O Tesla Model 3 e o Model Y apresentam-se para 2023 com uma forte quebra no preço. O primeiro, que era comercializado desde 54.990 euros, passa a custar menos dez mil euros, reflectindo uma quebra de 18%, apresentando um preço de tabela, a partir desta sexta-feira, de 44.990 euros.
No que diz respeito ao Model Y, um SUV de tamanho médio, a descida é menor, mas ainda assim significante: de 49.990 para 46.990 euros, o que se traduz numa quebra de 6%.
(...)
https://www.publico.pt/2023/01/13/fugas ... os-2034822

Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Imagino que quem tenha comprado um carro o mês passado não fique muito contente.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
É o que é. O carro mais vendido na Europa no final do ano passado (não é o VE, é o carro no geral) ficou 15-20% mais barato. Eu diria que é uma pedrada no charco, uma hipótese significativa de mais pessoas acederem a um VE (nota: não acompanho minimamente a teoria do "acelerar a transição não-sei-quê", acho que é uma jogada comercial fortíssima que põe a concorrência em sentido e, no limite, puxa preços para baixo).
Olhar para esta baixa de preços principalmente como uma chatice para quem comprou recentemente parece-me muito redutor... Para quem está para vender de facto é chato, mas quem os vendeu antes, comprados a preços pré-subida e vendidos a preços pós-subida anterior não se queixou muito.
Não sou nada fã do Musk e até acho que ele anda meio desequilibrado. Mas hoje li uma resposta dele no Twitter que é tal e qual: se os preços voltarem a subir no futuro e comprares agora, vais passar um cheque à Tesla pela diferença de preço? Não dá para ter o melhor de ambos os lados".
Olhar para esta baixa de preços principalmente como uma chatice para quem comprou recentemente parece-me muito redutor... Para quem está para vender de facto é chato, mas quem os vendeu antes, comprados a preços pré-subida e vendidos a preços pós-subida anterior não se queixou muito.
Não sou nada fã do Musk e até acho que ele anda meio desequilibrado. Mas hoje li uma resposta dele no Twitter que é tal e qual: se os preços voltarem a subir no futuro e comprares agora, vais passar um cheque à Tesla pela diferença de preço? Não dá para ter o melhor de ambos os lados".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Sem dúvida!
Carros que já estavam ridiculamente caros, ficam agora completamente no domínio do irracional para quem os compra, com estes novos preços da Tesla.
Esta baixa de preços é pura estratégia comercial, colocando a concorrência no seu devido lugar e preparando o mercado para a crescente capacidade produtiva da Tesla. Ao preço anterior o mercado já estava a dar sinais de saturar, e não tendo um modelo de gama mais económica, a única maneira da Tesla conseguir aumentar vendas é baixar o preço.
Sim, se tivesse comprado o carro há 1 mês estaria chateado, mas… incha, desincha e passa.
Carros que já estavam ridiculamente caros, ficam agora completamente no domínio do irracional para quem os compra, com estes novos preços da Tesla.
Esta baixa de preços é pura estratégia comercial, colocando a concorrência no seu devido lugar e preparando o mercado para a crescente capacidade produtiva da Tesla. Ao preço anterior o mercado já estava a dar sinais de saturar, e não tendo um modelo de gama mais económica, a única maneira da Tesla conseguir aumentar vendas é baixar o preço.
Sim, se tivesse comprado o carro há 1 mês estaria chateado, mas… incha, desincha e passa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Quem comprou o carro o mês passado ou semana passada se for para ficar com ele durante uns anos estas reduções só devem afetar o ego, o resto é peaners como dizia o outro.
Se foi a pensar em negócio, pois...
Se foi a pensar em negócio, pois...
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Talvez não tenha sido claro, mas vou repetir:BrunoAlves Escreveu: ↑14 jan 2023, 03:28É o que é. O carro mais vendido na Europa no final do ano passado (não é o VE, é o carro no geral) ficou 15-20% mais barato. Eu diria que é uma pedrada no charco, uma hipótese significativa de mais pessoas acederem a um VE (nota: não acompanho minimamente a teoria do "acelerar a transição não-sei-quê", acho que é uma jogada comercial fortíssima que põe a concorrência em sentido e, no limite, puxa preços para baixo).
Olhar para esta baixa de preços principalmente como uma chatice para quem comprou recentemente parece-me muito redutor... Para quem está para vender de facto é chato, mas quem os vendeu antes, comprados a preços pré-subida e vendidos a preços pós-subida anterior não se queixou muito.
Não sou nada fã do Musk e até acho que ele anda meio desequilibrado. Mas hoje li uma resposta dele no Twitter que é tal e qual: se os preços voltarem a subir no futuro e comprares agora, vais passar um cheque à Tesla pela diferença de preço? Não dá para ter o melhor de ambos os lados".
IMG-20230113-WA0031.jpg
Não estou a fazer considerações se é bom para quem vendeu antes da descida (é preciso?Imagino que quem tenha comprado um carro o mês passado não fique muito contente.



