
DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
- BrunoAlves
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Bom relato.
É o que é, para o melhor e para o pior (mais para o pior neste caso)...
Numa altura em que se viaja em todo o país e até muito para fora dele, o Leaf mostra o flop que é enquanto carro único. Não pode ser... Eu fiz essa viagem em 2016 com um Leaf 24kWh e sendo pior (por muito!) não carreguei tão devagar em 5 CR consecutivas. O meu Ioniq com 28kWh dava "um bigode" a essa viagem. O Leaf é um VE mau e não há muito como o escamotear...
Em relação à rede pública, também é o que é. Terás pago um horror de dinheiro porque não tens o carro certo, não carregaste à hora certa e não terás usado o CEME certo. Logo, és um utilizador de segunda e vais pagar muito mais do que outro utilizador "de primeira". Nem imagino esses carregamentos de oportunidade que fizeste (e bem, deviam ser a norma) em PCN...
Sobre as tuas hipóteses para eventualmente trocar, como disse noutro tópico conduzo um id3 a título profissional e estou muito fã da velocidade de carregamento (sendo que todas as semanas carrego mais de 1x na rua).
Se for para carregar muito em casa os coreanos de 64kWh são excelentes, nas viagens fora a velocidade de carregamento do id3 pode ser relevante.
É o que é, para o melhor e para o pior (mais para o pior neste caso)...
Numa altura em que se viaja em todo o país e até muito para fora dele, o Leaf mostra o flop que é enquanto carro único. Não pode ser... Eu fiz essa viagem em 2016 com um Leaf 24kWh e sendo pior (por muito!) não carreguei tão devagar em 5 CR consecutivas. O meu Ioniq com 28kWh dava "um bigode" a essa viagem. O Leaf é um VE mau e não há muito como o escamotear...
Em relação à rede pública, também é o que é. Terás pago um horror de dinheiro porque não tens o carro certo, não carregaste à hora certa e não terás usado o CEME certo. Logo, és um utilizador de segunda e vais pagar muito mais do que outro utilizador "de primeira". Nem imagino esses carregamentos de oportunidade que fizeste (e bem, deviam ser a norma) em PCN...
Sobre as tuas hipóteses para eventualmente trocar, como disse noutro tópico conduzo um id3 a título profissional e estou muito fã da velocidade de carregamento (sendo que todas as semanas carrego mais de 1x na rua).
Se for para carregar muito em casa os coreanos de 64kWh são excelentes, nas viagens fora a velocidade de carregamento do id3 pode ser relevante.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Bom relato.
Fiz várias vezes essa viagem com o LEAF, nunca tive grandes problemas porque tirava o dia para a viagem, almoçava no meio, e nunca vi ultrapassar a linha vermelha da temperatura.
Uma das vezes a vir para cima eram 15h e ainda estava a almoçar em Aljustrel, mal tinha saido do Algarve e tinha que chegar a Viseu, a carregar em Ac e de borla.
Fiz várias vezes essa viagem com o LEAF, nunca tive grandes problemas porque tirava o dia para a viagem, almoçava no meio, e nunca vi ultrapassar a linha vermelha da temperatura.
Uma das vezes a vir para cima eram 15h e ainda estava a almoçar em Aljustrel, mal tinha saido do Algarve e tinha que chegar a Viseu, a carregar em Ac e de borla.

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
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- frankesousa
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Já começa e vai piorar muito a simples inexistência de chademo, ou falta de manutenção das mesmas fichas.
É uma ficha obsoleta (para a nossa geografia) e que simplesmente vai desaparecer muito em breve.
Resumindo, dado que a Nissan se está a borrifar para os clientes e nunca vai arranjar uma solução para isso, o leaf está "completamente" obsoleto.
Com isto não digo que não seja um bom carro para o casa-trabalho-casa e compras desde que num raio de 100km de casa, e os preços deles estão e certamente vão ficar mais ajustados a essa realidade e pode ser muito boa escolha para muita gente.
Se tivesses testado a "simples" saída com 100% e viagem em AE a velocidades "normais", tipo 130km/h no velocímetro (que nem ilegal é dado o erro do carro) e se por azar fosse verão com 35ºC, a 1ª CR ia dar "asneira" com a bateria a cozer.
Realmente o meu leaf 30 aguenta(va) CR's ao montes sempre a velocidade máxima, claro que com 8 anos e 150mil km está de rastos e vai aparentemente ser abatido. É o que é, mas apanha muita boa gente de surpresa (desagradável claro)
É uma ficha obsoleta (para a nossa geografia) e que simplesmente vai desaparecer muito em breve.
