Enviei isto para a Cascais Próxima e Polícia Municipal, com conhecimento ao Presidente da Câmara:
"Exmos. Senhores,
Trago o seguinte assunto à vossa atenção, para ponderação e, espero, ações futuras.
As autoridades, sejam as nacionais, as regionais ou as locais, não podem invocar as vantagens da transição para a Mobilidade Eléctrica apenas quando lhe dá jeito em termos eleitorais e de percepção pública, enquanto descuram os passos práticos a tomar no terreno para que tal mudança radical de paradigma efectivamente avance.
Situações com aquela que documento nas imagens anexas começam a ser frequentes pelo nosso país afora e Cascais, pelos, vistos delas não está isenta.
Não é primeira vez que me deparo com veículos híbridos ou BEV estacionados em lugares marcados como estacionamento “em carga”, sem que tal carga esteja a ser efectuada.
Tal situação, constitui um completo desrespeito pela legislação em vigor, para já não mencionar a quebra das mais elementares regras cívicas para o convívio em sociedade.
Na minha experiência, apesar de saber que diversas autoridades de fiscalização já receberam formação específica nesta matéria, tenho constatado uma absoluta passividade de fiscais e agentes, passividade essa que contrasta vivamente com o zelo empregue no autuar de veículos ICE, quando detectados em situação de infração no parqueamento.
Há não muito tempo, numa situação semelhante, exactamente no mesmo local, com outro veículo, estando um agente de fiscalização da Cascais Próxima na esquina adjacente a este posto de carregamento, aproveitei para o interpelar, tendo constatado que não só não se tinha apercebido da infração, como parecia estar hesitante relativamente à ação a tomar.
Anexo, incluo gráfico do crescimento do parque de EVs em Portugal vs. postos de carregamento.
Espero que torne claro que, a continuar a existir uma posição laxista relativamente a incumprimentos por parte de quem tem como função e obrigação zelar pelo respeito das regras estabelecidas, em breve surgirão situações complicadas, muito mais difíceis de resolver de maneira serena, eficaz e ponderada.
Certo de que esta exposição será tida em devida consideração, subscrevo-me,
Atentamente."