
Novo Electrico
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Novo Electrico
Não podemos aferir o estado da saúde uma população indo a um hospital, tal como eu acho errado assumir que os casos que aparecem nas redes sociais são representativos da frota Tesla em Portugal.
Das pessoas que conheço com Tesla, e são muitas dezenas, não reconheço esse tipo de problemas relatados. Ainda é uma amostra pequena, e obviamente vale o que vale.
O único problema que é consistente é o do ruído Cheap Bed Motel no eixo da frente do TM3. Vários já tiveram de, em garantia (e fora também...), trocar o apoio do braço da direção/suspensão. Sendo um carro pesado e de altas performances, essa peça devia ser mais reforçada para aguentar as cargas dinâmicas a que é sujeita.
Das pessoas que conheço com Tesla, e são muitas dezenas, não reconheço esse tipo de problemas relatados. Ainda é uma amostra pequena, e obviamente vale o que vale.
O único problema que é consistente é o do ruído Cheap Bed Motel no eixo da frente do TM3. Vários já tiveram de, em garantia (e fora também...), trocar o apoio do braço da direção/suspensão. Sendo um carro pesado e de altas performances, essa peça devia ser mais reforçada para aguentar as cargas dinâmicas a que é sujeita.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Novo Electrico
Vale o que vale, mas que a fava existe, existe e pelos comentários existem mais pessoas com o mesmo problema.alguém no grupo da Tesla no facebook Escreveu:Model 3 com 4 dias e ecrã não liga, apenas se ouve música e da para conduzir. 2 dias seguidos num mesmo local (contudo há mais teslas estacionados e não dão este problema). Teslas esses que não fizeram última atualização.
Hard reset resolve na hora. Agora não me parece normal acontecer isto é num mesmo local dois dias seguidos.
Fora desse local liga sempre.
Já aconteceu com mais alguém (model 3 RWD novo)
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Novo Electrico
E se leres tudo o carro continua a andar e com atualizações, que podes fazer em casa, fica resolvido, quantos Ariyas queres parados da silva que nem a Nissan consegue resolver? E Leaf's com baterias "inchadas"? Kauais e I-Pace's que podem pegar fogo? Mercedes com problemas de travões?Nonnus Escreveu: ↑20 jun 2023, 22:20Vale o que vale, mas que a fava existe, existe e pelos comentários existem mais pessoas com o mesmo problema.alguém no grupo da Tesla no facebook Escreveu:Model 3 com 4 dias e ecrã não liga, apenas se ouve música e da para conduzir. 2 dias seguidos num mesmo local (contudo há mais teslas estacionados e não dão este problema). Teslas esses que não fizeram última atualização.
Hard reset resolve na hora. Agora não me parece normal acontecer isto é num mesmo local dois dias seguidos.
Fora desse local liga sempre.
Já aconteceu com mais alguém (model 3 RWD novo)
Mentalizem-se que os carros elétricos fiáveis era ao inicio, agora é para dar dinheiro não é para durar...
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Novo Electrico
No meu primeiro comentário neste post eu referi isso mesmo, que problemas todos tem. Agora existem uns com mais problemas que outros. Cabe a cada um de nós fazermos a compra conscientes dos problemas de cada um e depois de estarmos bem informados se os problemas aparecerem temos de saber viver com isso.
Neste momento não me vejo a comprar nenhum Tesla, Leaf40 (existem carradas deles a venda em segunda mão a "bom preço") ou Ariya, e na realidade estou contente com o meu Leaf, porque em 155000km a única despesa que me deu foram as suspensões da frente. Quantos carros se podem gabar disso?
