
Lightyear 0 Solar
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Lightyear 0 Solar
https://www-leak-pt.cdn.ampproject.org/ ... amentos%2F
Será mesmo assim?
Este carro foi apresentado a muitos anos e prometia muito na altura. Na apresentação andou alguns metros e ninguém pode chegar perto do carro.
Será mesmo assim?
Este carro foi apresentado a muitos anos e prometia muito na altura. Na apresentação andou alguns metros e ninguém pode chegar perto do carro.
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Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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- frankesousa
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Re: Lightyear 0 Solar
Fazemos umas contas e vemos.
Os meus painéis de casa têm 190W/m2 de área.
O carro terá uma área de painéis de 6.5m2 (assim a olho claro).
Temos portanto 190*6.5= 1.28kWp de potência instalada.
Bem alinhados (o que não é o caso claramente) devem produzir uns 6xkWp por dia, ou seja, 6x1.28= 7.28kWh
Se admitirmos que é um carro eficiente e gasta 12kWh/100km, temos 60km de autonomia carregada por dia de sol perfeito.
Sei que são contas com muitos pressupostos mal conhecidos, mas não deve andar muito longe da realidade.
Para alguns isso significava nunca carregar, outros já será apenas "melhor que nada"
Os meus painéis de casa têm 190W/m2 de área.
O carro terá uma área de painéis de 6.5m2 (assim a olho claro).
Temos portanto 190*6.5= 1.28kWp de potência instalada.
Bem alinhados (o que não é o caso claramente) devem produzir uns 6xkWp por dia, ou seja, 6x1.28= 7.28kWh
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Para alguns isso significava nunca carregar, outros já será apenas "melhor que nada"

Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: Lightyear 0 Solar
As tuas contas não andam muito longe.
Segundo quem fez o carro 5m2 de painéis para 70km por dia. Já sabemos como é o markting. Estes 70km no mundo real se calhar são 50km na primavera/verão, no inverno terá que ser usado como um VE convencional.
Para Portugal podem usar o carro durante 7 meses sem carregar.
Prevejo que em Portugal vamos começar a ter os lugares de estacionamento a sombra vazios e ao sol não vão chegar.
Andam as empresas a gastar dinheiro em telheiros para proteger os carros e agora estes gajos lançam um carro que deve estar sempre ao sol. 
Segundo quem fez o carro 5m2 de painéis para 70km por dia. Já sabemos como é o markting. Estes 70km no mundo real se calhar são 50km na primavera/verão, no inverno terá que ser usado como um VE convencional.
Para Portugal podem usar o carro durante 7 meses sem carregar.

Prevejo que em Portugal vamos começar a ter os lugares de estacionamento a sombra vazios e ao sol não vão chegar.



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Re: Lightyear 0 Solar
Não está longe do que promete o aptera.frankesousa Escreveu: ↑15 jun 2022, 08:20Fazemos umas contas e vemos.
Os meus painéis de casa têm 190W/m2 de área.
O carro terá uma área de painéis de 6.5m2 (assim a olho claro).
Temos portanto 190*6.5= 1.28kWp de potência instalada.
Bem alinhados (o que não é o caso claramente) devem produzir uns 6xkWp por dia, ou seja, 6x1.28= 7.28kWh
Se admitirmos que é um carro eficiente e gasta 12kWh/100km, temos 60km de autonomia carregada por dia de sol perfeito.
Sei que são contas com muitos pressupostos mal conhecidos, mas não deve andar muito longe da realidade.
Para alguns isso significava nunca carregar, outros já será apenas "melhor que nada"![]()
Re: Lightyear 0 Solar
Por acaso para mim daria bastante jeito, porque faço poucos kms e não tenho garagem, então, em princípio, na primavera/verão conseguiria andar quase só com o sol, já não tinha que me deslocar a um posto público. Hoje em dia já deixo o carro quase o dia todo ao sol, o que me custa bastante, mas com esse carro não me importaria nada.

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: Lightyear 0 Solar
Acredito muito em carros como o aptera para quem não tem garagem. Resolve quase todos os problemas de carregamento para o dia a dia da maioria das pessoas.cfvp Escreveu: ↑18 jun 2022, 22:53Por acaso para mim daria bastante jeito, porque faço poucos kms e não tenho garagem, então, em princípio, na primavera/verão conseguiria andar quase só com o sol, já não tinha que me deslocar a um posto público. Hoje em dia já deixo o carro quase o dia todo ao sol, o que me custa bastante, mas com esse carro não me importaria nada.![]()
Re: Lightyear 0 Solar
Não conhecia. É interessante mas ao mesmo tempo estranho. É equivalente a um carro ou um quadriciclo?

Em termos de design prefiro o Lightyear, mas tirando isso parecem semelhantes.
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Re: Lightyear 0 Solar
Para quadriciclo é enorme. É maior que um Leaf e tem só 2 lugares. E muita potência.
Re: Lightyear 0 Solar
Segundo a pessoa que conduziu o carro, este pode fazer um consumo de 105Wh/km a 110km/h! Se for verdade é realmente uma eficiência brutal.

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Re: Lightyear 0 Solar
Deviam ter vindo a Portugal. Afinal em Portugal é onde o carro é mais eficiente. 
Estou céptico em relação a este carro. Por exemplo quando tiver um furo num dos pneus levo o carro onde? Motor dentro da jante não é o Zé dos pneus (profissional da área dos pneus em V. Novas
) que vai conseguir fazê-lo. Pneus desenvolvidos para este modelo. Quanto é que custa a manutenção de um carro como este que sai fora dos padrões de tudo o que existe?
Falando do interior apenas pelo que se vê. Reparem na distância entre a cabeça e o tejadilho e lá atrás ainda parece ser mais acanhado.
Tem de se começar por algum lado mas parece-me que este carro para já só vai servir alguns early adapters com a carteira grande.

Estou céptico em relação a este carro. Por exemplo quando tiver um furo num dos pneus levo o carro onde? Motor dentro da jante não é o Zé dos pneus (profissional da área dos pneus em V. Novas

Falando do interior apenas pelo que se vê. Reparem na distância entre a cabeça e o tejadilho e lá atrás ainda parece ser mais acanhado.

Tem de se começar por algum lado mas parece-me que este carro para já só vai servir alguns early adapters com a carteira grande.
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