Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 ago 2024, 23:33

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:32
Onde é que eu disse que o Hotel tinha de dar esse serviço de graça para o resto da vida?
Não disseste, mas a tua frase dá a entender que mudou para ganhar dinheiro. Tu fazias o quê se te apresentassem uma proposta mais vantajosa que a que tinhas?
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:32

Mais uma vez, não concordo com a tua abordagem. Este até é um dos OPC que por norma não coloca valores absurdos. Só isso prova que o valor colocado neste posto não está relacionado com o investimento em si, logo não é por vender ou não energia que irás ter tarifas OPC mais baixas.
Uns são utópicos, outros são visionários, outros são negacionistas, há para todos os gostos. Não me ofendes minimamente com esses termos. Não é por seguirmos o que os outros fazem que fará de nós os melhores. Se este modelo tem muita coisa para melhorar, sim tem, mas também tem vantagens que os outros não têm. Eu não luto pelo modelo A ou B. O que eu pretendo é que a mobilidade eletrica em Portugal cresça, e alterar as regras a meio do jogo, simplesmente devido a uma marca, irá certamente criar incertezas nos investimentos que estão em curso. É isso que desejas?
A minha intenção nesta discussão não é ofender ninguém.

Ora aqui estamos de acordo. Tal como tu, o que pretendo é que a ME cresça o que esta a acontecer, mas continuo achar que não é por este modelo ser um espetáculo como alguns teimam em pensar que é. O que mais faltava era em 11/12 anos de mobilidade elétrica ainda estarmos no inicio. A prova disso é que o anos estão a passar e os problema estão por resolver.

Os espanhóis há uns anos estavam mais atrasados que nós em pontos de carregamento, hoje estão mais a frente e não tem o modelo mais cobiçado do mundo. Isto para dizer que não é o modelo português que faz o crescer a ME em Portugal. A semana passada fui a Espanha e nº de veículos elétricos é muito menor que em Portugal, no entanto o crescimento deles é superior ao nosso e lá essa tal marca cresce todos os dias.

Eu nunca disse que tínhamos mudar devido a uma marca. O que digo é que temos de mudar porque as coisas não estão a funcionar devido à várias (muitas) coisas, onde se incluí a falta de investimento de algumas empresas por acharem que este modelo não é atrativo.

Como não testas-te outro modelo, a comparação inevitavelmente tem de ser com os outros, e se com os outros (maioria) as coisas funcionam melhor para todos, porque raio teimam em querer insistir num modelo diferente que já deu provas de ser complicado, que agora "todos" os players dizem que tem de haver mudanças.

Não achas que se os outros tivessem visto que o nosso modelo por ser diferente é melhor não teriam implementado o nosso modelo? Num mundo cada vez mais global onde o que se vê que funciona é copiado ainda em fase de projecto, quanto mais coisas já em funcionamento há 10 anos.
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:32
Mais um ponto onde não concordamos. Vou fazer uma citação do DL 90/2014, nomeadamente ao ponto 6 do artigo 7º:

1 - A atividade de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica só pode ser exercida por operadores de pontos de carregamento, devidamente licenciados.
2 - [Revogado].
3 - [Revogado].
4 - No exercício da sua atividade, o operador detentor de registo de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica contrata o fornecimento de energia elétrica com os utilizadores de veículos que o requeiram e estabelece com os operadores de pontos de carregamento as relações jurídicas necessárias para assegurar o acesso, pelos respetivos utilizadores, aos pontos de carregamento.
5 - Os contratos de fornecimento de energia elétrica referidos no número anterior não podem discriminar pontos de carregamento, impedindo ou tornando excessivamente onerosa a utilização de certos pontos de carregamento, favorecendo injustificadamente a utilização dos demais.
6 - O disposto no número anterior não impede a aplicação de descontos nos preços de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica ou a comercialização conjunta de serviços ou produtos diversos.
7 - Os contratos de fornecimento de energia elétrica referidos no n.º 4 devem permitir o acesso, quando solicitado pelo utilizador, ao fornecimento de eletricidade para a mobilidade elétrica em espaços privados de acesso privativo.

Isto é, um OPC pode ser só OPC, contudo, um CEME é obrigado a ser OPC.
Assim sendo, o OPC não pode discriminar os CEMEs ou vice versa se os tornar onerosos, contudo, e aqui é a parte interessante o ponto 6 diz que o CEME pode aplicar descontos na comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica ou a comercialização conjunta de serviços.
Com isto digo que, por exemplo, nada impede o CEME EDP apresentar descontos na componente CEME quanto um utilizador utilizada um PCVE EDP; ou o CEME GALP num PCVE GALP.
Não sei porque raio foste buscar isto. A maioria de nós nesta discussão sabe isto. Sabe que foi a lei que foi aprovada e esta em vigor, mas as leis alteram-se. Eu costumo dar este exemplo. Na pandemia quantas leis foram alteradas e muitas criadas em tempo record?

