
Leitor de Bateria com erro
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
O problema é que não estão a resolver. Dizem que esta em analise e os dias vão passando.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Leitor de Bateria com erro
Obrigado pelo relato. Só uma dúvida, se é de 2018 como está na garantia? Ou a Nissan está a considerar os 8 anos?Oldsport Escreveu: ↑15 jan 2024, 17:47Mais um com um Leaf 40 de final de 2018 e o mesmo problema. 85 mil Km, carregamentos sempre em casa, uso normal e estimo relativamente bem o carro. Foi comprado por mim em 2021 com 10 mil Km proveniente de leasing, o carro estava como novo e a bateria em perfeitas condições.
Desde o final do ano passado que nos dias mais frios quando estou em subidas em AE o carro começa a perder capacidade abruptamente e recupera quando desacelero. Há dezenas de relatos destes em todo o mundo no grupo dos Leaf no Reddit por isso é um problema real e deve começar a ser tratado como tal. Estou só à espera de ter um tempinho para ir com ele à Nissan para resolvermos o problema, a bateria está na garantia por isso conto que o problema seja resolvido seja com reparação das células, bateria nova, recompra do carro, tanto me faz, já vi esses relatos todos. Em Portugal, alguém sabe como estão a resolver o problema?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
Re: Leitor de Bateria com erro
Um carro de 2018 comprado em 2021 com 10 000 kms? Tenho um familiar que comprou um Ampera-e parecido com esse, 3 anos e 7000kms, só conseguiu fazer a revisão em Espanha,(a Opel portuguesa negou-se devido ao carro não ter sido vendido cá) ficou logo lá para substituir a bateria. Eu no teu caso ia já à Nissan, mas duvido que consigas alguma coisa.Oldsport Escreveu: ↑15 jan 2024, 17:47Mais um com um Leaf 40 de final de 2018 e o mesmo problema. 85 mil Km, carregamentos sempre em casa, uso normal e estimo relativamente bem o carro. Foi comprado por mim em 2021 com 10 mil Km proveniente de leasing, o carro estava como novo e a bateria em perfeitas condições.
Desde o final do ano passado que nos dias mais frios quando estou em subidas em AE o carro começa a perder capacidade abruptamente e recupera quando desacelero. Há dezenas de relatos destes em todo o mundo no grupo dos Leaf no Reddit por isso é um problema real e deve começar a ser tratado como tal. Estou só à espera de ter um tempinho para ir com ele à Nissan para resolvermos o problema, a bateria está na garantia por isso conto que o problema seja resolvido seja com reparação das células, bateria nova, recompra do carro, tanto me faz, já vi esses relatos todos. Em Portugal, alguém sabe como estão a resolver o problema?
Não tens um dongle obd2 e o Leafspy para ver como está a bateria, gostava de ver o comportamente das celulas num caso destes.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Leitor de Bateria com erro
Leasing com contrato de Km baixo + pandemia, não é preciso muito para perceber porque é que apareceram muitos carros nessa altura com poucos Km. O carro esteve na Nissan em Portugal antes de me vir para as mãos por causa dum problema no sistema de infotainment, tudo coberto pela garantia e faz lá a revisão, tenho o relatório da bateria do ano passado, onde me dizem que está tudo bem, se entretanto não está e a garantia da bateria é de 8 anos, honestamente nem percebo bem essa do "dúvido que consigas alguma coisa", as garantias existem para isto mesmo, se lá fora estão a trocar as baterias ou a dar outra solução, cá têm que fazer o mesmo, se não há vias legais para dar seguimento ao processo.civic Escreveu: ↑15 jan 2024, 19:42Um carro de 2018 comprado em 2021 com 10 000 kms? Tenho um familiar que comprou um Ampera-e parecido com esse, 3 anos e 7000kms, só conseguiu fazer a revisão em Espanha,(a Opel portuguesa negou-se devido ao carro não ter sido vendido cá) ficou logo lá para substituir a bateria. Eu no teu caso ia já à Nissan, mas duvido que consigas alguma coisa.Oldsport Escreveu: ↑15 jan 2024, 17:47Mais um com um Leaf 40 de final de 2018 e o mesmo problema. 85 mil Km, carregamentos sempre em casa, uso normal e estimo relativamente bem o carro. Foi comprado por mim em 2021 com 10 mil Km proveniente de leasing, o carro estava como novo e a bateria em perfeitas condições.
