Basicamente foram, segundo o Google, 612km em cerca de 09h30m... o que dá uma média de cerca de 65km/h - estranho porque a maior parte foi feita em AE, mas ok, demorei quase 30min a andar 2km na torre... e fiz alguns trajetos em estradas municipais.
Trajeto casa até Alverca por N374 para apanhar a A1 em direção à A23 e regresso no mesmo trajeto.
Na ida, em AE usei a condução autónoma mas... dá-me a entender que o consumo é superior ao de usarmos o pé (talvez porque, se formos nós a acelerar podemos dosear a velocidade, reduzindo nas subidas e aproveitar as descidas para aumentar a velocidade a custo "zero", ou então, é apenas uma percepção errada).
No regresso não usei a condução autónoma e gastei aparentemente menos percentagem... terá sido do trajeto/vento/condução ou será apenas uma má percepção?!?
Em AE, velocidade constante para cima normalmente a 110km/h na maior parte do trajeto em AE. Regresso, velocidades entre 90 a 120km/h nas AE.
Saí a 100% de casa (por acaso deverá ser de 99% porque ainda estava a carregar), e cheguei ao Continente Modelo Castelo Branco ao fim de 227km com 40%, carreguei no plug and charge e aproveitamos para comer um pequeno lanche da manhã... carregou 20%, portanto até aos 60% - 5,04€ (21min). Direção à torre. Cerca de 68km até ao alto da serra sendo que os últimos 2km em pára/arranca, muito trânsito e muito vento/nevoeiro. Paragem para gelar as orelhas e fotos da praxe. Chegamos creio com uns 28% à torre....
Descida em direção ao Shopping Serra na Covilhá para o almoço, com um pequeno desvio ao Covão d'Ametade.
Feitos cerca de 21km e com cerca de 35% de bateria fomos à procura do posto de carga.
Lá o encontramos no piso -1, estando os 4 pontos de carga normais ocupados, continuo a não perceber, do ponto de vista económico, os hibridos a carregarem em postos públicos. Só se tiverem cartão da empresa, ser a empresa a pagar ou ter um cartão de oferta que algumas marcas oferecem.
Sem problemas, se bem que um PCR livre era TOP já que demoramos 1h no almoço!
Destino de carga, Lidl em Castelo Branco a 55km, já que há um shopping ao lado para nos ocuparmos do tempo.
Cheguei, creio que com uns 20% (talvez um pouco mais) e em 54minutos carregou até aos 90% (40,29kWh - 12,80€ + IVA, cartão PRIO, sendo 6,74€CEME + 4,32OPC + 1,86€TAXAS sendo o site da myPRIO).
Destino a casa, e ao fim de 210km cheguei com 35%.
Portanto, em custos de energia...
5,04 + (12,80+IVA) = 20,78€
Repor a energia para os 100%.... 65% de 58kWh serão uns 37kWh... mais percas diria uns 40kWh se não mais.
Ou seja, em casa, custará algo como uns 4€
Um total na ordem dos 25€ para uns 612km... uma média de algo como 4,10€/100km...
Poderia ser zero se, carregasse apenas no Continente Modelo em Castelo Branco com as ofertas do Continente e em casa apenas com o sol. Como sol agora é uma miragem e... teria de ter feito umas 5 compras de 30€ nos ultimos 10 dias no Continente... pois, não foi o caso

Um pequeno resumo após 1 mês de uso e mais de 3.000km (!) já feitos só por mim e com uma grande viagem pelo meio

*** O QUE GOSTO ***
- planear no Google Maps e enviar para o carro, TOP (mas acho que só dá com o premium

- velocidade de carga, no PCR do Lidl, carregou praticamente sempre a 45kW até aos 80 e picos, baixando um pouco (43?) até aos 90%, ok, eu sei que 45kW nos dias de hoje já não é assim tão rápido lol, mas estando eu habituado ao Leaf a ver na casa dos 20/30kW e com tendência a diminuir:-) tomara eu carregar sempre a esta velocidade praticamente constante até aos 90%, fácil e fazer as contas ao tempo e custo

- conforto, a esposa e restantes ocupantes adoraram o conforto dos bancos e espaço claro nesta viagem de mais de 600km
- eficiência, no dia-a-dia nos trajetos normais e com o mesmo estilo de condução que com o Leaf, a média será igual ou mesmo inferior (indicada pelo carro), em AE ou em velocidades mais elevadas, tenho a ideia que é bem mais eficiente que o Leaf40

- o premium connectivity é bacano, temos o spotify com a conta do carro/mapas satélite... terminado o período de 1 mês, lá temos de uar um hotspot para o spotify e perdemos a conta do carro e os mapas são os normais, estando habituados ao de satélite é complicado


*** O QUE NÃO GOSTO ***
- já por várias vezes que coloco o carro a carregar, na esperança de ele carregar até à hora marcada e não cumpre. Ou seja, tenho o limite às 07 da manhã e carrega até largos minutos depois, e eu como estou normalmente acordado a essa hora, é que aborto a carga. Estou habituado ao Leaf, é começar e acabar à hora marada nem mais 1 segundo!
- também ja tem parado de carregar com indicação de erro na APP com indicação para ver no carro o erro (! - não percebi porque é que a APP não indica o erro, enfim), hoje voltou a parar com erro e de manhã fui ao carro.... algo como voltagem abaixo do limite !?!? WTF! Ao menos, deveria de retomar a carga! Na noite anterior, dia da viagem à Serra, quando acordei estava nos 98% com erro. Tentei várias vezes iniciar a carga sempre em erro... passado alguns minutos lembrei-me e destrancar remotamente e voltar a carregar, et voilá, lá recomeçou!! Daí ter dito que saí a 99% e não a 100% apesar de depois o carro indicar 100% quando parei a carga, mas ainda estava a carregar a 16A...
- estou habituado ao Leaf, começa e só acaba à hora marcada ou quando fica cheio.. .com o Tesla, e quando o coloco a carregar tipo ás 23 para terminar às 07, além de não respeitar a hora de término, faz por norma uma paragem de carga a meio !?!? ainda não percebi a razão. Ainda na noite antes da ida à Serra, coloquei às 22:00 e ás 01:10 parou e retomou ás 01:40 (mais minuto, menos minuto), retomando depois a carga até ao tal erro de baixa voltagem...
- normalmente carrego a 16A e apesar de no ecran indicar 16/16A... tenho constatado que depois, não sei quando, passa a 12/16! Assim são 25% de perdas!!! O meu Leaf, contava apenas uns 15%! E se colocar a 10A já o vi indicar depois 8/10.... 20% de perdas! Isto é normal?!?!
- na viagem de ontem o tempo estava fresquinho... abaixo de 20ºC, mas ainda me faz confusão chegar a um PCR, tanto na ida após mais 200k como no regresso, na APP e no carro aparecer lá a indicação de aquecimento da bateria para melhor carregamento. Estando eu habituado ao LEAF, é mesmo estranho lol... não sei se dá para desligar porque, nestes dois PCRs a velocidade carregamento foi de 45kW (e um pouco menos no Plug and charge) e estando eu a pagar a energia, bem que podia dispensar o condicionamento

- a suspensão é um pouco dura em relação ao Leaf, o que em estradas com piso irregular é um pouco chato
- condução autónoma, ainda não me habituei e, pelo menos na A1 e A23, há curvas que ele não consegue fazer a 110km/h desligando-se!! Depois, a mudança de faixa é estranho, quando não ligamos o pisca ele tenta corrigir a direção