Por essa lei existir não quer dizer que não possa ser alterada e em vez de dizer que tem de ser o CEME a vender passa a dizer que é o OPC a vender energia. Qual é dificuldade?
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:32
Só mais um coisa quanto ao que referes à imposição de ligar à Mobi.e.
O modelo consiste nisso. Todos têm de estar interligados. A partir do momento em que dás a abertura de uns poderem ou não estar interligado, perdes o efeito, o que se tornaria na negação do modelo.
Isto para dizer que ou há interligação obrigatória, ou não há. Não tem como conviverem os dois no mesmo ecossistema.
O modelo consiste nisso mas também pode ser alterado. Ou será que não pode? Da mesma maneira que se pode alterar a lei de venda de energia altera-se o modelo para deixar de ser obrigatório a ligação a mobi.e para passar a ser facultativo. Como referi anteriormente se a ligação a mobi.e é tão vantajoso todos vão querer estar ligados.

Eu agora vou fazer uma analogia (piada) que pode ofender alguns mas não é essa a intenção.

Isto parece-me um regime comunista. Todos tem de estar em linha com o partido (mobi.e), favorecesse alguns (CEME), e o povo tem de suportar tudo vivendo na miséria (OPC). :lol: :lol: :lol:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 05 ago 2024, 23:44

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:10
Reprimido? É agora esse o nome quando se exigi que se cumpra a Lei? Por muito absurda que ela seja não se pode entrar nesta demagogia. Os outros CEMEs e OPCs cumprem a lei, caso fosse dado este "favor" à Tesla seria concorrência desleal.

O Continente também não está a ser reprimido, e até já está a fazer avanços na integração
Quando a lei está mal muda-se a lei, não se verga a sociedade toda à lei... Não é a questão de dar favor é permitir redes como a Tesla operarem como fazem no resto do mundo.

O Continente está a fazer avanços? Não vejo nada... A Ionity é outra rede que foi vergada para funcionar com o nosso modelo. E certamente haverão mais redes que querem entrar em Portugal mas depois vêem estes cenários e fogem, porque não vale o esforço.
BrunoFonseca Escreveu: Só mais um coisa quanto ao que referes à imposição de ligar à Mobi.e.
O modelo consiste nisso. Todos têm de estar interligados. A partir do momento em que dás a abertura de uns poderem ou não estar interligado, perdes o efeito, o que se tornaria na negação do modelo.
Isto para dizer que ou há interligação obrigatória, ou não há. Não tem como conviverem os dois no mesmo ecossistema.
Isso é precisamente aquilo que todos estão contra, a obrigatoriedade de fazer parte da Mobi.e. Num sentido estrito sim, o modelo já não seria o tal do cartão único, mas se a maioria das pessoas optasse pela Mobi.e seria quase. O problema é que eu acredito que muitos OPCs iriam fugir à Mobi.e, porque estando lá torna-se mais restritivo e talvez menos lucrativo.
BrunoFonseca Escreveu: Esse é um exemplo de quem não sabe qual o papel da EGME.
Os têm acesso aos dados dos seus postos. Têm de ser eles a os controlar e não a EGME
Portanto a Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica não faz gestão de nada? :lol:
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 ago 2024, 00:07

cfvp Escreveu:
05 ago 2024, 23:44
Portanto a Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica não faz gestão de nada? :lol:
Faz. Consumos de energia, Nr. de carregamentos efectuados, Nr. de utilizadores registados, essas tretas para depois fazerem powerpoints todos bonitos e apresentarem nas palestras. O que é que isso interessa a cada um de nós? Nada.
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LFN
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 06 ago 2024, 01:29

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:07
LFN Escreveu:
05 ago 2024, 00:01
BrunoFonseca Escreveu:
04 ago 2024, 21:40

O problema n é o modelo. Digo mais, se acontecer uma alteração legislativa, a politica comercial dos principais operadores n irá mudar. Aí veremos a quem irão atribuir as culpas.
Um modelo que não permite formar um preço final transparente e tem uma carraça que nada faz (CEME) a sugar quem investe (OPC), para dar um custo final mais elevada, e não tem problema...um modelo que nos retira do mapa dos investimentos europeus e não deixa operar as principais redes internacionais...deve ser uma maravilha, de facto.
Frases feitas. Mais uma vez volto a repetir, mesmo que existisse uma verticalização do modelo, a entidade que tivesse de suportar o investimento da infraestrutura teria de adquirir energia para depois a revender.
Já agora para além do tema da Tesla, que não quer cumprir com a lei portuguesa, mas que se teve de adaptar à alemã, quais são esses investimentos europeus que não estão a chegar a Portugal?
Claro que o OPC comprava energia, a simples questão é que se um OPC comprar energia por atacado, vai comprar muito mais barata que um particular, que tem poder negocial zero junto de um CEME - come e cala com a tabela em vigor.

É fácil de perceber isto, como é fácil perceber que ninguém no seu pleno juízo investe num negócio que dá uma renda garantida a terceiros que não têm de fazer nada, à custa do seu próprio investimento. Isto tudo fazia sentido quando era o estado a pagar os postos, isso acabou há muitos anos.

