A pessoa pessoa em causa civic sempre teve muita experiência de condução em leafs, desde o mk1 até ao leaf que tem atualmente com bateria de 62kwh, julgo que instalada por ele próprio!civic Escreveu: ↑17 jul 2022, 11:14Mas o ter trabalhado com dezenas de packs de LEAFs não quer dizer que saiba o seu comportamento na estrada, eu acho que generalizar nestas coisas nunca dá muito certo, ele tem algum LEAF que usa no dia a dia? Eu há mais de 10 anos que mexo com baterias, já fiz conversões, já mexi em packs de hibridos, mas a maioria deles não faço ideia de como se comportam no dia a dia.MRider Escreveu: ↑17 jul 2022, 10:14
Não compares alhos com bugalhos. Estamos a falar do Leaf porque vais buscar outras marcas automóveis.
A minha afirmação tem por base a esperiencia de uma pessoa que já trocou dezenas de packs de leafs e " remendou " outros tantos e já trabalha a mais de uma década com baterias de lítio.
Alem disso, dizer que a temperatura do LEAF não é real é no minimo uma falacia, quem os tem consegue perfeitamente tirar isso a limpo, não é preciso nenhum tecnico de baterias.
O ter o pé pesado não quer dizer que danifique as celulas, eu proprio tenho 2 tipos de condução durante a semana e acho que é na altura em que tenho o pé menos pesado que degrado mais as baterias, já expliquei atrás.![]()
Estes temas podem ser controversos, mas é a falar que o pessoal aprende umas coisas, não levem estes comentários a mal, no fundo é para o bem da ciência.![]()

Expansão células Leaf 40kW.h
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Se reparares na minha intervenção está a pergunta se essa afirmação é referente apenas ao Leaf. Ainda que seja, de que Leaf estamos a falar? Retirar 12.5kWh de 24 não é a mesma coisa que retirar de 62.MRider Escreveu: ↑17 jul 2022, 10:14Não compares alhos com bugalhos. Estamos a falar do Leaf porque vais buscar outras marcas automóveis.
A minha afirmação tem por base a esperiencia de uma pessoa que já trocou dezenas de packs de leafs e " remendou " outros tantos e já trabalha a mais de uma década com baterias de lítio.
Continuo a dizer que sem me explicarem em concreto essa teoria isso a mim não me faz qualquer sentido. Mal comparado é a mesma coisa que eu escreva aqui que um ICE nesta altura que faça mais que 7L/100 é um carro de alguém que tem o pé pesado, quando todos sabemos que existem N factores que influenciam os consumos. Mais tarde vou reportar uma viagem que estou a fazer hoje para veres o quanto um Leaf pode ser eficiente em certas condições e como pode ser tão pouco eficiente noutras.
Como o civic escreveu, é com troca de ideias que evoluímos e aprendemos.
Quando um indivíduo escreve que o Hx representa o pé pesado e eu peço para me explicar por A + B e recebi como resposta que não me pode explicar porque eu não ia entender, ora bolas assim somos todos muito espertos, mandamos as coisas para o ar e depois não as sabemos explicar dando desculpas. Qual é a mais valia disto quando se fala sobre estes temas onde todos queremos saber mais sobre o que temos? Para atitudes destas vale mais estar caladinho, faz melhor figura.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Então não entendo algumas afirmações, como disse, generalizar nunca dá certo num sistema que tem tantas variàveis.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Eu compreendo Nonnus!Nonnus Escreveu: ↑17 jul 2022, 12:36Se reparares na minha intervenção está a pergunta se essa afirmação é referente apenas ao Leaf. Ainda que seja, de que Leaf estamos a falar? Retirar 12.5kWh de 24 não é a mesma coisa que retirar de 62.MRider Escreveu: ↑17 jul 2022, 10:14Não compares alhos com bugalhos. Estamos a falar do Leaf porque vais buscar outras marcas automóveis.
A minha afirmação tem por base a esperiencia de uma pessoa que já trocou dezenas de packs de leafs e " remendou " outros tantos e já trabalha a mais de uma década com baterias de lítio.
Continuo a dizer que sem me explicarem em concreto essa teoria isso a mim não me faz qualquer sentido. Mal comparado é a mesma coisa que eu escreva aqui que um ICE nesta altura que faça mais que 7L/100 é um carro de alguém que tem o pé pesado, quando todos sabemos que existem N factores que influenciam os consumos. Mais tarde vou reportar uma viagem que estou a fazer hoje para veres o quanto um Leaf pode ser eficiente em certas condições e como pode ser tão pouco eficiente noutras.
Como o civic escreveu, é com troca de ideias que evoluímos e aprendemos.
Quando um indivíduo escreve que o Hx representa o pé pesado e eu peço para me explicar por A + B e recebi como resposta que não me pode explicar porque eu não ia entender, ora bolas assim somos todos muito espertos, mandamos as coisas para o ar e depois não as sabemos explicar dando desculpas. Qual é a mais valia disto quando se fala sobre estes temas onde todos queremos saber mais sobre o que temos? Para atitudes destas vale mais estar caladinho, faz melhor figura.
Embora tenha a opinião que a pessoa em causa é um profundo conhecedor da matéria, a sua posição perante o teu pedido de informação ou explicação não foi, deveras, o melhor!
Da minha parte, tento ser o mais imparcial possível, dando a conhecer aquilo que foi até hoje a experiência de condução de 2 leafs por 110 mil kms.
E como pretendo continuar a aprender com todos vós, persisto uma e outra vez em frequentar o fórum e outros locais de partilha de informação sobre elétricos, sobretudo, leafs.



Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019. 
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Há tons de cinzento entre pé leve e pé pesado. Senão quem tem consumos acima de 20kW.h / 100km no Leaf, que eu até conheço quem, terá um pé de quê? Ósmio?
Um consumo de 13 é ligeiramente acima de 12, e por isso tem um aquecimento ligeiramente superior.
Um consumo de 13 é ligeiramente acima de 12, e por isso tem um aquecimento ligeiramente superior.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Eu percebo que ouvir de quem começa por mostrar os galões que a informação pareça fidedigna, mas temos que ter um espirito critico, com isto não quero dizer que se seja do contra, é tentar perceber o que se diz, pelo menos acima do que já percebemos, quando fazemos perguntas e as respostas são vagas, a coisa começa a descambar, poprque para mim há duas vertentes de frequentar redes sociais, ou adquirir conhecimento ou ganhar dinheiro, só temos que ver o que se enquadra mais. Por exemplo, quem vem a mostrar que o carro não presta e tal e que a marca os tratou mal, e que sempre trataram o carro na palma das mãos... O que maioritariamente se vê, é que não é bem assim, pois a compra já foi feita de forma diferente, contratos completamente diferentes, utilização que nem se fala muito....A maior parte das vezes nem se ouvem falar mais quando o problema foi resolvido.corrisi Escreveu: ↑17 jul 2022, 13:17
Eu compreendo Nonnus!
Embora tenha a opinião que a pessoa em causa é um profundo conhecedor da matéria, a sua posição perante o teu pedido de informação ou explicação não foi, deveras, o melhor!
Da minha parte, tento ser o mais imparcial possível, dando a conhecer aquilo que foi até hoje a experiência de condução de 2 leafs por 110 mil kms.
E como pretendo continuar a aprender com todos vós, persisto uma e outra vez em frequentar o fórum e outros locais de partilha de informação sobre elétricos, sobretudo, leafs.![]()
Portanto,continuo à espera de quem tenha tido um LEAF que deu estes problemas e que se preocupou em ver como andavam as baterias, para assim termos um histórico da causa do problema, não vou lá com um "foi sempre tratado bem e praticamente sem carregamentos rapidos", isso é apenas conversa.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Conforme a situação, tenho consumos na ordem dos 13 a 14 durante a semana e abaixo dos 13 ao fim de semana, o carro aquece bem mais ao fim de semana que é onde acho que degrada mais a bateria, como ficamos ?

