Diário de bordo - 2Rs

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 25 ago 2024, 22:13

Hoje foi dia da limpeza do interior... aquilo é grande, já não estou habituado... então para aspirar a mala, uihhh as costas! Já era o terceiro da lista na limpeza (de interior), a idade já não perdoa :lol:
Já agora, com o amplificador, como é que se consegue tirar a tampa da mala?! Precisa de limpeza mais aprofundada (com água)... o guiador está como novo, como todo o interior do carro. Os bancos em pele, tenho que ver que produto é que há para os conservar.
Que pressão usam nos pneus de 17? Diz na porta 2.5 mas veio com 2.8 e para já não me queixo, está confortável.

Entretanto ficou à carga, para aproveitar o fotovoltaico... pronto para o teste de autonomia, siga com 51 kms de autonomia, em modo B e eco ligado... e desligado o alarme da bateria fraca (que entretanto descobri onde se desligava). Foi trajeto de nacional com um pouco de AE, sempre a acompanhar o transito. A quase a meio:
TesteDistancia1.jpg
TesteDistancia1.jpg (70.91 KiB) Visto 3029 vezes
Acabei o teste ainda longe do pretendido mas o meu SOC estava a dar avisos de fome :lol:
Terminou assim:
TesteDistancia2.jpg
Antes disto, já tinha dado alerta de "---" com quase 28% e as baterias entre 3.868v e os 3.912v (carro encostado para conseguir registar),com 43 kms percorridos.
Fui agora dar mais uma pequena volta, testar os faróis e apesar de "puxar" nas subidas, o carro respondeu e o não vejo grande diferença de voltagem entre as células. Sobre os faróis, estes médios em led são o dia da noite... já os máximo "amarelos", mais valem ir desligados. Tenho que mudar para umas "brancas".

Conclusão sobre o teste: acho que o BMS precisa de um reset! Tem muito buffer para dar alerta de "bateria muito fraca". Também estou numa zona plana, em que a maior subida é a nortada (do vento).
O reset ao BMS não dá com LSpy Pro?
Anexos
TesteDistancia2.jpg
Última edição por renateves em 26 ago 2024, 11:20, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 26 ago 2024, 00:23

renateves Escreveu:
25 ago 2024, 22:13
Antes disto, já tinha dado alerta de "---" com quase 28% e as baterias entre 3.868v e os 3.912v (carro encostado para conseguir registar),com 43 kms percorridos.
Nessa tensão e depois de fazer 43km "I stand corrected" e esse carro faz muito mais que os 30km que vaticinei :lol:

Como te disse tem de ser em andamento. Para dar alarme de bateria fraca tens de ter uma célula nos (estou a adivinhar) 3,1-3,2V. A 3,8V estarias nuns saudáveis 70-80% SOC (numa bateria "normal"). Assim que paras a tensão volta a disparar para cima.

Curiosamente o LS não identifica nenhuma célula má, e claramente teria de o fazer... :think:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3456
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 26 ago 2024, 05:37

Tens levar o carro até célula mais baixa atingir os 2.8/3.2 em andamento. Se tiveres receio de ficar parado no meio da estrada, liga o A/C no quente parado até aparecer a tartaruga. A única diferença é que não ficas com noção de quantos km consegues fazer.

Não ligues ao SOC do Leafspy. Eu tenho um relato no meu DB senão estou em erro ainda fiz 20km depois do Leafsapy apresentar 0% quando o carro começou a estimar mal autonomia devido a degradação.

Guia-te pela tensão das células em andamento como Bruno escreveu.

Mas continuo achar impressionante as células estarem todas certinhas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 26 ago 2024, 11:14

BrunoAlves Escreveu:
26 ago 2024, 00:23
... Para dar alarme de bateria fraca tens de ter uma célula nos (estou a adivinhar) 3,1-3,2V. A 3,8V estarias nuns saudáveis 70-80% SOC (numa bateria "normal").
Em andamento, o mais baixo que vi foi 3.7...V. Pelos logs, à hora\momento que deu alerta de bateria fraca, eis o que tinha:

Código: Selecionar todos

Max-----Min-----Avg
3917	3862	3889
3913	3868	3890
3912	3868	3888
3921	3876	3898
3917	3872	3894
3920	3872	3897
Eis as voltagens mais pequenas de ontem:

Código: Selecionar todos

Date/Time		Gids	SOC	AHr	PackVs	PackA	MaxmV	MinmV	AvgmV	DiffmV
25/08/2024 17:16	24	260424	215950	362.59	50.959	3823	3734	3777	89
25/08/2024 21:03	23	211512	215754	363.07	42.054	3828	3736	3782	92
25/08/2024 21:04	22	209646	215754	357.31	90.644	3772	3655	3722	117
25/08/2024 21:05	22	207368	215754	362.02	54.321	3803	3736	3771	67
25/08/2024 21:06	22	199096	215754	360.77	56.075	3791	3728	3758	63
25/08/2024 21:06	22	197210	215754	361.06	54.475	3791	3731	3761	60
25/08/2024 21:06	21	195234	215754	361.15	50.457	3797	3731	3762	66
25/08/2024 21:07	21	194384	215754	360.19	62.740	3787	3712	3752	75
25/08/2024 21:07	21	192147	215754	362.30	44.308	3815	3739	3774	76
25/08/2024 21:09	21	190039	215754	357.89	75.589	3761	3687	3728	74
25/08/2024 21:09	21	185552	215754	350.98	102.265	3695	3604	3656	91
Os entendidos que se cheguem à frente mas parece-me que está a antecipar em muito a bateria fraca! Já tentei apagar os DTCs mas sem sucesso, aparecem logo após o reset (aos DTCs) do LeafPsyPro. Poderá influenciar o cálculo do BMS.

