
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
A ideia que sempre passou é que o Hx é o inverso da resistência interna. Se for assim, menos Hx implica maior resistência, maior resistência implica mais aquecimento, mais aquecimento acelera esse processo.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Mas o proprio aquecimento/temperatura da bateria altera a resistência interna de uma bateria, e isso não acontece com o HX, ou seja, eu tenho o mesmo valor estando nos 20ºC ou nos 40ºC, o HX não altera com a temperatura, mas a resistência interna sim.BrunoAlves Escreveu: ↑11 jul 2022, 10:07A ideia que sempre passou é que o Hx é o inverso da resistência interna. Se for assim, menos Hx implica maior resistência, maior resistência implica mais aquecimento, mais aquecimento acelera esse processo.

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Sim, mas uma coisa é a resistência "instantânea" que oscila com a temperatura, outra coisa será o valor que depende da degradação e que vai crescendo com o tempo. Inicialmente terias uma resistência "X" à temperatura ambiente, com grande degradação terás uma resistência "2X" à temperatura ambiente.
Foi assim que sempre entendi o Hx
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- rjspedition
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Tenho notado essa discrepância em (todos os?) prints dos 30kWh após update de software.O que dizer do Hx?Alguns entendidos dizem que o Hx nos Leaf deve andar perto do SOH, já vai com 33% de diferença.

Cada vez fico com a ideia de que é mais impossível perceber/prever o mecanismo e a queda do SOH. Tinha ideia de que os nossos andavam a par (até perderam a barra com dias de diferença), e agora o fosso já vai em mais de 3%.Com 27% de degradação ainda consigo feitos destes:

- BrunoAlves
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Na altura dos primeiros updates e que a malta registava o "antes" e o "depois" o que se via era um salto no SoH mas não havia mexidas no Hx. Também por isso surgiram dúvidas que o update não fosso só uma "martelada" no cálculo das barras e que escondesse degradação efectiva (o que parece não ser o caso).rjspedition Escreveu: ↑11 jul 2022, 13:19Tenho notado essa discrepância em (todos os?) prints dos 30kWh após update de software.![]()
É natural que depois esse "buraco" se mantenha ou acabe por aumentar.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Pois, até pode ser, não fossem as descrepâncias que existem entre modelos com os mesmos kms e tratamento idêntico e depois têm HX completamente diferentes, sem que isso se note na autonomia.BrunoAlves Escreveu: ↑11 jul 2022, 12:57Sim, mas uma coisa é a resistência "instantânea" que oscila com a temperatura, outra coisa será o valor que depende da degradação e que vai crescendo com o tempo. Inicialmente terias uma resistência "X" à temperatura ambiente, com grande degradação terás uma resistência "2X" à temperatura ambiente.
Foi assim que sempre entendi o Hx
Sinceramente não percebo esse valor, pois se fosse como dizes um LEAF com 100% de HX teria uma autonomia muito diferente de um com 60%, e isso não acontece, conheço um que tem esse valor mas não se nota nada em termos de autonomia.

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Coincidência, um ano depois do meu carro ter feito o update fiz a mesma viagem. Vamos comparar.
Viagem anterior pode ser consultada aqui: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=280#p142740


Na ida:




Interessante, maior velocidade média, mas menor consumo em comparação com a viagem anterior.
Na volta:




A mesma coisa, maior velocidade média, menor consumo em comparação com a viagem anterior.
Como é era de prever a energia remanescente a chegada é muito menor apesar das melhores médias. Neste momento o carro apresenta um SOH de 73.93% e na anterior viagem apresentava 82.15%, se bem que há aqui uma diferença de cerca de 15.3km a mais devido a obras numa das estradas que me obrigou a fazer um desvio.
Viagem anterior pode ser consultada aqui: viewtopic.php?f=56&t=6945&start=280#p142740


Na ida:




Interessante, maior velocidade média, mas menor consumo em comparação com a viagem anterior.

Na volta:




A mesma coisa, maior velocidade média, menor consumo em comparação com a viagem anterior.

Como é era de prever a energia remanescente a chegada é muito menor apesar das melhores médias. Neste momento o carro apresenta um SOH de 73.93% e na anterior viagem apresentava 82.15%, se bem que há aqui uma diferença de cerca de 15.3km a mais devido a obras numa das estradas que me obrigou a fazer um desvio.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus



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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Podes explicar a foto?
Só pode ser um de 62kWh.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Trocaste? Com esses km no GOM ou é 62kWh ou tiraste essa foto depois de descer a Estrela 

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