Neste momento o Kia E-Niro 64 conta com 140.014km feitos em 428 dias (desde 17 novembro 2021) o que da media de 327km/dia
Não seram bem 327km/dia exactos porque a utilização é de 5 dias de trabalho e 2 de lazer. mas mesmo assim 140.014km em 1 ano e 2 meses ainda é obra
Os hábitos de carregamento é de 100% durante os dias úteis e ao fim de semana
não carrego desde que a bateria não fique abaixo de 20%
Carrego com a box inteligente do APR (grande maquina) entre os 25A e os 32A conforme a amperagem necessária para sair a hora do carregamento terminar.
Talvez tenha feito 1 a 2 cargas rápidas por mes até aos 50% num dia que tenha de fazer um extra..e do que me lembre nos últimos 3 meses cheguei a casa abaixo dos 10% por 3 ou 4 vezes, de resto a norma é chegar entre os 20% a 30%.
Notas:
A bateria continua a 100% segundo car scanner e EV watchdog
A media continua nos 13,5kWh com 480km de autonomia no inverno.
Tipo de condução
Sem regeneração activa
Modo Eco
40% cidade
60% via rapidas e AE
Acidentes e avarias
Tive um pequeno toque por detrás a semana passada e ainda estou a espera de peças por parte da KIA...e vai demorar 1 mes ou mais.
Vidro do lado do condutor as vezes em vez de subir ele desce (crónico)
Cintos traseiros nao teem força (crónico)
Esporadicamente a suspensão range nas lombas (crónico)
A porta do carregamento bloqueou (crónico) com ajuda de um membro do Kia Portugal no telegram, carreguei varias vezes na chave e ao mesmo tempo uns murros na porta para abrir, o cabo/peça de cor roxa que deveria fazer a abertura manual não funcionava.
Estetica interior e exterior
A nivel de interiores os plásticos cumprem (não é luxo) tenho usado diferentes tipos de líquidos para manutenção.
Os estofos teem sido limpos diariamente com removedor de manchas e nódoas para tecidos de cores.
Uso um aspirador portátil para manter a viatura sempre aspirada e o tapete de borracha da praxe.
O inverno tem sido aspero e noto que desde o ano passado o Kia tem estado muito mais sujo, a pintura não me parece a mesma pois a lixo agarra muito mais, carros de cor preta foi o ultimo... a próximo será cinza rato.
Opinião para serviço TVDE e Particulares
o Kia e-Niro esta aprovado desde que não tenha avarias mas.....um grande mas.
A nivel de assistencia a KIA tem cumprido, mas tenho notado que a nível logístico e de peças, reparações, garantias a KIA não é tão rápida e eficaz como a Toyota (viatura anterior) e para uma viatura profissional faz muita diferença entre ficar 1 dia parado ou 1 semana parado.
Nos últimos dias tem estado bastante frio e tem alturas que o aquecimento tem de ser ligado, e isso nota-se em menos 50km de autonomia ao fim do dia, para quem tem modelo de 39kWh pode ser problemático ou mais dispêndioso com a necessidade de carregar meio do dia.
Para um particular um Kia e-niro vai durar imenso tempo, a bateria esta muito bem conseguida, no meu caso sem degradação e basta que cumpram os básicos de carga e descarga, não abusar dos carregamentos rápidos e dias de temperatura extrema de calor e frio.
E sorte, é preciso sorte no caso da roleta russa que tem afectado os kia e os hyundais