Apresentação - viável ou não ter um elétrico
- Arad79
- Registado: 15 set 2020, 09:52
- Data de fabrico: 14 jun 2017
- Capacidade bateria: 94Ah
Re: Apresentação - viável ou não ter um elétrico
Considere, além do Soul 30kWh, o ioniq 28kWh e o BMW i3 94ah.
Vão ser difícil de encontrar por 20k, sem estarem carregados de km, mas oferecem boas autonomias e baixa degradação.
O Zoe é uma boa opção económica, mas certifique-se de que tem bateria em propriedade.
Bem vindo ao fórum.
Vão ser difícil de encontrar por 20k, sem estarem carregados de km, mas oferecem boas autonomias e baixa degradação.
O Zoe é uma boa opção económica, mas certifique-se de que tem bateria em propriedade.
Bem vindo ao fórum.
Última edição por Arad79 em 09 set 2022, 18:25, editado 1 vez no total.
-
- Registado: 07 set 2022, 11:43
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Boa tarde,mafgod Escreveu: ↑08 set 2022, 14:55A potência que tem contratada de 3,45kVA, o seja 15A, vai fazer com que carregu o seu VE apenas a 10A sobrando 5A para o resto da casa.
Optando por vazio, pode ter 7 ou 10h de vazio nos dias de semana.
Isso permite carregar a 10A, entre 16 a 23kW, contando com as perdas, uns 15 a 22kW ou menos vão para a bateria.
Admitindo que vai ter um pé moderado, vai permitir carregar em vazio o equivalente para uns 100 a 150km... um pouco menos no inverno/tempo frio.
O valor que tem m mente para comprar o VE é o mesmo para um ICE?
Se for, lembre-se que irá, carregando em casa, reduzir uns 75% do que paga em combustível.. quero com isto dizer que, esticadno um pouco mais num VE, a diferença para um ICE rapidamente é anulada.
Seja como for, na casa dos 20k, tem ZOE40, i3, Leaf40, .... é escolher![]()
Antes de mais obrigado pelas dicas.
Não sei o que é um ICE

Leafs tenho duvidas em relação ás baterias, por não serem refrigeradas. Uns falam bem outros falam mal, sinceramente não entendo se é bom ou mau para a longevidade da bateria.
Em relação aos carregamentos é verdade que os ZoEs de 40kw podem demorar 22h para carregar totalmente a bateria?
Isto dos carregamentos e tempos de carregamentos é um pouco confuso para mim, existe algum sitio onde se possa consultar essas informações?
Obrigado
-
Não me tinha lembrado dessa questão no caso das perdas.BrunoFonseca Escreveu: ↑08 set 2022, 16:17Há sempre perda de energia (calor).tiago Escreveu: ↑08 set 2022, 14:14Desculpe, mas isso das perdas não entendi. Refere se a não carregar totalmente ou é "gastou" mais de luz do que supostamente entrou no carro?BrunoFonseca Escreveu: ↑08 set 2022, 12:58A potência que refere na garagem é suficiente. No caso dos Zoe, quanto menor a potência de carregamento, maiores as perdas (tenho medido perdas de 7% entre o que é verificado no contador vs o que entra no carro.
Quanto à degradação da bateria... é algo q pode acontecer mais em VE de 1 geração e/ou má utilização ou utilização excessiva, mas em termos gerais é um não tema.
A degradação é algo que será normal, eu tento ver algo que me possa dar x anos relativamente folgado. Sei que eventualmente posso ter que investir numa bateria nova.
Já agora, no caso do seu ZoE sabe qual é o custo de uma bateria nova ou se dá para reparar modulos?
Obrigado pelas dicas.
Imagine que o contador do quadro contabiliza 20kWh, com perdas de 7% significa que só entra na bateria 18,6kWh.
Uma bateria nova para um Zoe deve rondar os 8.000€+iva.
No meu caso particular, comprei o zoe com bateria em regime de aluguer, pois financeiramente era mais vantajoso e na altura (2018) também tinha dúvidas sobre a degradação das baterias.
Notou alguma degradação significativa no ZoE?
Obrigado
-
Boa tarde,Arad79 Escreveu: ↑08 set 2022, 19:31Considere, além do Soul 30kWh, o ioniq 28kWh e o BMW i3 94ah.
Vão ser difícil desencontrar por 20k, sem estarem carregados de km, mas oferecem boas autonomias e baixa degradação.
Bem vindo ao fórum.
Já vi os I3s e são interessantes mas agora não se apanha nenhum dentro do orçamento com "poucos" kms.
O primeiro i3 que vi foi com o sistema rex que me pareceu interessante, mas a ideia será sempre um 100% electrico.
-
Outra duvida que tenho é em relação as garantias.
Normalmente as marcas dão x anos de garantia ou x kms. Comprando um usado, se estiver tudo dentro dos prazos, kms e revisões em dia na marca. Acabo por ter "direito" a essa mesma garantia ou isto não é assim tão simples?
Obrigado, por estarem a aturar me com estas duvidas todas.
Normalmente as marcas dão x anos de garantia ou x kms. Comprando um usado, se estiver tudo dentro dos prazos, kms e revisões em dia na marca. Acabo por ter "direito" a essa mesma garantia ou isto não é assim tão simples?
Obrigado, por estarem a aturar me com estas duvidas todas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
ICE = Internal Combustion Engine, carro a combustão 
Se carregar a 10A, ou seja, 2,3kW (230 V x 10 A = 2,3kVA ou 2,3kW), vai demorar de fato mais de 20h a carregar um ZOE40, ou melhor, um VE com bateria e 40kWh, dos "zero" aos "100%" da bateria.
Fazendo umas contas simples, é dividir a energia que precisa pela energia que consegue encher por cada hora... ou seja, nese caso 40 kWh / 2,3 kW = 17,4h mais tempo para perdas, andará pelas 20h (atenção que a última hora praticamente não carrega nada de jeito).
Sobre a garantia, a garantia é europeia, portanto, se o usado vem de um país europeu ela é válida.

