Bem e lá fiz a viagem Coimbra - Olhão com o Leaf. No total foram 1184kms, não só da viagem até lá e da vinda, mas também ainda dei umas voltas por lá.
Na ida tentei sair cedo, era para sair às 7h, mas acabei por sair apenas às 8h, com 100%. Fui a cerca de 100km/h para conseguir chegar à AS de Santarém com pelo menos 40% para minimizar o aquecimento da bateria. Cheguei lá com 39%. Carreguei até cerca de 85% e a temperatura da bateria já andava a 42ºC.
A ideia agora, já que a bateria já estava quente e provavelmente ia ficar um pouco mais com o andamento, era espremer o máximo possível até ao próximo posto, para levar com o rapidgate só uma vez. Portanto fui até à AS de Grândola, a cerca de 100km/h, para conseguir lá chegar e evitar aquecer muito mais a bateria. Cheguei lá com 12.5% (valor LeafSpy) e 47ºC na bateria. Ponho a carregar e rapidgate a funcionar, atingindo apenas o máximo de 27kW, mas sendo o suficiente para aquecer a bateria acima de 50ºC.
Depois de sair da AS de Grândola queria passar pelo letreiro que diz "Algarve" e tirar uma foto. Graças a uma diarreia mental do Google Maps, mandou-me sair da AE até um caminho de terra batida, que vim a descobrir que era do lado oposto ao letreiro, ou seja, devia ter saído da AE mais à frente, pois é à saída da mesma que está o letreiro.
Bem, após esta situação caricata, voltei para trás para ir direto a Faro para almoçar, pois já eram quase 15h. Só que ao voltar reparei num estacionamento com um posto da Iberdrola, no meio do "deserto algarvio". Decidi ir lá espreitar, mas o posto não estava a funcionar, devia estar por ligar, como já nos habituaram a muitos por aí. De qualquer forma decidi ir almoçar nesse restaurante chamado Mato à Vista, pois já era tarde. Aproveitei para falar do posto e eles disseram que não estava a funcionar, mas tinham um privado, do próprio restaurante, que podia usar sem custos. Portanto foi o que fiz e carregou a 6,6kW.

A comida também foi muito boa e o espaço era agradável. O único contra foram só os preços, mas não foi nada exorbitante.
Cheguei a Olhão quase às 18h. Nos dias seguintes andei por Faro, Praia do Carvalho, Armação de Pêra, Tavira e Ilha de Tavira. Na praia do Carvalho fui ver a gruta de Benagil e outras por perto. Em Faro dei um passeio de barco pela Ria Formosa. Enquanto lá estive optei por conveniência e carreguei sempre lento (tinha 2 postos perto do hotel), normalmente a 6,6kW, o máximo do carro, chegou e sobrou, só é pena o preço exorbitante em quase todos estes postos. Ainda tive uma surpresa que foi no posto SLV-80001, que na miio aparece preço por kWh e no posto aparecia preço ao minuto, bem caro. Espero que o preço cobrado seja da miio/mobi.e.
Na vinda, 3 dias depois, foi onde tive mais problemas. Consegui sair de Faro com praticamente 100% (esteve a carregar a 3,3kW dos 88% aos 100%) por volta das 16h. Começou logo mal quando cheguei à AS de Aljustrel. O PCR dos novos estava ocupado e não sabia quanto tempo a pessoa iria demorar, então vi que havia outro PCR disponível, o mais antigo (mas os acessos a estes postos estão mal feitos, porque se uma pessoa for direta aos novos depois não tem acesso ao PCR mais antigo). Bem lá pus a carregar e passado 1/2 minutos, reparei que o carro não estava a carregar, mas a ficha chademo estava a dar sinal de estar em uso e o posto também, se bem me lembro. Ao passar o cartão assumia a ficha como em uso por outrem e não dava para cancelar. Carreguei no botão de emergência e nada. Lá liguei para o apoio que tentou fazer um reset remoto e nada. Depois mandou-me abrir e fechar as portas do carro várias vezes e tentar retirar a ficha a seguir, mas a luz vermelha estava lá sempre. Eu achei aquilo das portas muito estranho, vocês já tiveram que fazer tal coisa?
Por fim, uma das ultimas soluções foi falar com alguém a trabalhar na AS para vir desligar o disjuntor do posto, que eventualmente foi o que acabaram por fazer e assim já deu para retirar a ficha. Só que com isto tudo já tinha perdido 1h30m.
Em seguida lá fui ao novo PCR que entretanto tinha ficado livre. Acho que cheguei com 35% e penso que não tive rapidgate ou se tive foi pouco. O problema foi na 2ª paragem, que era para fazer o mesmo que fiz na ida, isto é, só fazer mais uma paragem, desta vez no Lidl de Santarém. Só que mesmo vindo a velocidades de cerca 100km/h, ao me aproximar do destino vi que iria ser complicado então resolvi sair na AS de Salvaterra de Magos, mas o posto tinha acabado de ser ocupado e o senhor iria lá ficar 40min, por isso resolvi arriscar, já com 7% de bateria, em ir para o Lidl de Almeirim. Cheguei lá com 1% e agora sim foi rapidgate em força, a carregar no máximo a 20kW e quando chegou aos 61% se não me engano, passou para 16kW. Aí achei que seria mais vantajoso seguir viagem e esperar que a bateria arrefecesse um pouco (já era de noite). Portanto fiquei cerca de 1h15m a carregar em Almeirim.
Em seguida voltei a parar mais à frente, por precaução, na AS de Leiria, onde carreguei mais 23min, com a potência estonteante de 15kW.
Por fim lá consegui ir direto para casa, chegada com 6%. A média final ficou nos 15.3kWh/100km. Pela miio já consegui ver que vou pagar €50, agora falta receber a fatura da evaz...
É nestas alturas que penso mesmo em trocar de carro... Estou a pensar num destes em 2a mão: VW ID.3, Kia eNiro e Hyundai Kauai. Estou mais inclinado para o VW ID.3. Se consguisse vender o Leaf por €17mil já era bom, depois teria que pagar mais uns €5mil para comprar um desses.