Em suma, afinal era capaz de dar para aquela aventura inicial!! ;) :lol:

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 26 ago 2024, 11:27

Nonnus Escreveu:
26 ago 2024, 05:37
Guia-te pela tensão das células em andamento como Bruno escreveu.

Mas continuo achar impressionante as células estarem todas certinhas.
Sim, é que tenho feito. Caso contrário nem metade dos kms teria feito. Mas cheira-me que ainda consigo tirar mais sumo do pack... hoje tenho que o espremer até (quase) ao fundo para ver como está a altimetria das voltagens :lol:
Mas sim, sempre assumi que estivesse bem pior... parece ter sido bem cuidado. Aliás, basta olhar para o interior\exterior. :clap:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 26 ago 2024, 12:01

Tens toda a razão. Com essa tensão nas células tens aí muito sumo para gastar. Pode ser por isso que não são reconhecidas bad cells no LS? :think:

A única forma de saberes isso é "esticar a corda". Sugeria uns arranques vigorosos perto de casa e vê se alguma célula "afunda". E andar, andar e andar. Quando vires uma célula a chegar-se aos 3,2V por aí, começa a aproximar-te de casa :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

renateves
Mensagens: 402
Registado: 05 mar 2014, 10:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 34.6Ah
Localização: Veneza de Portugal

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por renateves » 26 ago 2024, 14:28

Foi que fiz agora a "correr"... AC ligado e dar ao acelerador pelas poucas subidas que aqui tenho. Resultado: 8% SOC e nada de tartaruga!! As células acabam neste estado:
1724678718274.jpg
Nem sei o que dizer mais... mas isto está com muito buffer!

Dos logs,retirei os com menos voltagem mínima:

Código: Selecionar todos

Date/Time		Gids	SOC	AHr	PVolts	PAmps	MaxmV	MinmV	Avg mV	CPDiff
26/08/2024 13:35	18	135553	215754	347.81	89.068	3671	3562	3623	109
26/08/2024 13:35	17	133242	215754	347.71	69.627	3669	3562	3622	107
26/08/2024 13:36	17	129947	215754	342.14	116.767	3611	3496	3564	115
26/08/2024 13:40	14	100740	215754	347.71	85.483	3664	3565	3622	99
26/08/2024 13:41	13	89133	215754	339.65	122.755	3597	3462	3538	135
26/08/2024 13:41	13	92094	215754	346.46	99.664	3654	3550	3609	104
26/08/2024 13:42	12	79441	215754	326.98	52.882	3479	3305	3406	174
Mais logo faço o gráfico do pior estado das celulas :think:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 26 ago 2024, 14:40

De facto vamos a saber e ainda aí está 50% SOH :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3456
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por Nonnus » 26 ago 2024, 16:01

renateves Escreveu:
26 ago 2024, 14:28
Foi que fiz agora a "correr"... AC ligado e dar ao acelerador pelas poucas subidas que aqui tenho. Resultado: 8% SOC e nada de tartaruga!! As células acabam neste estado:
1724678718274.jpg

Nem sei o que dizer mais... mas isto está com muito buffer!

Dos logs,retirei os com menos voltagem mínima:

Código: Selecionar todos

Date/Time		Gids	SOC	AHr	PVolts	PAmps	MaxmV	MinmV	Avg mV	CPDiff
26/08/2024 13:35	18	135553	215754	347.81	89.068	3671	3562	3623	109
26/08/2024 13:35	17	133242	215754	347.71	69.627	3669	3562	3622	107
26/08/2024 13:36	17	129947	215754	342.14	116.767	3611	3496	3564	115
26/08/2024 13:40	14	100740	215754	347.71	85.483	3664	3565	3622	99
26/08/2024 13:41	13	89133	215754	339.65	122.755	3597	3462	3538	135
26/08/2024 13:41	13	92094	215754	346.46	99.664	3654	3550	3609	104
26/08/2024 13:42	12	79441	215754	326.98	52.882	3479	3305	3406	174
Mais logo faço o gráfico do pior estado das celulas :think:
É continuar até aparecer a tartaruga. Não ligues ao SOC.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de bordo - 2Rs

Mensagem por BrunoAlves » 26 ago 2024, 16:15

Se bem me recordo a tartaruga aparecia por estimativa de energia remanescente (o que é que diz o LeafSpy nesse ecrã?) e o parar é que era por tensão mínima das células. Por isso é que algumas pessoas faziam alguns km na tartaruga e outras poucos metros.
Se for assim o mais provável é a tartaruga aparecer com bastante para andar (se o BMS estima um SOH e SOC tão baixos, não pode considerar que lá tem muita energia).

Esse BMS é que precisava de um reset... :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”