Nonnus, o teu post do niro foi o clic para iniciar a pensar em importar. Até contactei (em maio) a empresa que usaste e eles na altura fizeram-me o orçamento de 2800€. Até me apresentaram umas hipótese de niro que ficavam a 24~25k€, na altura falei em leasing e eles acabaram por nunca mais ligar e o assunto morreu aí.
Andei a ver carros cá e em França e ao mesmo tempo perceber como se faz todo o processo de importação. Em França é uma complicação os stands não estão orientados para vender para fora e era só complicações, começando na língua. O melhor de França é que os Kona e niro são mais baratos.
Depois comecei a ver o mobile.de e a história é completamente diferente, toda uma indústria de venda de usados para exportação.
Tive quase comprado um niro parecido com o teu, mas o negócio caiu e fique "chateado".
Nesta altura já tenho (espero eu) os conhecimentos necessários para importar e legalizar cá o carro e a confiança necessária para contactar um stand e iniciar um negócio.
Escolhi o carro e o stand e iniciei o contacto via whatsapp as 9h30, às 18h00 já tinha dado a entrada no carro (10%) e eles guardam o carro até eu o ir buscar. Contrato (tipo fatura proforma assinada pelas partes), listagem das revisões, COC eles lá chamam CVO.
Só faltava fazer contas em como o trazer:
De camião o stand fazia algo como 900 a 1000, o melhor que vi era pelos 750+iva.
De carro calculei 2 dias
Chapas matricula e seguro - 150€
Avião 70€ + 50€ hotel barato em França + 50€ de comidas rápidas
2200km a 15kw/100 a 0.5€ por kw, cerca de 180€ de eletricidade
+/- 50€ de portagens (em França podem ser quase 100 se vierem sempre lá)
Ou seja penso que por 600 euros é possível fazer a viagem
a gastar o mínimo.
Agora como tinha férias no início de agosto decidi fazer a viagem devagar (4 dias) e com o filho e claro aqui ja gastarei mais do que o camião
e a seguir continuarei de férias para legalizar o carro... e ficará muito mais barato que os 2800€