Neste momento não me vejo a comprar nenhum Tesla, Leaf40 (existem carradas deles a venda em segunda mão a "bom preço") ou Ariya, e na realidade estou contente com o meu Leaf, porque em 155000km a única despesa que me deu foram as suspensões da frente. Quantos carros se podem gabar disso?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 9
- Registado: 17 abr 2023, 18:42
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Novo Electrico
No meu caso, com o leaf felizmente também nunca tive nenhum problema de maior. É só o pretendo trocar porque realmente é chato fazer viagens de três ou mais horas e ainda ter de carregar. Com um recém nascido então torna se quase impossível. Em relação aos soh das baterias dos Tesla e dos eniro consegue se aferir nas viaturas ou terá de ser com um obd como nos leaf ?
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Novo Electrico
Nenhum VE, excepto os Leaf, mostram o estado de saúde da bateria ao utilizador (sem OBD).TBraga Escreveu: ↑24 jun 2023, 10:43No meu caso, com o leaf felizmente também nunca tive nenhum problema de maior. É só o pretendo trocar porque realmente é chato fazer viagens de três ou mais horas e ainda ter de carregar. Com um recém nascido então torna se quase impossível. Em relação aos soh das baterias dos Tesla e dos eniro consegue se aferir nas viaturas ou terá de ser com um obd como nos leaf ?
Os coreanos (Niros e Kauai) mesmo pelo OBD mostram um valor fictício de 100% mesmo ao fim de muitos km, que indica que arrancou com 110 ou 120% em novo mas não mostra isso, ou seja, está sempre a 100% mesmo que a degradação já seja alguma (mesmo que pouca, é sempre alguma).
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Novo Electrico
Aqui temos um S100D de 2019 com 85.000 kms.
Problemas resolvidos em garantia:
- amarelar a volta do ecran grande
- substituição barras anti torção
- substituição das transmissões do eixo dianteiro
- substituição dos faróis
- substituição comandos volante
E um 3P de 2019 com 77.000 kms
Problemas resolvidos em garantia:
- substituição braços superiores suspensão frente
- substituição dos 4 rolamentos rodas
- substituição dos braços inferiores traseiros e centrais da frente
- tem pendente uma situação relacionada com a desfocagem dos faróis.
Só tenho bem a dizer da Assistência Tesla. Apenas tive uma situação que já relatei mas que mais tarde foi, digamos que, corrigida.
Se, apesar das situações relatadas, voltava a comprar Tesla?
SIM. E a aquisição dos Teslas vieram de vendas de Mercedes…
Até que me provem o contrário, não há qualquer outro veículo eléctrico que me permita fazer viagens ao estrangeiro em total descanso como faço com os Tesla. Mesmo a nível tecnológico, simplicidade, conceito e consumo.
Se me perguntarem se o 3 poderia ser um pouco mais refinado: sim. Mas os Ferrari também não são assim tão refinados…
Já o S está ao nível de qualquer Mercedes.
Neste momento, se me perguntarem qual o carro eléctrico que recomendo? Sem dúvida Tesla.
Quanto aos relatos apresentados sinceramente eu nunca tive esses problemas nem nunca tinha ouvido muitos desses problemas. Um dia um vendedor da Audi (tinha lá ido com um amigo que comprou um Q4 e-tron a dizer que os carros não abrem e que as pessoas em determinada data de dezembro do ano passado tinham ficado impedidas de entrar no carro. Respondi que não era verdade. E ele a insistir porque tinha amigos que lhe contaram e tal. E eu continuei a dizer que não era verdade. E disse-lhe: eu tenho dois e isso não é verdade. E o senhor? Aconteceu consigo? E o homem lá se calou…
Não quero dizer que não possa haver problemas. Existem e irão continuar a existir, como em qualquer marca.
Eu numa carrinha Mercedes praticamente nova, no espaço de um mês esteve cerca de três semanas no concessionário. Ia lá buscá-la e dois dias depois já la estava de novo. Mudou sensores e filtro de partículas e o raio que os parta para me dizerem que ah e tal andar com uma carrinha destas tão poucos kms e em cidade é complicado… perguntei se tinha que trocar a carrinha por um Fiat para poder andar em cidade… por isso, enfim…
A única coisa que se devem preocupar com um veículo eléctrico é a longevidade e degradação da bateria. Aqui a Tesla já tem muitos carros com elevada quilometragem e já dá para ter uma ideia…
Boa compra!
