Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 16 jul 2024, 14:01

Nonnus Escreveu:
16 jul 2024, 00:11
Um governo em 100 dias conseguiu ver o que outros não conseguiram em 8 anos
Não há forma de ignorar a componente política. (Nota: eu posso ou não ter votado no PS ao longo destes anos, não tem a ver com o partido em si, mas com uma visão ideológica e defesa do seu "bebé").
Eu reuni pessoalmente com o anterior secretário de estado da tutela e é óbvio que há uma defesa da acérrima do modelo que o próprio partido desenhou e implementou. Não há qualquer sensibilidade à opinião de players, utilizadores, nada. "Cartão único", "todo o mundo inveja o modelo", "o AFIR baseia-se no nosso modelo". Zero abertura de ideias, zero abertura a qualquer alternativa.
Há também o "pormenor" de quem assessorou e aconselhou o anterior governo ter sido sempre a entidade mais interessada e comprometida com a manutenção do status quo.

O AFIR é a oportunidade de ouro para se fazer alguma coisa deste degredo e este governo parece ter finalmente querer ouvir quem pensa bem e quem pensa mal.
Para quem não viu (deve surgir o vídeo público em breve) a Mobie (e a AMME também, já agora) esteve na passada quinta numa conferência em Madrid. O presidente da mobie fez a sua apresentação habitual "o modelo nacional é um exemplo vivo do AFIR" (nem vou discutir a lata...). A apresentação seguinte foi de um alto responsável da UE que lhe disse, diretamente, que o roaming obrigatório é incompatível com os princípios do AFIR. Sem espinhas.

A AVERE, provavelmente a maior associação europeia da área, respondeu à consulta pública da AdC advogando claramente o levantamento de restrições legislativas que permitam aos operadores Europeus uma operação em verdadeira concorrência.

Há muitas coisas a acontecer. Podem não dar em nada, mas o "amen" dos últimos anos definitivamente acabou.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 16 jul 2024, 14:43

Muito boas notícias. Obrigado pelo teu esforço e dedicação Bruno Alves. :clap:
Acho que ninguém está a pedir o fim da Mobi.e, o que se pede é a livre escolha dos players do mercado, se querem entrar na rede pública ou não. Se este modelo for assim tão vantajoso como apregoam, poucos serão os players que irão ficar de fora, mas eu tenho as minhas dúvidas em relação a isso...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 16 jul 2024, 16:11

cfvp Escreveu:
16 jul 2024, 14:43
Muito boas notícias. Obrigado pelo teu esforço e dedicação Bruno Alves. :clap:
Acho que ninguém está a pedir o fim da Mobi.e, o que se pede é a livre escolha dos players do mercado, se querem entrar na rede pública ou não.
Existe pra aí uma petição de um indivíduo que acha que a extinção da mobi.e resolvia o problema do nosso modelo. Em discussão com esse indivíduo fiquei a perceber que ele nem consegue perceber onde está o real problema do nosso modelo. As pessoas não percebem a diferença de existir um CEME + OPC no nosso modelo ao invés de existir apenas o OPC e ser este a vender energia naquilo que é dele.
Se este modelo for assim tão vantajoso como apregoam, poucos serão os players que irão ficar de fora, mas eu tenho as minhas dúvidas em relação a isso...
É tão isto.

Por acaso gostava de ver se houvesse opção de escolha quantos iam adoptar por o que existe actualmente e os que iam optar por uma solução igual ao que existe no resto da Europa. Ficavam as dúvidas esclarecidas para aqueles que acham que temos o melhor da mobilidade elétrica.

Vamos esperar que este seja o ponto de viragem que muitos de nós desejamos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 16 jul 2024, 16:41

Eu pessoalmente não assinei nenhuma dessas petições (e obviamente que não promovi nenhuma). São coisas mal fundamentadas, escritas mais com o coração do que com a razão (e muitas vezes sem fazer uso do corretor ortográfico tão pouco...). O caminho nunca seria por aí. Eventualmente para agitar as águas, fazer chegar a coisa à CS, mas nunca seria por aí. Elaboradas como foram, menos ainda.
Claro que fui acusado de ser promotor de algumas, mas enfim...
Nonnus Escreveu:
16 jul 2024, 16:11
Por acaso gostava de ver se houvesse opção de escolha quantos iam adoptar por o que existe actualmente e os que iam optar por uma solução igual ao que existe no resto da Europa
Seria uma estatística furada só se fosse anónima e mesmo assim... Por esse motivo não individualizámos com quem falámos e que opiniões têm, nem sequer na apresentação feita à tutela. Como reina o "amen", sempre reinou, as entidades não se querem comprometer. Chegámos a falar com players que falavam raios e coriscos do sistema, que na semana a seguir em eventos públicos diziam "sim senhor isto é bom".

