóleo/GPL: planear o dia-a-dia para passar num ponto específico de abastecimento/carregamento, esperar uns minutos, pagar e seguir caminho.
Com PCN's tão ou mais caros que os PCR, inevitavelmente condenamos os carregamentos AC a morrer!
Vou tentar não me esquecer, embora seja mais uma situação de ventilarmos, porque certamente que não vai dar em nada... É a Mobilidade Eléctrica!

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Infelizmente a mancha vermelha está a aumentar, no actual contexto do mercado energético era de esperar, para aqueles que não querem ver a influência negativa por termos de andar a contribuir para os lucros de 2 entidades privadas (CEME+OPC), vão sempre justificar os preços mais elevados com o custo da energia, o resto será desvalorizado.
A questão do VEs mais antigos sairem mais penalizados e de "mais vale carregar em PCR", apesar de no meu ponto de vista ser discutivel, sofreu uma enorme machadada, mais uma vez, pelas péssimas decisões dos Gurus da ME em Portugal, com as taxas fixas da EGME nos carregamentos, já era pouco evidente o beneficio económico de se priviligiar os PCNs (agora ainda pior).
Um VE que utilizava um posto de 3,7 ou 7,4 e pagava 0,3€/kWh, passou a pagar mais de 0,35€/kWh visto que a pouca capacidade da sua bateria, não permitiu diluir a taxa da EGME.
Uma nota em relação ao que foi dito dos CEMEs mais competitivos, pelo menos nos ultimos tempos a Iberdrola (ou a Prio) ainda conseguia superar a EDP e Galp, também não deixa de ser um grande players, no entanto mais perigoso do que ser um grande player ou não, é ser um mercado dominado por 1 ou 2, se a concorrência estiver dividada entre mais players, o consumidor vai acabar por beneficiar muito mais.
Agora algo muito importante, sobretudo nesta fase de arranque da ME (além do "nosso modelo", a sua possivel evolução, dos players do tipo continente), será o papel de alguns construtores automóveis com os seus próprio planos de carregamento!
A questão do VEs mais antigos sairem mais penalizados e de "mais vale carregar em PCR", apesar de no meu ponto de vista ser discutivel, sofreu uma enorme machadada, mais uma vez, pelas péssimas decisões dos Gurus da ME em Portugal, com as taxas fixas da EGME nos carregamentos, já era pouco evidente o beneficio económico de se priviligiar os PCNs (agora ainda pior).
Um VE que utilizava um posto de 3,7 ou 7,4 e pagava 0,3€/kWh, passou a pagar mais de 0,35€/kWh visto que a pouca capacidade da sua bateria, não permitiu diluir a taxa da EGME.
Uma nota em relação ao que foi dito dos CEMEs mais competitivos, pelo menos nos ultimos tempos a Iberdrola (ou a Prio) ainda conseguia superar a EDP e Galp, também não deixa de ser um grande players, no entanto mais perigoso do que ser um grande player ou não, é ser um mercado dominado por 1 ou 2, se a concorrência estiver dividada entre mais players, o consumidor vai acabar por beneficiar muito mais.
Agora algo muito importante, sobretudo nesta fase de arranque da ME (além do "nosso modelo", a sua possivel evolução, dos players do tipo continente), será o papel de alguns construtores automóveis com os seus próprio planos de carregamento!
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Aqui fica a tabela de PCR's seguida da tabela de PCN's

Obrigado alexmol.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Face às tabelas de preços PCN e PCR eu diria que exceptuando os casos em que por sorte o PCN perto de casa ou do trabalho seja dos concessionados a lógica será a de ir abastecer ao PCR como se vai à bomba de gasolina.BrunoAlves Escreveu: ↑22 jan 2022, 14:23Em relação ao tema, as diferenças abismais devem fazer refletir sobre o caminho que se pretende para os PCN... Se não quisermos transformar o carregamento de VE no abastecimento dos fósseis com toda a gente que não tem alternativa a ter de ir a PCR, isto tem de ser repensado.
Devo ter encontrado o PCN mais caro de Portugal: PBL-00008. Tem activação €0,70, mais €0,04/kWh, mais €0,04/min. Dass...

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
No outro dia falou-se num PCUR que também é engraçado: VNG00065 e 67
10cts/kWh + 15cts/min
E o mais estranho: parece ir tendo utilização.
10cts/kWh + 15cts/min
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Ui, é aqui pelas minhas bandasBrunoAlves Escreveu: ↑28 abr 2022, 15:21No outro dia falou-se num PCUR que também é engraçado: VNG00065 e 67
10cts/kWh + 15cts/min

Já vi que são os PCUR da Repsol na A1, são os postos 66 e 67, o 65 é um PCR lá proximo.
Isto dos PCURs upa upa, é o modelo a funcionar, não tarda nada aparecem os "talões" de desconto, mas só das 00h até às 00h15min e para quem tiver um Taycan, os outros não precisam

-
- Registado: 01 abr 2023, 21:46
- Data de fabrico: 01 jun 2020
- Capacidade bateria: 62,0 Ah
Usando este site: https://carrocarregado.pt/simular no filtro de tarifa do posto podem ligar o €/kWh normalizado e depois filtrar estações cujo €/kWh normalizado esteja entre X e Y.
Disclaimer sou o criador desse site.
Disclaimer sou o criador desse site.