Problemas resolvidos em garantia:
- amarelar a volta do ecran grande
- substituição barras anti torção
- substituição das transmissões do eixo dianteiro
- substituição dos faróis
- substituição comandos volante
E um 3P de 2019 com 77.000 kms
Problemas resolvidos em garantia:
- substituição braços superiores suspensão frente
- substituição dos 4 rolamentos rodas
- substituição dos braços inferiores traseiros e centrais da frente
- tem pendente uma situação relacionada com a desfocagem dos faróis.
Só tenho bem a dizer da Assistência Tesla. Apenas tive uma situação que já relatei mas que mais tarde foi, digamos que, corrigida.
Se, apesar das situações relatadas, voltava a comprar Tesla?
SIM. E a aquisição dos Teslas vieram de vendas de Mercedes…
Até que me provem o contrário, não há qualquer outro veículo eléctrico que me permita fazer viagens ao estrangeiro em total descanso como faço com os Tesla. Mesmo a nível tecnológico, simplicidade, conceito e consumo.
Se me perguntarem se o 3 poderia ser um pouco mais refinado: sim. Mas os Ferrari também não são assim tão refinados…

Já o S está ao nível de qualquer Mercedes.
Neste momento, se me perguntarem qual o carro eléctrico que recomendo? Sem dúvida Tesla.
Quanto aos relatos apresentados sinceramente eu nunca tive esses problemas nem nunca tinha ouvido muitos desses problemas. Um dia um vendedor da Audi (tinha lá ido com um amigo que comprou um Q4 e-tron a dizer que os carros não abrem e que as pessoas em determinada data de dezembro do ano passado tinham ficado impedidas de entrar no carro. Respondi que não era verdade. E ele a insistir porque tinha amigos que lhe contaram e tal. E eu continuei a dizer que não era verdade. E disse-lhe: eu tenho dois e isso não é verdade. E o senhor? Aconteceu consigo? E o homem lá se calou…
Não quero dizer que não possa haver problemas. Existem e irão continuar a existir, como em qualquer marca.
Eu numa carrinha Mercedes praticamente nova, no espaço de um mês esteve cerca de três semanas no concessionário. Ia lá buscá-la e dois dias depois já la estava de novo. Mudou sensores e filtro de partículas e o raio que os parta para me dizerem que ah e tal andar com uma carrinha destas tão poucos kms e em cidade é complicado… perguntei se tinha que trocar a carrinha por um Fiat para poder andar em cidade… por isso, enfim…
A única coisa que se devem preocupar com um veículo eléctrico é a longevidade e degradação da bateria. Aqui a Tesla já tem muitos carros com elevada quilometragem e já dá para ter uma ideia…
Boa compra!
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Novo Electrico
Bom se acha que esse problemas são todos normais em carros que nem 100000km andaram e que custam pequenas fortunas, então realmente não há nada a dizer. O nível exigência de cada um de nós realmente faz muita diferença. E não, um Tesla não esta ao nível de um Mercedes. No meu diário de bordo esta a experiência que tive com um S75D onde a qualidade de montagem esta longe dos carros alemães.
Viva o meu Leaf com 6 anos e 160000km, o único problema que teve foi substituir as suspensões da frente e vai levar uma bateria ao abrigo da garantia.
Viva o meu Leaf com 6 anos e 160000km, o único problema que teve foi substituir as suspensões da frente e vai levar uma bateria ao abrigo da garantia.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Novo Electrico
E o levar uma bateria nova aos 160.000 kms já é “normal”…?
