Nestes últimos dias voltei a Setúbal (de Coimbra), para ver os golfinhos, mas desta vez fiquei lá de um dia para o outro.
Saí a 100% e cheguei a Santarém com cerca de 35%. Ao chegar rapidamente consegui lugar no PCR 50kW. Cartão da miio não funcionou (cartão não autorizado

), mas consegui com o cartão da evaz (será por já lá ter carregado com esse cartão? Não tenho a certeza se já o tinha feito).
Enquanto lá estive acabei por ajudar 2 pessoas diferentes a carregar 2 Teslas. Num caso o senhor só tinha a app miio e não conseguiu carregar em nenhum posto. O outro tinha cartão edp, mas não estava a conseguir carregar em nenhuma das 2 fichas CCS do posto que eu estava a usar (aparecia a mensagem "Connecting" e não saía dali). Ambos foram embora sem carregar. Depois apareceu um senhor com um smart #1 para carregar no posto ultra rápido de 160kW. Até lhe disse que não ia funcionar, que já tinha estado com o senhor do Tesla, mas ele conseguiu com um cartão, já não sei qual. Esse senhor inclusivamente disse que já tinha esquecido as apps, que aquilo não funcionava bem. Eu por acaso já usei umas poucas vezes a app miio e não me lembro de ter problemas e houve uma vez que até me safou porque não consegui com o cartão.
No carregamento rápido, já típico do Leaf, a bateria chegou quase ao 1º traço vermelho.

Já não sei até quanto carreguei, acho que foi por volta de 85%. Cheguei a Setúbal com 18% e a bateria a 1 traço do 1º traço vermelho. A temperatura só desceu até meio no dia seguinte, mesmo quase às 00h a bateria mantinha-se acima de 41ºC. Eu também deixei o carro a carregar lento (3.3kW) grande parte do dia e ainda fui dar uma volta à praia das figueirinhas. Nos postos lentos, na avenida Luísa Todi, um que devia dar 7kW, estava a dar 3.3kW e pagar ao minuto, sai caro. Depois outro de 22kW quando lá fui dizia fora de serviço, mas às vezes via lá carros a carregar, não sei, não me pareceu fiável e por fim aquele usei aquele que tinha usado da outra vez no ENVE, mas desta vez o posto tinha sido substituído, porém tudo a funcionar bem, esse debitava 3.3kW mas era suposto e o preço de OPC de €0,004/min é bastante bom.
No 2º dia lá fui ver os golfinhos, foi interessante, mas podia ter sido mais. Também fui outra vez ao forte de São filipe e acabei por visitar o parque do Bonfim. Lá ao lado tinha um posto lento de 3.3kW e deixei lá o carro a carregar apenas 1h. Esse posto penso que estava muito mal colocado, tendo um poste de luz mesmo no meio dos 2 lugares. O que fizeram foi alargar os lugares de carregamento (movendo o sinal para a esquerda), agora tem bastante espaço para estacionar.
Portanto durante o tempo que lá estive usei postos lentos e acabei por arrancar para Coimbra, com pouco mais de 70%. Parei na AS de Aveiras S/N. Por sorte um senhor muito simpático veio ter comigo e disse que ia tirar o seu Tesla dentro de poucos minutos do PCR 50kW. Quando o senhor foi tirar o seu carro, gerou-se ali alguma confusão à volta dos carregadores, porque outra senhora ia carregar no posto ao lado e depois haviam carros a combustão a querer passar. Os carregadores não estão ali muito bem posicionados e o PCR 50kW nem sequer tem sinalização, então carros a combustão estacionados em frente ao posto é normal. Carreguei dos cerca de 27% a 88%, escusado será dizer que a bateria aqueceu e bem, até ao 1º traço vermelho.
Ao continuar o regresso, vim a velocidades a rondar 100km/h, até porque não tinha autonomia para andar a muito mais. A verdade é que acabei por chegar com 2% a casa. A bateria manteve-se no 1º traço vermelho.
Ainda não percebi porque é que em andamento a bateria aquece muito menos do que num carregamento rápido. Eu em andamento de autoestrada ando à vontade nos 30kW de potência de forma constante. É mais ou menos o que acontece numa carga rápida (até já carreguei a 23kW, por causa do rapidgate e bateria aqueceu substancialmente), porém a subida de temperatura é bem mais severa. Será por causa da passagem do ar que ajuda no arrefecimento? Ou a bateria aquece mais quando entra energia ao invés de quando sai?
Desculpem lá o testamento. Deixo aqui a média final: