
Aviloo - teste de degradação universal
- Nonnus
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Aviloo - teste de degradação universal
Dispositivo interessante mas como no exemplo em que mostra um Leaf de 30 onde é reportado SOH de 67 (OEM) e segundo o dispositivo tem apenas 47. Como é conseguimos confrontar a Nissan?
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Re: Aviloo - teste de degradação universal
Interessante, mas será que funciona realmente bem?
Na Nissan mandam-te dar uma curva.
Na Nissan mandam-te dar uma curva.

Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Apr
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Re: Aviloo - teste de degradação universal
A mim parece-me um bocado banha da cobra. 1 teste dos 100% aos 20% usando os dados que o proprio carro fornece..... era bom que fosse assim tão simples.
- mjr
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Re: Aviloo - teste de degradação universal
O velhinho teste da tomada ainda é, a meu ver, o mais fiável...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- frankesousa
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Re: Aviloo - teste de degradação universal
Uma vez que parece analisar tensão e corrente do pack e das células e portanto energia "libertada" pode ter alguma validade.
Ao que parece não vai "ler o SOH e siga" como fazemos com o leafspy.
Também concordo que o teste da tomada diz bastante em termos de capacidade, mas se a resistência interna da bateria estiver mesmo muito alta depois a energia "libertada" é bem inferior do que a carregada, pelo que valerá mais saber quanta energia a bateria consegue dar em andamento.
Não querendo adivinhar, se isso for tomado em conta podemos ter dados de "saúde" bem diferentes do SoH apresentado o até mesmo do teste da tomada.
Ao que parece não vai "ler o SOH e siga" como fazemos com o leafspy.
Também concordo que o teste da tomada diz bastante em termos de capacidade, mas se a resistência interna da bateria estiver mesmo muito alta depois a energia "libertada" é bem inferior do que a carregada, pelo que valerá mais saber quanta energia a bateria consegue dar em andamento.
Não querendo adivinhar, se isso for tomado em conta podemos ter dados de "saúde" bem diferentes do SoH apresentado o até mesmo do teste da tomada.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- Nonnus
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Re: Aviloo - teste de degradação universal
Não negues a partida uma ciência que desconheces.
Vamos ter que esperar pelos testes do Bjorn (ou de outro qualquer) para ver se realmente funciona como eles dizem.
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- mjr
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Re: Aviloo - teste de degradação universal
LOL, eu nego à partida muitas "ciências" que não quero sequer conhecer. Há um capítulo de um livro do Carl Sagan dedicado a isso: "Baloney Detection Kit"
Se este produto estiver dependente dos dados obtidos pelo carro (sensores de corrente e tensão), então só pode ter melhores resultados se usar um algoritmo melhor, o que digo desde já não ser nada fácil por não terem acesso aos dados de engenharia das células que quem projetou a BMS (LBC no Leaf) teve.
Além de que "se entra lixo, sai lixo":
Por exemplo, no caso do meu mk1 era impossível ter resultados decentes por o sensor de corrente ser muito fraco, com fortes variações ao longo do ano (temperatura) e também por não linearidade de pelo menos dois medidores de tensão das células. A Nissan demorou anos a fazer um upgrade à BMS que aproxima-se um pouco melhor o SOH e que não desse uma montanha russa na curva do SOH ao longo do tempo.
O que este produto pode fazer é evitar os problemas de "resets" à BMS, conseguindo "medir" a capacidade diretamente e por isso impedindo que um vendedor com poucos escrúpulos engane o comprador com uma bateria "como nova". Mas tenho sérias dúvidas da real utilidade/fiabilidade para lá do "descanso de consciência" do comprador.
Se este produto estiver dependente dos dados obtidos pelo carro (sensores de corrente e tensão), então só pode ter melhores resultados se usar um algoritmo melhor, o que digo desde já não ser nada fácil por não terem acesso aos dados de engenharia das células que quem projetou a BMS (LBC no Leaf) teve.
Além de que "se entra lixo, sai lixo":
Por exemplo, no caso do meu mk1 era impossível ter resultados decentes por o sensor de corrente ser muito fraco, com fortes variações ao longo do ano (temperatura) e também por não linearidade de pelo menos dois medidores de tensão das células. A Nissan demorou anos a fazer um upgrade à BMS que aproxima-se um pouco melhor o SOH e que não desse uma montanha russa na curva do SOH ao longo do tempo.
O que este produto pode fazer é evitar os problemas de "resets" à BMS, conseguindo "medir" a capacidade diretamente e por isso impedindo que um vendedor com poucos escrúpulos engane o comprador com uma bateria "como nova". Mas tenho sérias dúvidas da real utilidade/fiabilidade para lá do "descanso de consciência" do comprador.
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Re: Aviloo - teste de degradação universal
Este já testou também:
https://youtu.be/vSeV9GOlzY4
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