Ok…
O meu primeiro eléctrico foi um Leaf 30… por isso, nem vou comentar…
Ok…
O meu primeiro eléctrico foi um Leaf 30… por isso, nem vou comentar…
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Novo Electrico
Não, não é normal, nem eu escrevi isso. Alias se você ler as minhas intervenções noutros tópicos acerca dos problemas do Leaf e da Nissan sabe que sou um dos críticos, tanto do carro como foi pensado, como da atitude da Nissan.
Não sou cá de fanatismos e sei ver a realidade, até lhe posso dizer que apesar do Leaf ter sido um bom carro nestes 6 anos, hoje muito dificilmente compraria outro Leaf, seja ele qual for. Já você apesar desses problemas todos continua achar os melhores carros que existem no mercado. Posso ser eu que sou exigente demais por querer um bem que custa muito a pagar com um nível de qualidade que me permita não ter chatices e andar meses a correr para a oficina.
Tendo em conta que o meu Leaf custou 27000€ (novo) na altura e não o preço de uma casa, se calhar valia mais comprar muitos Leafs do que comprar um carro que já levou quase tudo novo com menos de 100000km.
Provavelmente sou eu que estou mal por pensar que quando compramos algo do valor do S100D esperamos que não nos dê chatices, provavelmente sou do tempo em que as coisas eram feitas para durar alguns (muitos) anos sem nos dar chatices. As marcas já perceberam que as pessoas continuam a comprar produtos com defeitos graves e é por isso que isto esta cada vez pior.
Hoje em dia até normal esperar 6 meses ou mais por produto que vem cheios de defeitos. Isto inverteu-se de tal maneira que todos querem ter a última bolacha do pacote mesmo que dê chatices. Conseguem encomendar carros antes de ser lançados (muitas vezes com anos de atraso) sem perceber o que realmente estão a comprar. Enfim...
O que é anormal agora é ter um carro para entrega imediata, ou marcas como a Miele dizer nos seus anúncios que os seus eletrodomésticos são fabricados para durar 20 anos.
Tenho 3 motorizadas 50cm3 com mais de 40 anos, ainda hoje se for preciso fazem 300km num dia sem dar um único problema. Onde é que hoje em dia se faz produtos destes? Mas lá esta, sou eu que fui mal habituado.
Não sou cá de fanatismos e sei ver a realidade, até lhe posso dizer que apesar do Leaf ter sido um bom carro nestes 6 anos, hoje muito dificilmente compraria outro Leaf, seja ele qual for. Já você apesar desses problemas todos continua achar os melhores carros que existem no mercado. Posso ser eu que sou exigente demais por querer um bem que custa muito a pagar com um nível de qualidade que me permita não ter chatices e andar meses a correr para a oficina.
Tendo em conta que o meu Leaf custou 27000€ (novo) na altura e não o preço de uma casa, se calhar valia mais comprar muitos Leafs do que comprar um carro que já levou quase tudo novo com menos de 100000km.
Provavelmente sou eu que estou mal por pensar que quando compramos algo do valor do S100D esperamos que não nos dê chatices, provavelmente sou do tempo em que as coisas eram feitas para durar alguns (muitos) anos sem nos dar chatices. As marcas já perceberam que as pessoas continuam a comprar produtos com defeitos graves e é por isso que isto esta cada vez pior.
Hoje em dia até normal esperar 6 meses ou mais por produto que vem cheios de defeitos. Isto inverteu-se de tal maneira que todos querem ter a última bolacha do pacote mesmo que dê chatices. Conseguem encomendar carros antes de ser lançados (muitas vezes com anos de atraso) sem perceber o que realmente estão a comprar. Enfim...
O que é anormal agora é ter um carro para entrega imediata, ou marcas como a Miele dizer nos seus anúncios que os seus eletrodomésticos são fabricados para durar 20 anos.
Tenho 3 motorizadas 50cm3 com mais de 40 anos, ainda hoje se for preciso fazem 300km num dia sem dar um único problema. Onde é que hoje em dia se faz produtos destes? Mas lá esta, sou eu que fui mal habituado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024