Apresentação - viável ou não ter um elétrico
-
- Registado: 07 set 2022, 11:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Apresentação - viável ou não ter um elétrico
Bom dia a todos,
Antes de mais gostaria de pedir desculpa por este género de questões que já devem ter tido milhares.
Neste momento não tenho nenhum automóvel elétrico e estou a ponderar adquirir um em segunda mão. No entanto tenho imensas duvidas, porque, primeiro não sou "entendido" em automóveis e muito menos em elétricos.
Vou expor o meu caso:
Estou a ponderar adquirir um automóvel elétrico para fazer viagens Braga - Porto todos os dias, fica muito dispendioso no Fiesta a diesel que tenho.
Este será o trajeto que o carro irá fazer todos os dias de semana, embora exista algumas variações.
O trajeto em 60% dos dias é Braga até cruz na nacional e depois de cruz até ao Porto (Saída para o Hospital de São João) e voltar pra Braga com o mesmo trajeto. Os restantes 40% é Braga até cruz na nacional e depois de cruz até ao Porto e ao voltar sair na trofa e voltar para Braga na nacional.
Ando a procura de um elétrico até 20mil€ em segunda não, porque novos são muito caros para a minha carteira.
Dos carros que andei a ver ZOEs de 2017/2018(com a tal bateria de 40kw) e kia soul (com a bateria de 30kw usáveis).
No caso do ZOE "dizem" que dá para 300km, sei que nunca os irei fazer porque como envolve autoestrada e velocidades mais altas reduz a autonomia. No entanto tambem sei que tudo é uma questão de ter pé pesado ou não.
Dos Kia Soul dizem que faz 200km de autonomia e em principio também daria.
Estou a tentar arranjar um carro com a maxima autonomia possivel, não por dizer que faz x kms mas por estar a contar com a degradação que a bateria vai ter e não queria ter que daqui a 4/5 ter que meter uma bateria nova.
Gostaria de saber quais são as vossas opiniões, ja que tem todos electricos e dentro do orçamento qual seria o melhor.
A distancia percorrida diariamente vai ser sempre os 110/120km por dia. Carro irá só ser carregado em casa, é um predio com garagem propria e a luz vem do meu apartamento. Já agora, a potencia que tenho contratada é 3.45kVA é suficiente?
Cumprimentos a todos e tenham um bom dia
PS: Pouco me importa se o carro é bonito ou feio, desde que faça o que pretendo está bom.
Antes de mais gostaria de pedir desculpa por este género de questões que já devem ter tido milhares.
Neste momento não tenho nenhum automóvel elétrico e estou a ponderar adquirir um em segunda mão. No entanto tenho imensas duvidas, porque, primeiro não sou "entendido" em automóveis e muito menos em elétricos.
Vou expor o meu caso:
Estou a ponderar adquirir um automóvel elétrico para fazer viagens Braga - Porto todos os dias, fica muito dispendioso no Fiesta a diesel que tenho.
Este será o trajeto que o carro irá fazer todos os dias de semana, embora exista algumas variações.
O trajeto em 60% dos dias é Braga até cruz na nacional e depois de cruz até ao Porto (Saída para o Hospital de São João) e voltar pra Braga com o mesmo trajeto. Os restantes 40% é Braga até cruz na nacional e depois de cruz até ao Porto e ao voltar sair na trofa e voltar para Braga na nacional.
Ando a procura de um elétrico até 20mil€ em segunda não, porque novos são muito caros para a minha carteira.
Dos carros que andei a ver ZOEs de 2017/2018(com a tal bateria de 40kw) e kia soul (com a bateria de 30kw usáveis).
No caso do ZOE "dizem" que dá para 300km, sei que nunca os irei fazer porque como envolve autoestrada e velocidades mais altas reduz a autonomia. No entanto tambem sei que tudo é uma questão de ter pé pesado ou não.
Dos Kia Soul dizem que faz 200km de autonomia e em principio também daria.
