O caso que vi só conseguias ver essa diferença entre celulas se apertasses com elas e era muito rapido até o BMS as ajustar, ou seja, só mesmo em carga rapida ou descarga rapida é que alguma vez terias um alarme, o BMS tapa um bocado estes defeitos, só mesmo apertando com ele é que eles aparecem, no fundo precisas de monitorizar o pack até acontecer o problema, chegar lá uns tempos depois já não apanhas o problema, por isso é que o pessoal diz que apaga o erro com o LS e siga, no proximo carregamento volta a aparecer.mjr Escreveu: ↑21 jul 2022, 16:58
Não tenho esses dados e de facto gostava de os ter. O taxista em questão não se queixa da autonomia nem de nunca ter ficado apeado por ele de repente descarregar muito rápido (sintoma típico quando existe desiquilíbrio do pack), por isso não sei se é por aí.
Com a degradação todas as células de lítio acabam por ter alguma expansão, especialmente se não estiverem bem comprimidas. O nível que estas apresentam está acima daquilo que consideraria normal, o que aliado ao facto de terem muito pouco espaço disponível dentro do pack, faz despoletar o erro. Acredito que exista uma medição de continuidade elétrica entre a carcaça das células e o interior do revestimento do pack, e é isso que faz despoletar o erro quando fecha esse circuito. Isto faz-me lembrar que uma maneira de evitar esse erro é desativar essa medição...

Eu acredito nesse alarme por isolamento, mas também acredito que uma celula nesse estado deve estar diferente das outras, claro que isto só se vê instataneamente, mas há sempre uma fuga, a tensão tem que descer.