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Correcto, assim como 14 é acima de 13 e assim sucessivamente. A minha questão aqui é como é que se chega a conclusão que acima de 12.5kWh de consumo num Leaf é considerado pé pesado? Para alguém afirmar isto tem de ter uma explicação com base nalguma coisa.
Como ainda não temos essa explicação eu nas linhas seguintes vou tentar mostrar que os 12.5kWh são tão pé pesado como 11.7kWh.
Hoje fiz uma viagem de 150km ida e volta no meu Leaf. A partida carregado a 100% estimativa de 174km
Após 77.3km andados estimativa de 103km com uma media de 68.4km/h e com um consumo de 11.7kWh/100


Na volta consumo de 12.4kWh/100 com uma velocidade média de 68.3km/h.


Algumas considerações:
- Algumas pessoas dizem que os primeiros 10% de estimativa dos Leaf são uma anedota. Como desparecem nos primeiros km é irreal. Olhando para este exemplo parece que há muito mais a compreender que apenas olhar para os números, há que perceber tudo o influência a estimativa do Leaf. Neste caso, o carro carregado a 100% apresentou uma estimativa de 174km e após ter andado 77.3km ainda apresentava 103km de autonomia. Os tais 10% que são uma anedota parece que em certas ocasiões até são bem reais e o carro até é modesto.
- Pé pesado. O carro fez a viagem de ida com uma média de 68.4km/h e volta de 68.3km/h isto quer dizer que o tipo de condução foi exactamente o mesmo. Na ida teve uma média de consumo de 11.7kWh e na volta teve 12.4kWh. Então se a média é mais baixa (ou a mesma) mas gastou mais, onde é que esta o tal pé pesado? Em lado nenhum! A que compreender que se na ida é a descer na volta é a subir. Não é o pé pesado que influenciou o consumo, é alteração de um dos muitos factores que influenciam o consumo. Neste caso a topografia do percurso. O facto de uma pessoa perceber muito de baterias e tudo o que as compõem, se não perceber este exemplo não lhe vale de muito dizer que acima de 12.5kWh para um Leaf é considerado pé pesado.
Se eu amanhã for fazer este percurso mas com chuva, vento, o resultado final vai ser outro, mas o pé é o mesmo e o estilo de condução também.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Ainda hoje estava a pensar nisto. Já repararam que das pessoas que frequentam este fórum e tem Leaf de 40 ninguém tem este problema?civic Escreveu: ↑17 jul 2022, 14:45Por exemplo, quem vem a mostrar que o carro não presta e tal e que a marca os tratou mal, e que sempre trataram o carro na palma das mãos... O que maioritariamente se vê, é que não é bem assim, pois a compra já foi feita de forma diferente, contratos completamente diferentes, utilização que nem se fala muito....A maior parte das vezes nem se ouvem falar mais quando o problema foi resolvido.
Portanto,continuo à espera de quem tenha tido um LEAF que deu estes problemas e que se preocupou em ver como andavam as baterias, para assim termos um histórico da causa do problema, não vou lá com um "foi sempre tratado bem e praticamente sem carregamentos rapidos", isso é apenas conversa.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Até percebo isso, pois quem por norma não liga nenhuma ao carro não tem porque aparecer por aqui, aliás, a maioria dos exemplos que vejo que têm problemas até são de frotas de TVDE que são os empregados que andam com eles ou TVDE particulares, só aparecerem nas redes sociais quando têm algum problema, e desaparecem quando é resolvido.
Sinceramente, gostava de ver um caso que fosse de alguém que tivesse esse problema e tivesse no minimo uma foto do LS do estado das celulas no final de uma viagem de um pack com celulas expandidas, aí dava para perceber (ou não) o que realmente se está a passar, se eu tivesse uma oficina forçava uma situação dessas para perceber como diagnosticar facilmente o problema, acredito que até tenham feito isso, mas é segredo do negocio... As pessoas não iriam entender.

Não digo que não seja um problema, mas não dá para perceber a extensão do problema com achismos.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's