Estou a tentar arranjar um carro com a maxima autonomia possivel, não por dizer que faz x kms mas por estar a contar com a degradação que a bateria vai ter e não queria ter que daqui a 4/5 ter que meter uma bateria nova.
Gostaria de saber quais são as vossas opiniões, ja que tem todos electricos e dentro do orçamento qual seria o melhor.
A distancia percorrida diariamente vai ser sempre os 110/120km por dia. Carro irá só ser carregado em casa, é um predio com garagem propria e a luz vem do meu apartamento. Já agora, a potencia que tenho contratada é 3.45kVA é suficiente?
Cumprimentos a todos e tenham um bom dia
PS: Pouco me importa se o carro é bonito ou feio, desde que faça o que pretendo está bom.
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico
Tenho um Zoe 40kWh e posso dizer-lhe que serve para o que pretende.
Antes de decidir, tente sempre fazer um test drive, e se possivel realize o percurso que faz habitualmente.
A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Quanto à degradação da bateria... é algo q pode acontecer mais em VE de 1 geração e/ou má utilização ou utilização excessiva, mas em termos gerais é um não tema.
Antes de decidir, tente sempre fazer um test drive, e se possivel realize o percurso que faz habitualmente.
A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Quanto à degradação da bateria... é algo q pode acontecer mais em VE de 1 geração e/ou má utilização ou utilização excessiva, mas em termos gerais é um não tema.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Se fosse há alguns meses atrás recomendava um ioniq de 28, custavam cerca de 18000€, agora custam mais de 25000€.
Se optar por um zoe tenha atenção ao aluguer da bateria. Existe muitos casos de os vendedores dizerem que o carro tem bateria própria e passado uns meses os donos recebem uma notificação da RCI com valores em atraso por pagar.
Se optar por um zoe tenha atenção ao aluguer da bateria. Existe muitos casos de os vendedores dizerem que o carro tem bateria própria e passado uns meses os donos recebem uma notificação da RCI com valores em atraso por pagar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?BrunoFonseca Escreveu: ↑08 set 2022, 12:58A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
A degradação é algo que será normal, eu tento ver algo que me possa dar x anos relativamente folgado. Sei que eventualmente posso ter que investir numa bateria nova.
Já agora, no caso do seu ZoE sabe qual é o custo de uma bateria nova ou se dá para reparar modulos?
Obrigado pelas dicas.
-
Tambem vi muitas boas reviews sobre esse, e pelo que vejo dos actuais anuncios andam pelos 20/21k mas com mais de 100k kms.Nonnus Escreveu: ↑08 set 2022, 13:00Se fosse há alguns meses atrás recomendava um ioniq de 28, custavam cerca de 18000€, agora custam mais de 25000€.
Isso das baterias nos Renault sei que tenho sempre de verificar pelo Vin do carro e pedir informações para não ter nenhuma surpresa.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
A potência que tem contratada de 3,45kVA, o seja 15A, vai fazer com que carregu o seu VE apenas a 10A sobrando 5A para o resto da casa.
Optando por vazio, pode ter 7 ou 10h de vazio nos dias de semana.
Isso permite carregar a 10A, entre 16 a 23kW, contando com as perdas, uns 15 a 22kW ou menos vão para a bateria.
Admitindo que vai ter um pé moderado, vai permitir carregar em vazio o equivalente para uns 100 a 150km... um pouco menos no inverno/tempo frio.
O valor que tem m mente para comprar o VE é o mesmo para um ICE?
Se for, lembre-se que irá, carregando em casa, reduzir uns 75% do que paga em combustível.. quero com isto dizer que, esticadno um pouco mais num VE, a diferença para um ICE rapidamente é anulada.
Seja como for, na casa dos 20k, tem ZOE40, i3, Leaf40, .... é escolher
Isso permite carregar a 10A, entre 16 a 23kW, contando com as perdas, uns 15 a 22kW ou menos vão para a bateria.
Admitindo que vai ter um pé moderado, vai permitir carregar em vazio o equivalente para uns 100 a 150km... um pouco menos no inverno/tempo frio.