Quais são os investimentos europeus que não estão a chegar a Portugal? Fácil: 350 M€ de um programa pago também com os nossos impostos, dos quais 150 M€ foram para a Tesla instalar carregadores em todos os países europeus, exceto Portugal que não os deixa por.

https://pplware.sapo.pt/motores/tesla-r ... 22-paises/

Temos a rede Tesla aberta a todas as marcas europa fora, ajudando na implementação da mobilidade elétrica, exceto Portugal onde não pode trabalhar.

E aqui temos quem sonhe que a Tesla se tem de integrar na mobi-e, para passarmos também a não saber o custo dos carregamentos, em vez de ver no carro o valor diretamente no écran, e no final pagar o dobro do que pratica sem integrações. E ainda passar a andar com os bolsos cheios de cartões únicos, em vez de simplesmente ligar à tomada e já está. Em vez de seguir o que se faz bem, insistimos em complicar?

E se fosse só com a Tesla. A bela experiência de um estrangeiro que anda por toda a europa a carregar na Ionity com a app da marca, e quando chega a Portugal é como se já tivesse saído da europa, nem os carregadores aparecem na app, nem se der com algum consegue carregar. Quem lhe mandou comprar um carro que dá para mais do que para ir ao pão?

Eu tenho mais de 10 anos na mobilidade elétrica com experiência de diversos carros, usando a rede pública e a rede Tesla, e neste momento não tenho qualquer dúvida em apenas recomendar EV´s para os trajetos pendulares, como segundo carro, e apenas caso seja possível carregar em casa. Esqueçam tudo o que seja depender de carregamentos fora de casa, pela falta de postos, mau funcionamento dos mesmos e preços superiores a andar a gasóleo ou gasolina.

As leis não são sagradas, quando estão mal, mudam-se. E as nossas estão muito mal.

civic
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 06 ago 2024, 11:02

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:50


Se queres vender energia tens de ser CEME.
Note-se que um CEME tem obrigatoriamente de ser OPC, já um OPC não tem de ser CEME
E que sentido é que isso faz?
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 06 ago 2024, 11:08

BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:54


Esse é um exemplo de quem não sabe qual o papel da EGME.
Os têm acesso aos dados dos seus postos. Têm de ser eles a os controlar e não a EGME
A minha pergunta é: E que tal questionar o OPC sobre tal ocorrência...?
A tua pergunta não faz sentido, o consumidor está a pagar um serviço, quem lhe deve dar respostas é essa entidade a quem pagas, se eu estou a usar um cartão da Miio é a Miio que deve responder pelos erros da rede, o resto é uma rede mal feita.
Eu em casa tenho Endesa, é a eles que eu reclamo se tiver algum problema, ponto. Na rede de carregamentos devia ser igual, pago a uma entidade, e só devia pagar uma vez a energia, uma vez a potência contratada, o restante seriam impostos e lucros, quem melhro preços fizer é quem levaria vantagem, digo eu...
Toda a história do cartão unico vai deixar de fazer sentido a partir do momento que posso pagar em todo o lado com cartão de credito/debito.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 06 ago 2024, 13:03

civic Escreveu:
06 ago 2024, 11:08
Toda a história do cartão unico vai deixar de fazer sentido a partir do momento que posso pagar em todo o lado com cartão de credito/debito.
Principalmente quando isto acontece:

Imagem

Onde é que está a mais valia de poder escolher o CEME? O tal que faz descontos.

O ad-hoc em certas horas fica mais barato que qualquer CEME. 🤔 Vamos lá perceber este modelo.

Cada vez mais começa a cair por terra os argumentos que defendem este modelo. 🙃
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 06 ago 2024, 18:43

Ainda nem tinha reparado nisso, um pouco de pesquisa e aparecem coisas brutais:

Imagem
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 06 ago 2024, 19:54

Nonnus Escreveu:
06 ago 2024, 13:03
civic Escreveu:
06 ago 2024, 11:08
Toda a história do cartão unico vai deixar de fazer sentido a partir do momento que posso pagar em todo o lado com cartão de credito/debito.
Principalmente quando isto acontece:

Imagem

Onde é que está a mais valia de poder escolher o CEME? O tal que faz descontos.

O ad-hoc em certas horas fica mais barato que qualquer CEME. 🤔 Vamos lá perceber este modelo.

Cada vez mais começa a cair por terra os argumentos que defendem este modelo. 🙃
Há informação dos valores ad-hoc indicados pelos OPC à EGME que não estão correctos, isto é, no mostrador do posto está ok, mas não corresponde ao indicado à EGME, pelo que os valores indicados nessa app poderão estar errados.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 06 ago 2024, 19:56

civic Escreveu:
06 ago 2024, 11:02
BrunoFonseca Escreveu:
05 ago 2024, 22:50


Se queres vender energia tens de ser CEME.
Note-se que um CEME tem obrigatoriamente de ser OPC, já um OPC não tem de ser CEME
E que sentido é que isso faz?
Caramba, quando se quer ser do contra....

Então se queres ser um player que tenha postos e comercialize a energia só tens de estar registado como CEME e OPC.

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