Existirão players para quem uma mudança é de todo indesejável (em particular os CEME, mas também OPC que não queiram operar verticalmente), e para isso é fundamental uma transição cuidada. Mesmo para os utilizadores, existirá sempre alguma perturbação, é inevitável. Daí achar que, obrigatório ou não (não pode ser obrigatório, pelas regras do AFIR), o roaming vai acontecer naturalmente como acontece em todos os mercados maduros da Europa. E com custos para o utilizador inferiores ao da Mobie
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 16 jul 2024, 18:59

BrunoAlves Escreveu:
16 jul 2024, 16:41
Eu pessoalmente não assinei nenhuma dessas petições (e obviamente que não promovi nenhuma). São coisas mal fundamentadas, escritas mais com o coração do que com a razão (e muitas vezes sem fazer uso do corretor ortográfico tão pouco...). O caminho nunca seria por aí.
Nunca assinei nenhuma nem divulguei porque acho exactamente o mesmo. As pessoas não tem noção da exigência e da responsabilidade que é fazer uma petição como esta. Fico a pensar como seria se estas petições tivessem uma adesão considerável e lhe dessem atenção. Na altura de defenderem a petição devia ser engraçado a argumentação e a solução apresentada.

Eu até acho que estas petições tem o efeito contrário ao desejado. Mostra a ignorância sobre o assunto, quem olha para elas (se é que alguém olha), pensa mais uma no meio de tantas sem nexo nenhum.

Quando uma pessoa que faz uma petição destas e eu falo em CEME e OPC e me diz que não sabe o que isso é, mostra bem a ignorância sobre o assunto. :doh:
- 6 anos depois 160000km

HolandesVoador
Registado: 10 jul 2024, 10:53
Data de fabrico: 15 jan 2023
Capacidade bateria: 200 Ah

Mensagem por HolandesVoador » 17 jul 2024, 14:33

Quando uma pessoa que faz uma petição destas e eu falo em CEME e OPC e me diz que não sabe o que isso é, mostra bem a ignorância sobre o assunto. :doh:
A maioria das pessoas perde-se nas siglas e no seu significado. CEME? OPC? EGME? Que tal chamarem as coisas pelos nomes? Às vezes parece que é "by design", para se perder o interesse no assunto, e assim evitar criticismo às politicas e consequentemente ao modelo.

Em relação ao modelo português, como outsider e do que li até agora, é surreal poderem considerá-lo como de referência, quando o preço final de um carregamento depende de tantas variáveis e intermediários. Taxas e mais taxinhas, preço por minuto, preço por kWh, tudo variável.
Da mesma forma, promove a existência de carregadores mais lentos ou o nerf de kWh nos mesmos, de modo a aumentar os ganhos dos intermediários e por outro lado só aumenta a resistência na adopção de EVs.

Cá fora, e falando só de DC, escolho o que mais me convém e à partida sei que se carregar X vou pagar Y. Tal como numa bomba de combustivel. Não só incentiva a concorrência de preços, como também incentiva os operadores a ter os melhores carregadores que permitem mais utilizadores por hora.

Nunca usei um carregador em Portugal, mas como turista já estou com urticária só de pensar quanto me será cobrado quando tiver de o fazer em alguns dias.
Dando um exemplo, sem contratos e usando a Ionity que nem sequer tem preço por minuto, a Miio dá-me um valor de 39.30€ para carregar 37.7 kWh. Em comparação, paguei 28.26€ para carregar 40 kWh na Alemanha. 11€ a menos por mais kWh.

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jul 2024, 11:15

HolandesVoador Escreveu:
17 jul 2024, 14:33
A maioria das pessoas perde-se nas siglas e no seu significado. CEME? OPC? EGME? Que tal chamarem as coisas pelos nomes? Às vezes parece que é "by design", para se perder o interesse no assunto, e assim evitar criticismo às politicas e consequentemente ao modelo.

Em relação ao modelo português, como outsider e do que li até agora, é surreal poderem considerá-lo como de referência, quando o preço final de um carregamento depende de tantas variáveis e intermediários. Taxas e mais taxinhas, preço por minuto, preço por kWh, tudo variável.
Da mesma forma, promove a existência de carregadores mais lentos ou o nerf de kWh nos mesmos, de modo a aumentar os ganhos dos intermediários e por outro lado só aumenta a resistência na adopção de EVs.