Se for, lembre-se que irá, carregando em casa, reduzir uns 75% do que paga em combustível.. quero com isto dizer que, esticadno um pouco mais num VE, a diferença para um ICE rapidamente é anulada.
Seja como for, na casa dos 20k, tem ZOE40, i3, Leaf40, .... é escolher

-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Tem este Ioniq28 um pouco acima dos 20k e com poucos kms
https://www.standvirtual.com/anuncio/hy ... PiEGU.html
https://www.standvirtual.com/anuncio/hy ... PiEGU.html
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Há sempre perda de energia (calor).tiago Escreveu: ↑08 set 2022, 14:14Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?BrunoFonseca Escreveu: ↑08 set 2022, 12:58A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
A degradação é algo que será normal, eu tento ver algo que me possa dar x anos relativamente folgado. Sei que eventualmente posso ter que investir numa bateria nova.
Já agora, no caso do seu ZoE sabe qual é o custo de uma bateria nova ou se dá para reparar modulos?
Obrigado pelas dicas.
Imagine que o contador do quadro contabiliza 20kWh, com perdas de 7% significa que só entra na bateria 18,6kWh.
Uma bateria nova para um Zoe deve rondar os 8.000€+iva.
No meu caso particular, comprei o zoe com bateria em regime de aluguer, pois financeiramente era mais vantajoso e na altura (2018) também tinha dúvidas sobre a degradação das baterias.
-
Obrigado pelo esclarecimento sobre os carregamentos.mafgod Escreveu: ↑08 set 2022, 14:55A potência que tem contratada de 3,45kVA, o seja 15A, vai fazer com que carregu o seu VE apenas a 10A sobrando 5A para o resto da casa.
Seja como for, na casa dos 20k, tem ZOE40, i3, Leaf40, .... é escolher![]()
Desculpe a minha ignorância mas o ICE é o que? :S
Em relação ao ionip já tinha visto esse mas já foge um pouco do que estou a pensar em gastar.
I3 que tenho visto tem muitos kms em cima e tenho os tais receios que penso que são normais, com a questão de baterias. (kms/desgaste que já deve ter)
Leafs pelo que li tem a questão da bateria não ter nenhum tipo de refrigeração da bateria, o que normalmente não deve dar grande saúde á mesma.
Outra duvida, sem querer chatear muito, no caso dos carregamentos, por exemplo o ZoE de 40Kw de bateria isso demora 22h a carregar dos zero aos 100%? Li algures a falarem disso.
Por exemplo: É mau ou bom nos electricos, a bateria ter 30/40% e carregar até aos 80/90% todos os dias.
Normalmente as marcas dão x anos de garantia das baterias ou os tais 150/160k de km. Se comprar um elétrico usado que seja de 2017/2018 e dentro dos tais kms, tenho a garantia da marca em relação as baterias? É que normalmente alguns anuncios dizem, garantia stand 18Meses e depois dizem garantia da marca até 2025 ou 150k km(Varios kia soul tem destas coisas anunciadas) mas nos ZoEs por exemplo, raramente vi menção a isso.
Obrigado

-
BrunoFonseca Escreveu: ↑08 set 2022, 16:17Há sempre perda de energia (calor).tiago Escreveu: ↑08 set 2022, 14:14Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?BrunoFonseca Escreveu: ↑08 set 2022, 12:58A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Obrigado pelas dicas.
Imagine que o contador do quadro contabiliza 20kWh, com perdas de 7% significa que só entra na bateria 18,6kWh.
Uma bateria nova para um Zoe deve rondar os 8.000€+iva.
No meu caso particular, comprei o zoe com bateria em regime de aluguer, pois financeiramente era mais vantajoso e na altura (2018) também tinha dúvidas sobre a degradação das baterias.
Nem me tinha lembrado de tal coisa, nessa parte das perdas.
Nos anos que tem o seu ZoE tem notado alguma degradação significativa de bateria?
Sei que tem contrato e que abaixo de X % eles colocam uma nova, mas era só para ficar com uma ideia.
Obrigado