Desde o final do ano passado que nos dias mais frios quando estou em subidas em AE o carro começa a perder capacidade abruptamente e recupera quando desacelero. Há dezenas de relatos destes em todo o mundo no grupo dos Leaf no Reddit por isso é um problema real e deve começar a ser tratado como tal. Estou só à espera de ter um tempinho para ir com ele à Nissan para resolvermos o problema, a bateria está na garantia por isso conto que o problema seja resolvido seja com reparação das células, bateria nova, recompra do carro, tanto me faz, já vi esses relatos todos. Em Portugal, alguém sabe como estão a resolver o problema?
Não tens um dongle obd2 e o Leafspy para ver como está a bateria, gostava de ver o comportamente das celulas num caso destes.
Tenho obd e leafspy pro desde que comprei o carro. Na altura o SOH estava a ~93% agora está a 87%. Nas células não se nota nada, pelo menos eu ainda não reparei em nenhuma célula muito abaixo mas pelo que dizem no Reddit quando isso acontece (a bateria descer abruptamente) quem está com o leafspy aberto descobre logo onde está o problema porque essas células baixam logo de tensão.
Re: Leitor de Bateria com erro
Estava mesmo convencido que eram 8, até cheguei a perguntar na última revisão e disseram-me que as baterias ainda tinham garantia e já tinham passado os 5 anos, mas logo verei, obrigado.
Re: Leitor de Bateria com erro
São 8 anos ou 160mil kms para degradação precoce da bateria e 5 anos ou 100mil kms para avarias. Porém já ouvi um ou outro relato de quem tenha conseguido substituir a bateria com o problema dos módulos inchados, fora dos 100mil kms. Mas foi tudo muito vago.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- Nonnus
- Mensagens: 3455
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Leitor de Bateria com erro
Não precisava de ver no Reddit. Nós temos esses relatos aqui mas são de leafs de 30. Tanto no meu diário de bordo, como no do frankesousaOldsport Escreveu: ↑15 jan 2024, 21:08
Tenho obd e leafspy pro desde que comprei o carro. Na altura o SOH estava a ~93% agora está a 87%. Nas células não se nota nada, pelo menos eu ainda não reparei em nenhuma célula muito abaixo mas pelo que dizem no Reddit quando isso acontece (a bateria descer abruptamente) quem está com o leafspy aberto descobre logo onde está o problema porque essas células baixam logo de tensão.

O que gostaríamos de ver era se o comportamento é o mesmo no Leaf de 40.
Se o problema for mesmo uma, ou várias célula(s) danificada(s) consegue ver a quebra de tensão dessas celulas no leafspy. A tartaruga aparece quando existe mais de 1V de diferença entre a célula mais alta e a célula mais baixa. Por exemplo no meu caso é a célula 35 e a 66 que estão danificadas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Leitor de Bateria com erro
Eu percebo que haja muitos carros com poucos kms, a questão é como foram guardados durante esses tempos, se foi com a bateria em baixo e passado pouco tempo em niiveis muito prejudiciais. Um teste de bateria não te diz nada, pelo menos como fazem na Nissan que não é muito diferente do que o BMS dá, tenho um LEAF à mais de 5 anos e já me deram 2 testes desses, vão logo para o lixo, podes usá-lo a tentar usar a garantia de resto o teste não te diz nada.Oldsport Escreveu: ↑15 jan 2024, 21:08
Leasing com contrato de Km baixo + pandemia, não é preciso muito para perceber porque é que apareceram muitos carros nessa altura com poucos Km. O carro esteve na Nissan em Portugal antes de me vir para as mãos por causa dum problema no sistema de infotainment, tudo coberto pela garantia e faz lá a revisão, tenho o relatório da bateria do ano passado, onde me dizem que está tudo bem, se entretanto não está e a garantia da bateria é de 8 anos, honestamente nem percebo bem essa do "dúvido que consigas alguma coisa", as garantias existem para isto mesmo, se lá fora estão a trocar as baterias ou a dar outra solução, cá têm que fazer o mesmo, se não há vias legais para dar seguimento ao processo.
Tenho obd e leafspy pro desde que comprei o carro. Na altura o SOH estava a ~93% agora está a 87%. Nas células não se nota nada, pelo menos eu ainda não reparei em nenhuma célula muito abaixo mas pelo que dizem no Reddit quando isso acontece (a bateria descer abruptamente) quem está com o leafspy aberto descobre logo onde está o problema porque essas células baixam logo de tensão.
Para fazeres um teste a serio com o LEAFspy é no ecran onde vês as celulas todas fazeres uns kms a puxar ao maximo pelo motor, aí é que vais ver a homogeneidade das celulas e se tens alguma pior que as outra, o SOH é uma treta como as batrras do quadrante, ainda fiz esse teste no passado fim de semana e as diferença entre celulas foi aos 32mV, tem 145 000kms e é de 2018.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Leitor de Bateria com erro
Obrigado, vou tentar fazer esse teste, o ideal será meter o ecrã a gravar, certo? Isso é muito bom para 145 mil km, lá está custa-me a acreditar que serão todos os carros a ter problemas mas tenho lido tantos relatos iguais que não pode ser coincidência.civic Escreveu: ↑16 jan 2024, 09:24Eu percebo que haja muitos carros com poucos kms, a questão é como foram guardados durante esses tempos, se foi com a bateria em baixo e passado pouco tempo em niiveis muito prejudiciais. Um teste de bateria não te diz nada, pelo menos como fazem na Nissan que não é muito diferente do que o BMS dá, tenho um LEAF à mais de 5 anos e já me deram 2 testes desses, vão logo para o lixo, podes usá-lo a tentar usar a garantia de resto o teste não te diz nada.Oldsport Escreveu: ↑15 jan 2024, 21:08
Leasing com contrato de Km baixo + pandemia, não é preciso muito para perceber porque é que apareceram muitos carros nessa altura com poucos Km. O carro esteve na Nissan em Portugal antes de me vir para as mãos por causa dum problema no sistema de infotainment, tudo coberto pela garantia e faz lá a revisão, tenho o relatório da bateria do ano passado, onde me dizem que está tudo bem, se entretanto não está e a garantia da bateria é de 8 anos, honestamente nem percebo bem essa do "dúvido que consigas alguma coisa", as garantias existem para isto mesmo, se lá fora estão a trocar as baterias ou a dar outra solução, cá têm que fazer o mesmo, se não há vias legais para dar seguimento ao processo.
Tenho obd e leafspy pro desde que comprei o carro. Na altura o SOH estava a ~93% agora está a 87%. Nas células não se nota nada, pelo menos eu ainda não reparei em nenhuma célula muito abaixo mas pelo que dizem no Reddit quando isso acontece (a bateria descer abruptamente) quem está com o leafspy aberto descobre logo onde está o problema porque essas células baixam logo de tensão.
Para fazeres um teste a serio com o LEAFspy é no ecran onde vês as celulas todas fazeres uns kms a puxar ao maximo pelo motor, aí é que vais ver a homogeneidade das celulas e se tens alguma pior que as outra, o SOH é uma treta como as batrras do quadrante, ainda fiz esse teste no passado fim de semana e as diferença entre celulas foi aos 32mV, tem 145 000kms e é de 2018.![]()
Re: Leitor de Bateria com erro
Não tenho visto tantos casos assim a ter este problema, pois não me parece ser igual aos das baterias inchadas, aliás acho que será precisamente o oposto, as baterias inchadas vêm de uso abusivo enquanto estes casos me parecem mais a falta de uso, com o teu é o 4º caso que conheço mas sem fazer ideia se o problema é o mesmo entre eles, o sintoma é parecido, só mesmo o facto de virem todos de compras em usados é que é igual em todos, por norma o pessoal vem dizer o problema mas depois "esquece-se" de vir dizer a resolução. Tento compartimentar as situações, mas falta muita informação.
Eu costumo fazer esse teste várias vezes, e não preciso de colocar a gravar, vou vendo os valores que aquilo vai dando.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's