
Não sei, isto é só um caso ou outro. Também temos casos aqui no fórum com 5 ou 6 anos, com muitos kms em cima e sem problemas.
Não sei, isto é só um caso ou outro. Também temos casos aqui no fórum com 5 ou 6 anos, com muitos kms em cima e sem problemas.
10 barras? Não são 12? E qual é a percentagem dos que têm problemas em relação aos que não têm?
À primeira vista vejo aí coisas que simplesmente não podem acontecer, uma diferença de tensão dessa amplitude o sistema desliga, ou dá alarme, muito antes, ou seja, duvido que esse carro não tenha sido mexido em termos de software, até mesmo em termos de bateria...frankesousa Escreveu: ↑14 fev 2024, 23:04Estes dias troquei umas mensagens no Facebook com o Alberto Tenda que parece ter adquirido um leaf 40 de 2018 com apenas 49 mil km (SOH 89%, Hx 71%) o que assim a olho nu parece bem (para mim, que pensava conhecer +- os leaf, diria que a bateria estava boa).
https://www.facebook.com/share/p/bda3LVFrDJihUtZU/
Acontece que está com o sintoma da perda de % quando acelera como aqui se fala.
Uma vez que a bateria deste na verdade só tem menos 2 anos que a minha, e sabendo que a idade conta tanto ou mais que os km, até parece "feitio".
Depois de lhe ter aconselhado a fazer um vídeo do leafspy em AE a "puxar por ele", publicou alguns screenshots onde se vê claramente o mesmo comportamento do meu leaf 30, com a diferença de células a chegar a mais de 0.6v e a célula mais fraca nos 2.58v. Nem sei como é que o carro não desligou em andamento como o meu já me fez 3 vezes
Isto com o leafspy a reportar 65% de SOC e aparentemente o display do carro já a reportar ---km ou perto disso.
Não me parece que tenha sido abusado, apenas está a ficar velho! OK, pode ter passado metade da vidas e dos 49mil km a 100% de bateria (4.2V) e isso ter derretido tudo. Mas ia só derreter 2 ou 3 células???
Não sei o que pensar, até ver, apenas me parece que "simplesmente" envelhecem mal, só que o "velho" são apenas 6 anos e isso parece-me demais.
E, 150cv talvez seja demais para esta bateria...
Vou só mostrar aqui um dos prints:
leaf40.jpg
Estás a cair em contradição, então as celulas são piores e depois é porque os donos do 30 têm mais sensibilidade e o carro tem menos potência?MRider Escreveu: ↑15 fev 2024, 08:02Infelizmente já estão a ver a luz no fundo do túnel.
Tenho dito muitas vezes e vou repetir novamente.
A partir do Leaf 30 a qualidade das céulas caiu drasticamente no Leaf 30 ainda se aguentam alguns porque tem menos potência de motor e os donos têm sensibilidade para usar um veículo elétrico.
No Leaf 40 é a desgraça total e até os donos podem estar a estragar o carro inconscientemente, basta só em AE ir com Cruise Control que o carro castiga e muito as céulas , e como as céulas são fracas é o descalabro total... Só se safa mais uma vez quem tem sensibilidade para usar um carro eléctrico.
Não me parece que estejamos a comparar as mesmas coisas. Um é um carro com degradação relativamente normal e o outro é um com avaria, um caso que até agora me parece excepcional. Há muitos Leafs 40 que não têm esse problema, mesmo com 6 anos e milhares de kms em cima.Nonnus Escreveu: ↑15 fev 2024, 06:48O que é que tens dificuldade em perceber neste problema?
Vale mais um carro com 10 barras e com uma degradação homogénea, do que um carro como este último, com 12 barras com uma célula mais degradada que as outras.
Este carro tem 12 barras nas acaba por fazer menos km que um Leaf de 30 com 10 barras porque a célula mais degradada limita o uso do carro, não deixa retirar a energia existente nas outras células, vai atingir os mínimos de voltagem e acende a tartaruga.
Depois a questão que estamos a discutir é um tempo de vida. Um Leaf de 2016 não tem a mesma idade de um Leaf de 2018, 2019, 20.
É isto que eu estava a dizer.
Exatamente, eu acho que antes de começar a generalizar, deveriamos tentar perceber o problema, ou problemas... Mas é só a minha opinião.cfvp Escreveu: ↑15 fev 2024, 11:35
Não me parece que estejamos a comparar as mesmas coisas. Um é um carro com degradação relativamente normal e o outro é um com avaria, um caso que até agora me parece excepcional. Há muitos Leafs 40 que não têm esse problema, mesmo com 6 anos e milhares de kms em cima.
Se alguém tiver números dos Leafs 40 a circular e quantos tiveram problemas era óptimo para perceber se estes casos que às vezes vemos são uma regra ou uma excepção.
Acho bem.
Por acaso não acho nada estranho, são vários os relatos de leaf40 a acender tartarugas e o SOC cair para quase 0 quando vão em aceleração fortes.civic Escreveu: ↑15 fev 2024, 13:41...
Porque por um lado temos quem tente perceber o que se passa, por outro lado temos quem generalize tudo e o resultado é apenas, as celulas não prestam...Basta ver que antes os LEAF 40 não prestavam porque davam erros por tudo e por nada, hoje aparecem com baterias em que as celulas vão quase a zero e não há erros, ninguém acha isto estranho?![]()