
Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Eu pergunto se andar com o carro dessa forma não estarás a estragar alguma coisa, isso de descarregar a bateria de 12v não pode ter a ver com o conversor DC/DC não ser alimentado com os niveis de tensão minimos?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Eu ontem olhei para a coisa com mais atenção a fim de verificar isso mesmo.
O que acontece é aquilo que o frankesousa explicou. Não havendo colapso da bateria, o carro consegue gerir a tensão mantendo sempre a cima dos 12V.
Depois de ter ligado o carro outra vez a tensão foi até aos 14V até carregar a bateria, depois há uma quebra para os 12V e sempre que ligas qualquer coisa no carro (chaufagem, limpa vidros, etc), a tensão volta a subir para os 13V/14V fazendo com que haja sempre tensão na bateria de 12V. O circuito está sempre alimentado com a tensão correcta.
Hoje vou comprar a bateria nova e vou ficar com a velha e vou tentar carregar com o carregador AC/DC para ver se a bateria ainda atinge os 12V. Normalmente as baterias de chumbo quando colapsa ficam pelos 9V/10V.
Assim ficamos a perceber se os 12V apresentados é um esforço adicional do carro para manter essa tensão constante ou se a bateria ainda consegue atingir nos 12V mas com quebras abruptas de tensão.
edit:
Já mudei a bateria de 12V, estive a medir a bateria de origem fora do carro e esta com 12.22V, agora vou esperar e ver se perde tensão estando desligada do carro e depois ligar algumas coisas para forçar consumo.
O que acontece é aquilo que o frankesousa explicou. Não havendo colapso da bateria, o carro consegue gerir a tensão mantendo sempre a cima dos 12V.
Depois de ter ligado o carro outra vez a tensão foi até aos 14V até carregar a bateria, depois há uma quebra para os 12V e sempre que ligas qualquer coisa no carro (chaufagem, limpa vidros, etc), a tensão volta a subir para os 13V/14V fazendo com que haja sempre tensão na bateria de 12V. O circuito está sempre alimentado com a tensão correcta.
Hoje vou comprar a bateria nova e vou ficar com a velha e vou tentar carregar com o carregador AC/DC para ver se a bateria ainda atinge os 12V. Normalmente as baterias de chumbo quando colapsa ficam pelos 9V/10V.
Assim ficamos a perceber se os 12V apresentados é um esforço adicional do carro para manter essa tensão constante ou se a bateria ainda consegue atingir nos 12V mas com quebras abruptas de tensão.
edit:
Já mudei a bateria de 12V, estive a medir a bateria de origem fora do carro e esta com 12.22V, agora vou esperar e ver se perde tensão estando desligada do carro e depois ligar algumas coisas para forçar consumo.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Olá Nonnus,
Ainda sem novidades na troca?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Continuo a espera...
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Infelizmente hoje o meu Leaf fez a última viagem "grande" até levar a bateria nova.
Hoje desloquei de Vendas Novas ao Montijo cerca de 50km para cada lado. Se para lá a coisa até correu mais ou menos porque é sempre a descer e agora com os radares de velocidade média e com grande parte do trajecto a ser obrigado a circular a 70km/h, consigo fazer a viagem sem ir atrapalhar o transito. Ainda assim cheguei lá com 22% (isto na realidade não quer dizer nada) mas uns km antes cheguei a ter apenas 12% e a tartaruga apareceu. Já na volta depois de ter carregado até aos 97%, quando cheguei a Pegões o carro mostrava apenas 22% e como ainda faltava cerca de 18km e é sempre a subir até Vendas Novas palpitei que não ia conseguir chegar a casa e tive de parar no Migalhas, e usar um PCSR que para um Leaf em bom estado já é um desperdício, quanto mais para um Leaf que carrega a 20kW no arranque e passado 5 minutos esta a carregar a 10kW.
Carreguei de 22% até aos 70% e cheguei a casa com os mesmo 22%. Para fazer cerca de 18km gastou 48% e não passei dos 70km/h.
Conclusão para fazer cerca de 50km para voltar para casa gastei em carregamentos 6.65€ (7.14kWh em 2h26m32s) + 1.35€ (1.2kWh em 4m:59s) = 8€
Tenho tentado usar o carro em todas as deslocações que tenho feito, mas hoje chegou ao ponto que já não dá mais. Perco muito tempo, gasto mais que andar num carro a combustão.
Hoje desloquei de Vendas Novas ao Montijo cerca de 50km para cada lado. Se para lá a coisa até correu mais ou menos porque é sempre a descer e agora com os radares de velocidade média e com grande parte do trajecto a ser obrigado a circular a 70km/h, consigo fazer a viagem sem ir atrapalhar o transito. Ainda assim cheguei lá com 22% (isto na realidade não quer dizer nada) mas uns km antes cheguei a ter apenas 12% e a tartaruga apareceu. Já na volta depois de ter carregado até aos 97%, quando cheguei a Pegões o carro mostrava apenas 22% e como ainda faltava cerca de 18km e é sempre a subir até Vendas Novas palpitei que não ia conseguir chegar a casa e tive de parar no Migalhas, e usar um PCSR que para um Leaf em bom estado já é um desperdício, quanto mais para um Leaf que carrega a 20kW no arranque e passado 5 minutos esta a carregar a 10kW.
Carreguei de 22% até aos 70% e cheguei a casa com os mesmo 22%. Para fazer cerca de 18km gastou 48% e não passei dos 70km/h.
Conclusão para fazer cerca de 50km para voltar para casa gastei em carregamentos 6.65€ (7.14kWh em 2h26m32s) + 1.35€ (1.2kWh em 4m:59s) = 8€
Tenho tentado usar o carro em todas as deslocações que tenho feito, mas hoje chegou ao ponto que já não dá mais. Perco muito tempo, gasto mais que andar num carro a combustão.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Já tens data para a troca?
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Não. Mas ontem num post do Facebook fiquei a saber de um caso como o meu que esta a espera desde Junho.

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
É triste ler isso. Assim não dá mesmo.
Mas tens outro carro, um a combustão, não é?

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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Pois, assim é uma treta.
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Re: Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
Tenho uma Nissan Primera 1.9DCI que já não vai levar aumento de IUC


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