
Consumo carro VS carregamento
Consumo carro VS carregamento
Tenho andado para aqui às voltas com esta questão e não consigo explicar estes numeros, por exemplo, em Janeiro tenho 2884 kms percorridos e um acumulado de carregamentos de 485kWh, o que dá 16,8kWh/100km, o consumo do carro para este mesmo periodo dá 16,2kWh e 467,5kWh acumulado.
Será que o carro contabiliza já algumas perdas?
É que é impossivel esta eficiencia no carregamento, ainda por cima só tive um carregamento rapido de resto é tudo entre os 10A e os 16A.
Gostava de ver outras realidades para poder comparar estes numeros.
Será que o carro contabiliza já algumas perdas?
É que é impossivel esta eficiencia no carregamento, ainda por cima só tive um carregamento rapido de resto é tudo entre os 10A e os 16A.
Gostava de ver outras realidades para poder comparar estes numeros.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Consumo carro VS carregamento
Ainda às voltas com esta questão no LEAF e fiz um teste, carregar durante uma hora e ver o que sai da tomada e o que entrou na bateria.
O resultado:

Ou seja, saiu da ficha 2300W e entraram 2000W na bateria e perderam-se 300W, 15% de perdas, isto é mais ou menos o que pensava para esta velocidade de carga, no LEAF temos muito dados para analisar.
O teste que se segue será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto, e comparar o que ele indicou e o que saiu de facto da ficha.
Por acaso nunca vi tabelas com esta indicação.
O resultado:

Ou seja, saiu da ficha 2300W e entraram 2000W na bateria e perderam-se 300W, 15% de perdas, isto é mais ou menos o que pensava para esta velocidade de carga, no LEAF temos muito dados para analisar.
O teste que se segue será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto, e comparar o que ele indicou e o que saiu de facto da ficha.
Por acaso nunca vi tabelas com esta indicação.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Consumo carro VS carregamento
Já a muito que se fala aqui no fórum das perdas do Leaf. Não te sei dizer um post em concreto mas já foi aqui abordado pelos mais antigos nestas andanças as perdas do Leaf.
Tenho ideia do @mjr saber as percentagens das perdas a cada velocidade de carregamento.
Tenho ideia do @mjr saber as percentagens das perdas a cada velocidade de carregamento.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Re: Consumo carro VS carregamento
A ideia é a de fazer esse exercicio para outros carros, pois o LEAF até tem muitos dados para ver no LEAFSPY, o proximo teste que vou fazer será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto depois comparar o consumo dado pelo carro e o medido na ficha, desta forma fico com a diferença em relação ao declarado vs real, vou fazer isso para o LEAF e para o i4, mas gostava de ver isso noutras marcas, não é habitual ver esses valores...

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Consumo carro VS carregamento
Hoje posso tentar fazer isso no meu, carreguei até 80% antes de sair do trabalho às 9h, fui a casa e voltei para o trabalho e posso "atestar" agora novamente até aos 80 e ver o que a wallbox diz que entrou Vs o consumo do carro para vocês analisarem.civic Escreveu: ↑07 fev 2024, 22:46A ideia é a de fazer esse exercicio para outros carros, pois o LEAF até tem muitos dados para ver no LEAFSPY, o proximo teste que vou fazer será carregar até um ponto, fazer uns kms e voltar a carregar até esse mesmo ponto depois comparar o consumo dado pelo carro e o medido na ficha, desta forma fico com a diferença em relação ao declarado vs real, vou fazer isso para o LEAF e para o i4, mas gostava de ver isso noutras marcas, não é habitual ver esses valores...![]()
-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Consumo carro VS carregamento
Ora então lá fiz o teste, deixo aqui o resultado para vocês que percebem mais disso que eu analisarem:
Energia carregada segundo a wallbox-- 6,70 kWh
Km percorridos-- 46
Consumo reportado pelo CB-- 13,8 kWh/100km
Percentagem adicionada 11%(dos 69 aos 80)
Energia carregada segundo a wallbox-- 6,70 kWh
Km percorridos-- 46
Consumo reportado pelo CB-- 13,8 kWh/100km
Percentagem adicionada 11%(dos 69 aos 80)
Re: Consumo carro VS carregamento
Só falta um valor aqui, foi carregado a quanto?
Tenho que colocar isto num Excell
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
Re: Consumo carro VS carregamento
Não percebi, esse valor não batia certo com o quê? No meu caso do LEAF dá perdas de 15%, acho que estas perdas se vão agravando com a mudança da resistência interna da bateria, é isso que referes?MRider Escreveu: ↑08 fev 2024, 08:52Existe um pormenor que talvez não tenham se apercebido. Não sei porque que razão no caso do Leaf de 2013 pois foi o único que observei esse fenômeno.
Quanto maior a degradação o consumo do CB fica mais desfasado. Ou seja quando tem as 12 barras o consumo do CB bate certo quando tem 10 barras já não está tão correcto.
Já observaram isso?
E sim, a ideia é comparar os diferenciais entre marcas e dentro do mesmo carro a diferença com a idade da bateria.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
-
- Mensagens: 837
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Consumo carro VS carregamento
Re: Consumo carro VS carregamento
Por esses valores andas pelos 5,5% de diferença, será interessante ver como fica com a carga a 10A (2,3kW.

Já vou preparar o Excell para colocar dados.

Se puderem indiquem a temperatura.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's