Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 03 ago 2024, 18:56

Eu não diria melhor, aliás é o que já repeti aqui vezes sem conta.

Como uma imagem vale mais que mil palavras talvez aqueles que ainda não entenderam fiquem agora a perceber.

https://youtu.be/vFtQyu_E5Xo?si=zc8yeaz3T1Gz7Uv7

A e tal o CEME escolhido pelo UVE com descontos. O Sr. Tem aplicação cheia de CEMEs com descontos e o resultado está a vista.

Volto a perguntar. De que me vale ter um CEME com desconto se depois existe um OPC que para ganhar dinheiro cobra um valor absurdo?

Deixem-se andar a defender este modelo e não abram os olhos. 👍
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 03 ago 2024, 20:05

Nonnus Escreveu:
03 ago 2024, 18:56
Eu não diria melhor, aliás é o que já repeti aqui vezes sem conta.

Como uma imagem vale mais que mil palavras talvez aqueles que ainda não entenderam fiquem agora a perceber.

https://youtu.be/vFtQyu_E5Xo?si=zc8yeaz3T1Gz7Uv7

A e tal o CEME escolhido pelo UVE com descontos. O Sr. Tem aplicação cheia de CEMEs com descontos e o resultado está a vista.

Volto a perguntar. De que me vale ter um CEME com desconto se depois existe um OPC que para ganhar dinheiro cobra um valor absurdo?

Deixem-se andar a defender este modelo e não abram os olhos. 👍
Continuas a confundir um "modelo" com politica comercial dos players.
Nada te diz que adoptando qualquer outro modelo as políticas comerciais dos players mude, pelo contrário.

civic
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 03 ago 2024, 20:16

BrunoFonseca Escreveu:
03 ago 2024, 20:05


Continuas a confundir um "modelo" com politica comercial dos players.
Nada te diz que adoptando qualquer outro modelo as políticas comerciais dos players mude, pelo contrário.
Mas os players podem usar uma politica comercial diferente? Esse hotel do video pode usar um esquema diferente nos carregadores?
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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 03 ago 2024, 20:36

BrunoFonseca Escreveu:
03 ago 2024, 20:05
Nonnus Escreveu:
03 ago 2024, 18:56
Eu não diria melhor, aliás é o que já repeti aqui vezes sem conta.

Como uma imagem vale mais que mil palavras talvez aqueles que ainda não entenderam fiquem agora a perceber.

https://youtu.be/vFtQyu_E5Xo?si=zc8yeaz3T1Gz7Uv7

A e tal o CEME escolhido pelo UVE com descontos. O Sr. Tem aplicação cheia de CEMEs com descontos e o resultado está a vista.

Volto a perguntar. De que me vale ter um CEME com desconto se depois existe um OPC que para ganhar dinheiro cobra um valor absurdo?

Deixem-se andar a defender este modelo e não abram os olhos. 👍
Continuas a confundir um "modelo" com politica comercial dos players.
Nada te diz que adoptando qualquer outro modelo as políticas comerciais dos players mude, pelo contrário.
Pois continuo. Eu e as pessoas que já perceberam. Não é o modelo que obriga a que seja assim? Ou o OPC faz o investimento e depois cobra 0.10€ por carregamento para o CEME poder cobrar o que quer? Tens de explicar de uma vez por todas como é que o OPC paga o investimento sem ser como é. Por favor explica como deverá ser o modelo de negócio do OPC para que o que é referido no vídeo não aconteça.

Aliás eu até deixava o desafio de fazeres um workshop para todos os OPC para eles perceberem que não percebem nada do negócio e que estão a perder dinheiro e que tu tens a solução.

Bom, olhando para resto da Europa, realmente não há nada que diga que iria ser diferente. Afinal usam todos o modelo mais cobiçado e inovador.🧑‍🦯
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 03 ago 2024, 20:57

civic Escreveu:
03 ago 2024, 20:16

Mas os players podem usar uma politica comercial diferente? Esse hotel do video pode usar um esquema diferente nos carregadores?
Eu sei que a pergunta é retórica 🙂

Na cabeça de alguns podem. Viram santa casa da misericórdia. Investem 25000€ num carregador e depois cobram 0.10€ por carregamento.

As contas são fáceis de fazer. 0.10€ x 100 carregamentos* por dia = 10€ por dia o que dava 2500 dias só para pagar o carregador. Já o CEME não põe lá dinheiro nenhum e começa a ter lucros desde o primeiro minuto.

O ridículo que isto é. Mas na cabeça de alguns isto faz sentido.

*100 é um número extremamente alto, mas foi escolhido só para ver o ridículo que é pensar que um OPC pode pagar o investimento sem cobrar o que cobra actualmente.
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civic
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 04 ago 2024, 10:07

É a primeira vez que vejo um comentário desses, justificar o que temos por ser um modelo bom e o problema são as politicas comerciais de cada operador, sincermente gostava de ver isso melhor explicado, uma resposta a essa pergunta chegava. ;)
Então quando tivermos todos os postos de carregamento com a possibilidade de pagar com CC, o que valerá nessa altura este nosso modelo tão bom? Em que a unica vantagem que lhe vejo atualmente é conseguir pagar em qualquer posto com o mesmo cartão...

Outra questão, quem destes paga a potência contratada, é o OPC ou já está inclluida no valor que o CEME recebe?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 04 ago 2024, 12:22

Quando se paga com CC, é o OPC que faz a faturação, certo? Ou seja, deixa de existir CEME nestes casos?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

civic
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 04 ago 2024, 12:30

cfvp Escreveu:
04 ago 2024, 12:22
Quando se paga com CC, é o OPC que faz a faturação, certo? Ou seja, deixa de existir CEME nestes casos?
Pior que isso é o CEME poder ser também o OPC, ora neste caso poderia cobrar cerca de metade dos que não conseguem juntar as 2 parcelas, isto é o modelo que está mal ou são as politicas dos players? :(
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por ruramos » 04 ago 2024, 15:10

cfvp Escreveu:
04 ago 2024, 12:22
Quando se paga com CC, é o OPC que faz a faturação, certo? Ou seja, deixa de existir CEME nestes casos?
Não. O pagamento por CC está associado a um ceme que o opc contrata. No atual modelo em Portugal, nós nunca pagamos ao opc, é sempre ao ceme. :evil:

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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 ago 2024, 21:21

civic Escreveu:
03 ago 2024, 20:16
BrunoFonseca Escreveu:
03 ago 2024, 20:05


Continuas a confundir um "modelo" com politica comercial dos players.
Nada te diz que adoptando qualquer outro modelo as políticas comerciais dos players mude, pelo contrário.
Mas os players podem usar uma politica comercial diferente? Esse hotel do video pode usar um esquema diferente nos carregadores?
Quando me refiro a politicas comerciais dos players, neste caso em concreto do OPC, refirmo-me ao tipo de tarifário e valor lá praticado.
Eu tenho um Zoe, carrego sempre em postos de 22 kW e os valores praticados rondam os 0,03€/min. Este OPC está a cobrar 0,04€/min quanto o utilizador terá de lá ficar 3x mais tempo comparando com os postos de 22kW.

Onde é que aqui a culpa é da Mobi.e ou do modelo?

Mais, sendo um Hotel, até que ponto é que na negociação entre o OPC e o Hotel haverá uma parte a ser entregue ao Hotel? Não sei... mais uma vez, é politica comercial do OPC.

Mais uma... a Taxa EGME é uma imputação legal ao CEME e aos OPC que não tem de ser vertida no custo para o utilizador. Mais uma vez é uma politica comercial do OPC.

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