Se carregar a 10A, ou seja, 2,3kW (230 V x 10 A = 2,3kVA ou 2,3kW), vai demorar de fato mais de 20h a carregar um ZOE40, ou melhor, um VE com bateria e 40kWh, dos "zero" aos "100%" da bateria.
Fazendo umas contas simples, é dividir a energia que precisa pela energia que consegue encher por cada hora... ou seja, nese caso 40 kWh / 2,3 kW = 17,4h mais tempo para perdas, andará pelas 20h (atenção que a última hora praticamente não carrega nada de jeito).
Sobre a garantia, a garantia é europeia, portanto, se o usado vem de um país europeu ela é válida.
-
- Proprietário Leaf
Ainda com esse exemplo, se carregar a 16A (3,7kW) iria precisar "apenas" de 10h
Normalmente o carregador de origem permite apenas 10A (alguns com um tomada com iman, green-up por exemplo - cara para xuxu-, ainda permitem a 12 ou 13A) porém, compra-se com facilidade e a preços na ordem dos 150€ uns que permitem carregar a 16A também.

Normalmente o carregador de origem permite apenas 10A (alguns com um tomada com iman, green-up por exemplo - cara para xuxu-, ainda permitem a 12 ou 13A) porém, compra-se com facilidade e a preços na ordem dos 150€ uns que permitem carregar a 16A também.
-
Terei que ver essa situação em relação aos tempos de carregamento.mafgod Escreveu: ↑09 set 2022, 17:35Ainda com esse exemplo, se carregar a 16A (3,7kW) iria precisar "apenas" de 10h![]()
Em principio como irei adquirir um VE com autonomia de +250km, não deve ser preciso carregar todos os dias, embora não sei se o melhor é ou não carregar todos os dias. Isto porque o trajecto será de 120km +/- por dia. Convem carregar todos os dias mesmo que a bateria esteja a 40/50% e deixar até aos tais 80/90%?
Muito obrigado, pelo tempos que tem perdido a responder-me.
PS: fiz "repost" a dois posts embora ligeiramente diferente porque achei que não tinha submetido correctamente ontem. Desculpem o respost.
-
- Proprietário Leaf
É preferível carregar 20% por exemplo todos uns dias do que uma vez por semana a 100%.
Para a longevidade da bateria, 0-100% é um ciclo de carga, 5 x 20% apesar de o resultado ser o mesmo a nível de energia não conta como um cliclo inteiro de carga... mas também não conta como zero
Por isso, para 120km diários, precisará de uns 18kWh, mais as perdas... uns 20kWh da tomada.... a 10A serão quase 9h.... e a 16A seriam umas 5h30.
Para a longevidade da bateria, 0-100% é um ciclo de carga, 5 x 20% apesar de o resultado ser o mesmo a nível de energia não conta como um cliclo inteiro de carga... mas também não conta como zero

Por isso, para 120km diários, precisará de uns 18kWh, mais as perdas... uns 20kWh da tomada.... a 10A serão quase 9h.... e a 16A seriam umas 5h30.
- Arad79
- Registado: 15 set 2020, 09:52
- Data de fabrico: 14 jun 2017
- Capacidade bateria: 94Ah
É mau. Se fizer trajetos pouco exigentes e carregar quase sempre em casa, em princípio não terá problemas. As limitações aparecem sob altas temperaturas e fazendo carregamentos rápidos frequentes.