De forma resumida o sistema de bateria AC que tinha mostrado neste topico era baseado em:
- um pack completo de um Audi hibrido, cerca de 18kwh brutos com o BMS original
- Um sensor de corrente DC CAN nao intrusivo
- um inversor chinoca de 800W com sensor de corrente rs485
- um carregador EV Elcon de 3.6kW CAN
- um controlador feito por mim que le os dados do BMS + sensor de corrente do medidor de energia do quadro geral e controla o inversor e o carregador.
O sistema tinha uma tensão nominal de 108V por limitação do inversor e funcionava relativamente bem, era possivel desviar todo o excedente solar para a bateria e tinha a limitação de apenas conseguir compensar 800W para os consumos da casa.
As evoluções seguintes foram:
- Adquirir um inversor hibrido goodwe GW-6000EH e reconverter o sistema de 30S para 84S
- comprar uma bateria completa de um leaf 24kWh
A ideia era aparafusar a bateria na parede, tal como ela veio, ligar o + e o - DC ao inversor, e mais 2 fios CAN, resolver a sequencia de pré-carga e tava feito!!! Mas depois de ver o tamanho e o peso do pack não houve forma nenhuma de a meter local definitivo por causa do acesso.
A bateria a vir:
a bateria a ir embora

- trocar a bateria do leaf 24kWh por uma desmontada de 64kWh de um e-Niro + um BMS velho de um Leaf.
Tive que voltar a ter que inventar para por tudo a funcionar....

A bateria no sitio empilhada com os restos da palete onde veio a do Leaf
As ligações das celulas ficaram todas viradas para o mesmo lado, facilitou a gestão dos fios e do BMS
Tive que fazer umas PCB's para failitar a ligação dos 96+ fios ao BMS
Para o controlador tambem fiz umas pequenas PCB's que dão para se ligar entre elas e cada uma tem 1xCAN + 1XR485 e um BUS partilhado para poder trocar dados entre eles
O sistema está a funcionar há algum tempo, consegue "engolir" toda a produção solar para ser usada quando é mesmo necessária. Estou ainda a ponderar se vou totalmente offgrid com carregamentos esporadicos de noite, ou fico ligado à rede, ha vantagens e desvantagens em ambos os cenários. Por agora o que fui aprendendo:
- Em modo offgrid estou "limitado" a 6kW, ja ultrapassei o limite varias vezes e nao é bonito, vai tudo abaixo e ha situações onde o inversor nao recupera sozinho. a rede é muito mais tolerante a picos de utilização.
- Ligado à rede consigo ter a potencia contratada + os 6kW, é fantastico conseguir carregar a 7.4kW ou até 2 VE a potencias mais baixas e ter ainda praticamente toda a potência contratada para a casa. O EVSE inteligente está atento e garante que nada vai abaixo e o inversor pode dar o maximo que tem. A desvantagem é nao ver o zero no consumo, ha sempre um valor residual de consumo que multiplicado por 30 dias ainda é alguma coisa.
- Os VE são fundamentais no equilibrio do sistema, precisam de carregar a energia a mais que está na bateria estacionária, para que esta possa receber a produção solar do dia a seguir, mas tambem têm que deixar alguma energia para cobrir o consumo.
E é isto, acho que é uma solução bastante diferente do que se costuma ver por aí, partilho por achar que poderá ser interessante ver algo a funcionar derivado de um mix de restos de fabricantes diferentes. Alguma questão que tenham já sabem!