Cá fora, e falando só de DC, escolho o que mais me convém e à partida sei que se carregar X vou pagar Y. Tal como numa bomba de combustivel. Não só incentiva a concorrência de preços, como também incentiva os operadores a ter os melhores carregadores que permitem mais utilizadores por hora.

Nunca usei um carregador em Portugal, mas como turista já estou com urticária só de pensar quanto me será cobrado quando tiver de o fazer em alguns dias.
Dando um exemplo, sem contratos e usando a Ionity que nem sequer tem preço por minuto, a Miio dá-me um valor de 39.30€ para carregar 37.7 kWh. Em comparação, paguei 28.26€ para carregar 40 kWh na Alemanha. 11€ a menos por mais kWh.
Infelizmente confunde-se o modelo (interoperabilidade) com as politicas comerciais dos CEME e OPC (isto é, que quem vende a eletricidade e de quem disponibiliza o posto)

Sem dúvida que poder escolher o comercializador de energia que me dá o melhor preço é uma mais valia do modelo, assim como, poder utilizar todos os postos sem ter de instalar apps, estar dependente se tenho ou não dados moveis, ou o posto está numa localização sem rede, sem ter de fazer cativaçoes de plafonds num qualquer cartào de credito... enfim... tantas variáveis que o comum dos utilizadores também estão sujeitos lá fora.

Agora... infelizmente, e é nesta tecla que eu bato sempre, os players ainda não estão interessados na experiência do utilizador.
Tarifarios simples são possíveis e até existem em alguns postos.
Eu, continuarei sempre a lutar para que os operadores compreendam as dores dos utilizadores.

Quanto a taxas e taxinhas (expressão infeliz) é apenas o resultado da discriminação dos valores a pagar. Mais uma vez, não custava nada estar afixado no posto o valor final e a discriminação ser apresentada na factura.

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 18 jul 2024, 11:45

O que é que me interessa ter um CEME que me dá o melhor preço se depois tenho um OPC que tem de pagar o investimento que fez e me vai cobrar os olhos da cara. :violin:

Realmente é não ver o cenário todo, essa argumentação.🤦
- 6 anos depois 160000km

BrunoFonseca
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Mensagem por BrunoFonseca » 18 jul 2024, 12:19

Nonnus Escreveu:
18 jul 2024, 11:45
O que é que me interessa ter um CEME que me dá o melhor preço se depois tenho um OPC que tem de pagar o investimento que fez e me vai cobrar os olhos da cara. :violin:

Realmente é não ver o cenário todo, essa argumentação.🤦
Não concordo contigo. Num modelo vertical o risco é maior para quem gere os postos, pois tem o risco da flutuação do preço de energia e o posto tb tem de ser igualmente amortizado.

Cá tens a possibilidade de escolher o comercializador de energia que adquiriu a energia mais barata. É facil constatar que os CEME não alteram os seus preços com a mesma frequência pois uns fazem aquisições com prazos muito alargados e outros nem por isso.

O investimento no posto vais sempre pagar em qualquer dos cenários.

Seja como for, eu não sou CEME nem OPC, logo nem estou propriamente muito interessado naquilo que é ou não benéfico para eles. O meu ponto de vista é o do utilizador.

Vejo muita gente a reclamar de preços. Eu sinceramente acho que há uma má política comercial nomeadamente dos OPC e isso acaba por manchar o "modelo".
Tarifários em tempo considerando que há poucos VE que conseguem atingir determinadas potências de carregamento oneram muito o consumidor. Tomadas distintas com potências distintas, mas com o mesmo tarifário em função do tempo, também são nefastos para o utilizador.

Não me venham dizer que isto é um problema do modelo. É um problema comercial dos OPC, que não querem saber, pois a procura é boa, e grande parte da procura é realizada por colaboradores de empresas com carros de frota que não estão nem aí para o valor final a pagar.

cfvp
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Mensagem por cfvp » 18 jul 2024, 12:24

BrunoFonseca Escreveu:
18 jul 2024, 11:15
Sem dúvida que poder escolher o comercializador de energia que me dá o melhor preço é uma mais valia do modelo, assim como, poder utilizar todos os postos sem ter de instalar apps, estar dependente se tenho ou não dados moveis, ou o posto está numa localização sem rede, sem ter de fazer cativaçoes de plafonds num qualquer cartào de credito... enfim... tantas variáveis que o comum dos utilizadores também estão sujeitos lá fora.
Relativamente à parte a negrito, isto é um problema que pode e acontece com o nosso modelo. Ainda no início de Julho tive o famoso "Cartão não autorizado" usando o cartão da miio num PCR na área de serviço de Santarém. A solução foi usar outro cartão, que se calhar já tinha usado lá, não sei.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

Responder

Voltar para “Carregamento”