
IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Eu concordo com esta medida até certo ponto. Acho muito bem que os carros antes de 2007 paguem da mesma forma que pagam os depois de 2007. E também vai-se acabar o interesse em comprar carros antigos por causa do baixo IUC.
A única coisa que se calhar não concordo tanto é com o agravamento brutal que alguns carros terão.
O que acham desta medida?
A única coisa que se calhar não concordo tanto é com o agravamento brutal que alguns carros terão.
O que acham desta medida?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Se por um lado também concordo que os carros antigos paguem "o mesmo preço" pela poluição que pagam os novos, com centenas de euros pelas gramas de co2, entramos aqui num problema que já discordo totalmente.
Também tenho um carro de 2000, 2.5L, 272g/km de co2 que na verdade garanto polui muito menos que qualquer brinquedo moderno e em poluição total até menos que os VE (os meus, que tenho 2).
Isto porque simplesmente não ando com ele quase nada, à quase 1/2 ano ainda não gastou um deposito de gasóleo.
Ou seja, só deveria pagar bem quem tem um carro bem poluente e anda nele bastante, resumindo, pagar equivalente aos km percorridos.
Também tenho um carro de 2000, 2.5L, 272g/km de co2 que na verdade garanto polui muito menos que qualquer brinquedo moderno e em poluição total até menos que os VE (os meus, que tenho 2).
Isto porque simplesmente não ando com ele quase nada, à quase 1/2 ano ainda não gastou um deposito de gasóleo.
Ou seja, só deveria pagar bem quem tem um carro bem poluente e anda nele bastante, resumindo, pagar equivalente aos km percorridos.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Provavelmente vocês não ouviram a justificação para esse aumento do IUC nos carros anteriores a 2007. Em nada tem a ver com o facto de poluir mais ou menos que os carros actuais. Esse aumento é para cobrir as perdas que o estado vai ter nalgumas scouts. Isto não faz sentido nenhum! O meu carro de 2004 não anda nas scouts e vai ter que ser ele a suportar essa despesa...
A media não tem em vista a preocupação com o ambiente, mas sim com o angariar dinheiro para os cofres do estado. Já outra media de incentivo ao abate de 3000€ sobre algumas condições, essa sim, pode-se considerar uma ajuda para nos vermos livres de carros antigos, muitos já não tem esse valor no mercado de usados.
Claro que se pensarmos nestas duas medidas (uma agrava, outra é uma ajuda) que vão entrar em vigor, mais depressa pensamos em nos vermos livres de carros anteriores a 2007. Eu mesmo já estou a pensar em antecipar o abate da minha Primera.
A media não tem em vista a preocupação com o ambiente, mas sim com o angariar dinheiro para os cofres do estado. Já outra media de incentivo ao abate de 3000€ sobre algumas condições, essa sim, pode-se considerar uma ajuda para nos vermos livres de carros antigos, muitos já não tem esse valor no mercado de usados.
Claro que se pensarmos nestas duas medidas (uma agrava, outra é uma ajuda) que vão entrar em vigor, mais depressa pensamos em nos vermos livres de carros anteriores a 2007. Eu mesmo já estou a pensar em antecipar o abate da minha Primera.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Têm de meter um novo anexo na declaração de IRS para declarar os km's percorridos?frankesousa Escreveu: ↑13 out 2023, 08:31Ou seja, só deveria pagar bem quem tem um carro bem poluente e anda nele bastante, resumindo, pagar equivalente aos km percorridos.

- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Não concordo com essa lógica. Isso é o mesmo que dizer que só deve pagar IMI se estiver a habitar na sua casa, e que se esta estiver devoluta não deve pagar IMI.frankesousa Escreveu: ↑13 out 2023, 08:31Se por um lado também concordo que os carros antigos paguem "o mesmo preço" pela poluição que pagam os novos, com centenas de euros pelas gramas de co2, entramos aqui num problema que já discordo totalmente.
Também tenho um carro de 2000, 2.5L, 272g/km de co2 que na verdade garanto polui muito menos que qualquer brinquedo moderno e em poluição total até menos que os VE (os meus, que tenho 2).
Isto porque simplesmente não ando com ele quase nada, à quase 1/2 ano ainda não gastou um deposito de gasóleo.
Ou seja, só deveria pagar bem quem tem um carro bem poluente e anda nele bastante, resumindo, pagar equivalente aos km percorridos.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Também concordo com os argumentos que apresentam, mas se existe uma componente de co2 e outra de cilindrada no IUC, não estou a ver onde é que podemos dizer que não é um imposto ambiental! estamos a fala de carros a pagar 100€ e outros a pagar 800€, são os 2 carros, fazem o mesmo, precisam da mesma infraestrutura e custam os mesmo "ao estado".
Na minha ótica é um simples e único imposto ambiental, que tenta carregar em quem supostamente polui mais e aliviar quem supostamente polui menos.
Estarei a pensar mal?
Agora, para piorar, compara um 2.0 atual com um 2.0 de 1986 que mal se arrasta e precisava mesmo dessa cilindrada na altura, e agora é uma cilindrada de "carro de luxo" sabe-se lá porquê!
Na minha ótica é um simples e único imposto ambiental, que tenta carregar em quem supostamente polui mais e aliviar quem supostamente polui menos.
Estarei a pensar mal?
Agora, para piorar, compara um 2.0 atual com um 2.0 de 1986 que mal se arrasta e precisava mesmo dessa cilindrada na altura, e agora é uma cilindrada de "carro de luxo" sabe-se lá porquê!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Eu sei que tu sabes porquê e tu mesmo referes isso. A evolução nos motores a combustão por imposição das normas ambientais vieram fazer com que hoje não precises de motores de alta cilindrada para mover um carro em condições normais. Já para fazeres certas proezas continuas a precisar desses motores e, é ai que entra "carros de luxo". Hoje tens motores de 1.0l, três cilindros com 130cv que fazem ver a muitos 1600cc da década de 90.frankesousa Escreveu: ↑13 out 2023, 14:17Agora, para piorar, compara um 2.0 atual com um 2.0 de 1986 que mal se arrasta e precisava mesmo dessa cilindrada na altura, e agora é uma cilindrada de "carro de luxo" sabe-se lá porquê!
Compreendo aquilo que dizes que o facto de teres um carro com 2.5l se tiver parado não polui, é correcto, mas a intensão é taxar a qualquer custo, não é ser justo. Eu na minha zona nem sequer tenho scouts, no entanto tenho um carro de 2004 que vai pagar as scouts de todo o país e, se lá passar pago outra vez! Conclusão pago duas vezes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Simulador: https://impostosobreveiculos.info/iuc/s ... -iuc-2024/
A minha carrinha passa a pagar: 218,64 €
A minha carrinha passa a pagar: 218,64 €
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: IUC vai ficar mais caro para veículos antes de 2007
Penso que deveria ser mais gradual este aumento do imposto dos veículos antes de 2007. Por outro lado, já passaram 16 anos(!), e beneficiaram de um IUC mais baixo a compensar o IA mais alto na altura. Não fiz as contas mas é bem provável que o somatório do IA + IUC nestes carros sejam inferior ao IA+IUC de um carro igual do ano seguinte (2008). Por isso, concordo na generalidade com a medida, embora ache que já deveria ter começado a convergência gradualmente mais cedo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt