
Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh
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Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh
Boa tarde, caros e caras proprietários de veículos elétricos.
Tenho um Leaf, de 2017, com cerca de 48.000km, endo-o comprado em 2ª mão, no concessionário Entreposto de Lisboa.
Quando o comprei, tinha cerca de 30.000km, com 2 anos de uso e tinha ainda as barras todas da bateria (12).
Passado cerca de 1 ano da compra, perdeu uma barra e passados cerca de 10 meses, após a perda da primeira, perdeu a segunda barra. Faço carregamentos em casa, numa tomada de 16A. No início, após a compra, carreguei em alguns postos do Mobi.e.
Como é óbvio, a autonomia desceu, sendo que noto uma diferença significativa entre o período de verão e de inverno: de verão consigo cerca de 190/200 km de autonomia com carregamento a 100%, de inverno consigo apenas 170/180km.
Há 1 mês adquiri um conector ODBII e no início do mês, carreguei o LeafSpy para o meu smartphone. Ao fim de algum temp de luta com o "sistema", lá consegui ligar e, num dia em que tinha caregado a bateria a 100%, obtive a indicação do SOC a 97,8%.
1ª Questão: gostaria de colocar aqui as imagens que retirei do LeafSpy. Como posso inseri-las aqui?
2ª Questão: é normal esta discrepância entrre a autonomia o inverno e no verão?
3ª Questão: é normal a perda destas 2 barras com, relativamente, tão poucos kms?
4ª Questão: desde que adquiri o Leaf, ainda só fui uma vez à Nissan, aqui em Coimbra, para resolver a questão de reset aos Connection Services para poder assignar a minha conta e foi logo no início da aquisição da viatura. Podem dizer-me se têm conhecimento de que existam atualizações de software/firmware dos veículos regulares e que possam contribuir para um melhor desempenho das baterias?
Grato pela vossa atenção,
Cordialmente
Paulo Cardoso
Coimbra
Tenho um Leaf, de 2017, com cerca de 48.000km, endo-o comprado em 2ª mão, no concessionário Entreposto de Lisboa.
Quando o comprei, tinha cerca de 30.000km, com 2 anos de uso e tinha ainda as barras todas da bateria (12).
Passado cerca de 1 ano da compra, perdeu uma barra e passados cerca de 10 meses, após a perda da primeira, perdeu a segunda barra. Faço carregamentos em casa, numa tomada de 16A. No início, após a compra, carreguei em alguns postos do Mobi.e.
Como é óbvio, a autonomia desceu, sendo que noto uma diferença significativa entre o período de verão e de inverno: de verão consigo cerca de 190/200 km de autonomia com carregamento a 100%, de inverno consigo apenas 170/180km.
Há 1 mês adquiri um conector ODBII e no início do mês, carreguei o LeafSpy para o meu smartphone. Ao fim de algum temp de luta com o "sistema", lá consegui ligar e, num dia em que tinha caregado a bateria a 100%, obtive a indicação do SOC a 97,8%.
1ª Questão: gostaria de colocar aqui as imagens que retirei do LeafSpy. Como posso inseri-las aqui?
2ª Questão: é normal esta discrepância entrre a autonomia o inverno e no verão?
3ª Questão: é normal a perda destas 2 barras com, relativamente, tão poucos kms?
4ª Questão: desde que adquiri o Leaf, ainda só fui uma vez à Nissan, aqui em Coimbra, para resolver a questão de reset aos Connection Services para poder assignar a minha conta e foi logo no início da aquisição da viatura. Podem dizer-me se têm conhecimento de que existam atualizações de software/firmware dos veículos regulares e que possam contribuir para um melhor desempenho das baterias?
Grato pela vossa atenção,
Cordialmente
Paulo Cardoso
Coimbra

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- frankesousa
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Re: Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh
se o leaf é de 2017 há alguma probabilidade de precisar de uma atualização de software para estimar corretamente a capacidade real da bateri.
Para saber, deve ir ao leafspy -> definições -> Ativar o ecrã de serviço -> ir ao ecrã de serviço -> carregar em "read ECU versions"
Nesse ecrã depois de carregar no botão "Read ECU versions" terá uma linha do tipo:
"4NR6A HV BATTERY"
ou
"4NR6B HV BATTERY"
Ora o software "antigo" é o A e o "novo" o B.
Para saber, deve ir ao leafspy -> definições -> Ativar o ecrã de serviço -> ir ao ecrã de serviço -> carregar em "read ECU versions"
Nesse ecrã depois de carregar no botão "Read ECU versions" terá uma linha do tipo:
"4NR6A HV BATTERY"
ou
"4NR6B HV BATTERY"
Ora o software "antigo" é o A e o "novo" o B.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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- Nonnus
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Re: Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh
1º- terá de carregar as imagens para um host the imagens (existem vários na internet) e depois usar o link dessa imagem com este codigopjac1968 Escreveu: ↑19 jan 2022, 16:161ª Questão: gostaria de colocar aqui as imagens que retirei do LeafSpy. Como posso inseri-las aqui?
2ª Questão: é normal esta discrepância entrre a autonomia o inverno e no verão?
3ª Questão: é normal a perda destas 2 barras com, relativamente, tão poucos kms?
4ª Questão: desde que adquiri o Leaf, ainda só fui uma vez à Nissan, aqui em Coimbra, para resolver a questão de reset aos Connection Services para poder assignar a minha conta e foi logo no início da aquisição da viatura. Podem dizer-me se têm conhecimento de que existam atualizações de software/firmware dos veículos regulares e que possam contribuir para um melhor desempenho das baterias?
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Paulo Cardoso
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3- É. A degradação dos Leaf não tem a ver com o nº de KM, mas sim com o tempo de vida da bateria. O que temos visto é que um carro de 2017 com 40000km tem a mesma degradação de um carro de 2017 com 130000km. Ao contrário do que muitos dizem não é os carregamentos rápidos, não é o facto de fazer carregamentos apenas até 80% que a degradação é menor. No caso dos Leaf é exactamente a mesma coisa, salvo raras exepções de abusos.
4- o frankesousa já respondeu. Basta ver se tem a última versão do software que gere a bateria, caso tenha a antiga é levar o carro a Nissan que fazem o update de forma gratuita.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
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- rjspedition
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Re: Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh
Boa tarde,
Só para dar mais ainda força nesta questão, já que também o senti nestes 6 meses de Leaf em casa:
O resto também já se encontra bem respondido.
O que diz o Spy nos campos SOH (Health) e Hx ?
Só para dar mais ainda força nesta questão, já que também o senti nestes 6 meses de Leaf em casa:
Como o colega Nonnus já referiu, sim. Notei a mesma coisa do verão até agora. A tal quebra de aprox. "20 km".2ª Questão: é normal esta discrepância entrre a autonomia o inverno e no verão?
O resto também já se encontra bem respondido.
O SOC (Charge) também nunca me passa desse valor ao carregar a 100%.^Há 1 mês adquiri um conector ODBII e no início do mês, carreguei o LeafSpy para o meu smartphone. Ao fim de algum temp de luta com o "sistema", lá consegui ligar e, num dia em que tinha caregado a bateria a 100%, obtive a indicação do SOC a 97,8%.
O que diz o Spy nos campos SOH (Health) e Hx ?
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Re: Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh

Coimbra
- frankesousa
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Re: Estado de bateria do meu Leaf 30 kWh
Falta o "service secreen" para confirmar que não está atualizado ou não
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
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