A realidade é que quem comprou há uns dias ou poucas semanas perdeu 10 mil €, mas pelos comentários, esta quantia é irrelevante, pelo menos neste fórum.
Como alguém disse em tempos, "pimenta no c* dos outro é refresco para mim".
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Até posso dar o meu exemplo, tenho um clássico que pelo free SuC está(va) muito valorizado e pensei em aproveitar isso para venda. De repente ficou muito menos valorizado. Shit happens, na realidade até estavam mais caros do que seria normal em mercado "normal". Portanto a pimenta também anda neste c*
Entendo a revolta, mas é sem nexo. Nunca se viu tamanha revolta por alguma descida de preços.
Se calhar é preferível ir a um concessionário de uma marca "convencional" em determinado dia, vestido "à Zé" e pedinchar crédito bancário para trazer um certo carro.
No mesmo dia, um outro cliente vai lá mas vestido a rigor e que conhece as pessoas certas, trazer o MESMO carro, no mesmo dia, pelos mesmos 10k€ a menos.
Isso é mais justo.
Só se comprou para vender. Se não, tem exactamente o mesmo valor. Como li não sei onde, é negociar com o seguro para baixar o prémio.
Entendo a revolta, mas é sem nexo. Nunca se viu tamanha revolta por alguma descida de preços.
Se calhar é preferível ir a um concessionário de uma marca "convencional" em determinado dia, vestido "à Zé" e pedinchar crédito bancário para trazer um certo carro.
No mesmo dia, um outro cliente vai lá mas vestido a rigor e que conhece as pessoas certas, trazer o MESMO carro, no mesmo dia, pelos mesmos 10k€ a menos.
Isso é mais justo.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Se a Tesla precisa de mover a nova produção e achar que a única maneira de o fazer é baixar significativamente os preços, não podem se preocupar muito com quem comprou antes dessa baixa de preço e ainda bastante menos com os efeitos de segundo nível nos mercados de usados. Eles montaram uma máquina complexa que dispara carros a uma velocidade incrível (em 2022 um Model 3 ou model Y a cada 25 segundos!), e por isso têm de manter a procura.
Eu só vejo esta explicação para a baixa de preços não ser gradual (a tal história do sapo numa panela a aquecer...). Eles precisam MUITO de estimular a procura, num mercado dos 60k€/carro já saturado e por isso precisam de entrar no mercado dos 50k€ e abaixo (que é bem maior que o anterior). A explicação de passar para os clientes os ganhos com a aquisição de componentes é um lirismo que não existe no mundo dos negócios...e ainda menos o de ser a prossecução da sua missão..
O que o Bruno disse é bem verdade, o facto de eles terem um negócio de venda direta ao cliente com preços fixos não permite mascarar estas coisas como fazem as outras marcar, onde o preço real de venda dos carros é diferente em todo o lado e obscuro (o preço oficial recomendado não vale o SSD onde está guardado).
Eu só vejo esta explicação para a baixa de preços não ser gradual (a tal história do sapo numa panela a aquecer...). Eles precisam MUITO de estimular a procura, num mercado dos 60k€/carro já saturado e por isso precisam de entrar no mercado dos 50k€ e abaixo (que é bem maior que o anterior). A explicação de passar para os clientes os ganhos com a aquisição de componentes é um lirismo que não existe no mundo dos negócios...e ainda menos o de ser a prossecução da sua missão..
O que o Bruno disse é bem verdade, o facto de eles terem um negócio de venda direta ao cliente com preços fixos não permite mascarar estas coisas como fazem as outras marcar, onde o preço real de venda dos carros é diferente em todo o lado e obscuro (o preço oficial recomendado não vale o SSD onde está guardado).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Não sei se vocês estão lembrados mas aqui a uns meses largos a Nissan fez exactamente o mesmo com o Leaf. Talvez por outras razões, mas fê-lo.
Também a Mazda retirou 10000€ ao MX-30, com algumas condições é certo, mas o preço do carro caiu 10000€.
Também a Mazda retirou 10000€ ao MX-30, com algumas condições é certo, mas o preço do carro caiu 10000€.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 116
- Registado: 25 ago 2019, 16:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Vou dar a minha opinião como "afetado" nesta situação, pois comprei um model y à cerca de um mês e meio.
Realmente é lixado que pela diferença de um mês e meio já tenha perdido 4.000€ da ajuda ambiental (não estava à espera que a Tesla antecipasse a entrega do carro quando todas as outras marcas têm prazos ridículos de entrega) e agora mais 3.000€ da redução de preço.
Mas a redução de preço nunca é uma coisa negativa. Deviam as marcas todas conseguir fazer o mesmo para termos eléctricos mas baratos!
Na Alemanha quando a Tesla não conseguiu entregar os carros dentro do prazo da ajuda dos estado esta assumiu o valor da diferença.
Neste caso a nível mundial não teria forma de fazer isso, mas podia por exemplo oferecer extras ou carregamentos aos clientes "afetados". Por exemplo oferecer o autopilot aperfeiçoado ou km equivalentes de carregamentos. Pelos extras como são a nível de software a marca não teria de perder grande dinheiro mas contribuía para a satisfação e fidelização dos clientes.
Realmente é lixado que pela diferença de um mês e meio já tenha perdido 4.000€ da ajuda ambiental (não estava à espera que a Tesla antecipasse a entrega do carro quando todas as outras marcas têm prazos ridículos de entrega) e agora mais 3.000€ da redução de preço.
Mas a redução de preço nunca é uma coisa negativa. Deviam as marcas todas conseguir fazer o mesmo para termos eléctricos mas baratos!
Na Alemanha quando a Tesla não conseguiu entregar os carros dentro do prazo da ajuda dos estado esta assumiu o valor da diferença.
Neste caso a nível mundial não teria forma de fazer isso, mas podia por exemplo oferecer extras ou carregamentos aos clientes "afetados". Por exemplo oferecer o autopilot aperfeiçoado ou km equivalentes de carregamentos. Pelos extras como são a nível de software a marca não teria de perder grande dinheiro mas contribuía para a satisfação e fidelização dos clientes.
-
- Mensagens: 89
- Registado: 28 mai 2020, 13:48
- Data de fabrico: 28 nov 2019
- Capacidade bateria: 174.92 Ah
Re: Tesla baixa preços da noite para o dia: Model 3 custa menos dez mil euros
Bom, eu "aproveitei" para antecipar compra
(estava para comprar um TM3 no fim de 2023, e antecipei para agora, não fossem aumentar o preço).
Acho que a ideia da Tesla são 3 partes:
1- Publicidade! ninguem ia falar uma baixa de 1000€, já 10 000€ pôs todos a falar nisso.
2- Fazer repensar /cancelar encomendas de pessoas que estavam a pensar comprar outras marcas. Tenho o exemplo de um amigo que estava quase a finalizar o negocio de um Cupra Born, e agora esta a equacionar o TM3 SR+, dado custar o mesmo. como ele muitos.
3- Vender o inventario que esta em pipeline para ser produzido. Devia haver uma baixa marcada na procura, de varias causas, e eles querem "despachar" o inventario, dado não terem stands para absorver viaturas como as outras marcas. Para alem disso o mercado chines está a ficar "congelado"...
Se acho bem uma oscilação tão grande: Não, acho que a variação deveia ser mais gradual. Que me deu jeito: Sem duvida
Quem comprou em 2022 foi porque achava que o carro "valia" o que pagou por ele. Se não tinha ficado com o € na carteira.
Agora, como já ca veio referido: acho muito piro a practica das outras marcas / modelo do Stand, em que para o Manuel o desconto é 0% e o Joaquim ja saca 20% de desconto. Isso e um modelo arcaico, mas o povo gosta, para poder dizer que pagou 60 000 e o carro "custava 65 000", e que por isso fez um grande negocio...

