
Consumo carro VS carregamento
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- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Consumo carro VS carregamento
Energia reportada pelo carregador-- 18.76
Km percorridos-- 102
Consumo reportado pelo CB-- 14.7 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 47 aos 80)
Temperatura exterior 11°
Temperatura máxima do pack 15°
Velocidade máxima de carga 11kW(3F)
Carregador(wallbox Moon)
Odometro 52636
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Re: Consumo carro VS carregamento
Penso que isso tem a ver com o percurso feito, ou seja, se fizeres mais consumo do que a media global ele desce, se fizeres menos ele sobe, ou seja, essa ida terá um consumo diferente da volta, certo? Por isso é que há quem defenda um ciclo completo de vez em quando, para o BMS saber o que realmente tem na bateria e se ajustar. Eu prefiro viver na ignorância.pbaptista Escreveu: ↑19 fev 2024, 23:30Com esta história da recolha dos dados tenho andado quase sempre com a app carscanner ligada e nos últimos tempos apercebi-me de alguns "fenómenos" e hoje confirmei algo que já suspeitava, talvez consigam explicar o sucedido.
Vou de casa a 80%, faço 95 km até Lisboa, paro o carro e passado 4 horas quando chego ao carro tenho menos kWh na bateria, hoje tinha menos 1,75 kWh na bateria ( a ideia que tenho é que é sempre um valor desta grandeza). Sai de Lisboa com 56%, fiz 95 km até às Caldas da Rainha, estacionei em casa e passado 3 horas antes colocar o carro à carga, fui ver a bateria e esta tinha mais 1,775 kWh na bateria.
O civic já explicou que no caso de aumentar é o BMS a ajustar a bateria, mas a redução também é? E porque reduz sempre quando vou para Lisboa e recupera quando volto? Porque não o oposto? Alguém consegue explicar?![]()

É o que tinha dito da energia residual, ele está sempre a ajustar-se, o valor lido será sempre um calculo e ele vai fazer algum ajuste em repouso, já o SoC é um calculo dinâmico, a X tensão e Y corrente ele está num patamar de carga, isso não muda tão facilmente.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
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Re: Consumo carro VS carregamento
A media global desde o inicio é cerca de 16,2k, fiz reset ao contador longo quando fez 3 anos (12/02/2024) e a media era 15,9, em ambos percursos a media foi inferior, na ida para Lisboa foi 15,7, no regresso foi 15,1. Assim não me parece que seja esse o motivo.civic Escreveu: ↑20 fev 2024, 09:58Penso que isso tem a ver com o percurso feito, ou seja, se fizeres mais consumo do que a media global ele desce, se fizeres menos ele sobe, ou seja, essa ida terá um consumo diferente da volta, certo? Por isso é que há quem defenda um ciclo completo de vez em quando, para o BMS saber o que realmente tem na bateria e se ajustar. Eu prefiro viver na ignorância.![]()
É o que tinha dito da energia residual, ele está sempre a ajustar-se, o valor lido será sempre um calculo e ele vai fazer algum ajuste em repouso, já o SoC é um calculo dinâmico, a X tensão e Y corrente ele está num patamar de carga, isso não muda tão facilmente.![]()

Nunca carregas aos 100%?
Reparei que não inseriste na tabela os dados que deixei na pagina anterior, não servem?
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Mas basta a media ser diferente para o residual ter que ser ajustado, experimenta fazer um percurso sempre a fundo, vais ver a diferença da energia antes e depois do reajuste em repouso. A questão é que a media que o carro faz é instantanea e a energia residual não, é ajustada muito mais lentamente.pbaptista Escreveu: ↑20 fev 2024, 10:40A media global desde o inicio é cerca de 16,2k, fiz reset ao contador longo quando fez 3 anos (12/02/2024) e a media era 15,9, em ambos percursos a media foi inferior, na ida para Lisboa foi 15,7, no regresso foi 15,1. Assim não me parece que seja esse o motivo.![]()
Nunca carregas aos 100%?
Reparei que não inseriste na tabela os dados que deixei na pagina anterior, não servem?
Raramente carrego a 100%, mas aí esse valor de energia é calculado, só mesmo a 0% é que o valor de energia é 0, não o é na realidade, mas é onde a marca define esse patamar, o de 100% é variavel, seja por temperatura, por saude da bateria ou por outra causa qualquer...
Como já disse antes, não tens o valor do consumo do intervalo entre 2 cargas, que valor achas que devo colocar no consumido?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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Re: Consumo carro VS carregamento
Não tenho? Coloquei exactamente os mesmos dados que o Nerusonu e ainda adicionei mais um dado.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Epá! Desculpa lá, não tinha reperado no post, já estão inseridos.

Nissan LEAF 2018 40kWh
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Re: Consumo carro VS carregamento
Data:20/02/2024
Energia reportada pelo carregador:33,63kWh
Km percorridos: 193
Consumo reportado pelo CB: 15,1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 36 aos 80)
Temperatura exterior 18°
Temperatura média do pack 20°
Velocidade máxima de carga 6,9kW
Carregador: Wallbox Apr
Odometro: 66177
Adicionalmente, via ODB2:
energia carregada:28,75kWh
Energia reportada pelo carregador:33,63kWh
Km percorridos: 193
Consumo reportado pelo CB: 15,1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 36 aos 80)
Temperatura exterior 18°
Temperatura média do pack 20°
Velocidade máxima de carga 6,9kW
Carregador: Wallbox Apr
Odometro: 66177
Adicionalmente, via ODB2:
energia carregada:28,75kWh
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Data:21/02/2024
Energia reportada pelo carregador:33,17kWh
Km percorridos: 193
Consumo reportado pelo CB: 14,9 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 36 aos 80)
Temperatura exterior 19°
Temperatura média do pack 21°
Velocidade máxima de carga 6,9kW
Carregador: Wallbox Apr
Odometro: 66370
Adicionalmente, via ODB2:
energia carregada:28,55kWh
Energia reportada pelo carregador:33,17kWh
Km percorridos: 193
Consumo reportado pelo CB: 14,9 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 36 aos 80)
Temperatura exterior 19°
Temperatura média do pack 21°
Velocidade máxima de carga 6,9kW
Carregador: Wallbox Apr
Odometro: 66370
Adicionalmente, via ODB2:
energia carregada:28,55kWh
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Data:22/02/2024
Energia reportada pelo carregador:37,18kWh
Km percorridos: 214
Consumo reportado pelo CB: 15,2 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 80)
Temperatura exterior 17°
Temperatura média do pack 18,7°
Velocidade máxima de carga 6,9kW
Carregador: Wallbox Apr
Odometro: 66584
Adicionalmente, via ODB2:
energia carregada:32,60kWh
Energia reportada pelo carregador:37,18kWh
Km percorridos: 214
Consumo reportado pelo CB: 15,2 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 31 aos 80)
Temperatura exterior 17°
Temperatura média do pack 18,7°
Velocidade máxima de carga 6,9kW
Carregador: Wallbox Apr
Odometro: 66584
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energia carregada:32,60kWh
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
Re: Consumo carro VS carregamento
Há carregamentos que não entendo as diferenças, no teu caso consegues explicar o desvio do primeiro registo para os outros?
Nissan LEAF 2018 40kWh
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BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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