Acho que a ideia da Tesla são 3 partes:
1- Publicidade! ninguem ia falar uma baixa de 1000€, já 10 000€ pôs todos a falar nisso.
2- Fazer repensar /cancelar encomendas de pessoas que estavam a pensar comprar outras marcas. Tenho o exemplo de um amigo que estava quase a finalizar o negocio de um Cupra Born, e agora esta a equacionar o TM3 SR+, dado custar o mesmo. como ele muitos.
3- Vender o inventario que esta em pipeline para ser produzido. Devia haver uma baixa marcada na procura, de varias causas, e eles querem "despachar" o inventario, dado não terem stands para absorver viaturas como as outras marcas. Para alem disso o mercado chines está a ficar "congelado"...
Se acho bem uma oscilação tão grande: Não, acho que a variação deveia ser mais gradual. Que me deu jeito: Sem duvida

Quem comprou em 2022 foi porque achava que o carro "valia" o que pagou por ele. Se não tinha ficado com o € na carteira.

Agora, como já ca veio referido: acho muito piro a practica das outras marcas / modelo do Stand, em que para o Manuel o desconto é 0% e o Joaquim ja saca 20% de desconto. Isso e um modelo arcaico, mas o povo gosta, para poder dizer que pagou 60 000 e o carro "custava 65 000", e que por isso fez um grande negocio...