Resumindo, dado que a Nissan se está a borrifar para os clientes e nunca vai arranjar uma solução para isso, o leaf está "completamente" obsoleto.
Com isto não digo que não seja um bom carro para o casa-trabalho-casa e compras desde que num raio de 100km de casa, e os preços deles estão e certamente vão ficar mais ajustados a essa realidade e pode ser muito boa escolha para muita gente.
Se tivesses testado a "simples" saída com 100% e viagem em AE a velocidades "normais", tipo 130km/h no velocímetro (que nem ilegal é dado o erro do carro) e se por azar fosse verão com 35ºC, a 1ª CR ia dar "asneira" com a bateria a cozer.
Realmente o meu leaf 30 aguenta(va) CR's ao montes sempre a velocidade máxima, claro que com 8 anos e 150mil km está de rastos e vai aparentemente ser abatido. É o que é, mas apanha muita boa gente de surpresa (desagradável claro)
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
100% de acordo.BrunoAlves Escreveu: ↑15 set 2024, 23:16Bom relato.
É o que é, para o melhor e para o pior (mais para o pior neste caso)...
Numa altura em que se viaja em todo o país e até muito para fora dele, o Leaf mostra o flop que é enquanto carro único. Não pode ser... Eu fiz essa viagem em 2016 com um Leaf 24kWh e sendo pior (por muito!) não carreguei tão devagar em 5 CR consecutivas. O meu Ioniq com 28kWh dava "um bigode" a essa viagem. O Leaf é um VE mau e não há muito como o escamotear...
Em relação à rede pública, também é o que é. Terás pago um horror de dinheiro porque não tens o carro certo, não carregaste à hora certa e não terás usado o CEME certo. Logo, és um utilizador de segunda e vais pagar muito mais do que outro utilizador "de primeira". Nem imagino esses carregamentos de oportunidade que fizeste (e bem, deviam ser a norma) em PCN...
Sobre as tuas hipóteses para eventualmente trocar, como disse noutro tópico conduzo um id3 a título profissional e estou muito fã da velocidade de carregamento (sendo que todas as semanas carrego mais de 1x na rua).
Se for para carregar muito em casa os coreanos de 64kWh são excelentes, nas viagens fora a velocidade de carregamento do id3 pode ser relevante.
O que torna os coreanos tão bons para carregar em casa?
Se fores em nacional, com o pé leve, consegues controlar, como já demonstraste. Porém há 2 diferenças importantes entre os nossos casos. O meu além de ter jante 17", que provoca maiores consumos, tem aquela correção do rapidgate, que faz com que não limite tanto o carregamento, só que isso faz subir mais a temperatura. Eu ainda tento minimizar as acelerações e manter a potência do motor dentro do eco, mas mesmo assim é muito complicado arrefecer a bateria.civic Escreveu: ↑16 set 2024, 08:42Bom relato.
Fiz várias vezes essa viagem com o LEAF, nunca tive grandes problemas porque tirava o dia para a viagem, almoçava no meio, e nunca vi ultrapassar a linha vermelha da temperatura.
Uma das vezes a vir para cima eram 15h e ainda estava a almoçar em Aljustrel, mal tinha saido do Algarve e tinha que chegar a Viseu, a carregar em Ac e de borla.![]()
Pois, depois ainda há isso da Chademo e da Nissan não querer saber dos Leafs.frankesousa Escreveu: ↑16 set 2024, 11:28Já começa e vai piorar muito a simples inexistência de chademo, ou falta de manutenção das mesmas fichas.
É uma ficha obsoleta (para a nossa geografia) e que simplesmente vai desaparecer muito em breve.
Resumindo, dado que a Nissan se está a borrifar para os clientes e nunca vai arranjar uma solução para isso, o leaf está "completamente" obsoleto.
Com isto não digo que não seja um bom carro para o casa-trabalho-casa e compras desde que num raio de 100km de casa, e os preços deles estão e certamente vão ficar mais ajustados a essa realidade e pode ser muito boa escolha para muita gente.
Se tivesses testado a "simples" saída com 100% e viagem em AE a velocidades "normais", tipo 130km/h no velocímetro (que nem ilegal é dado o erro do carro) e se por azar fosse verão com 35ºC, a 1ª CR ia dar "asneira" com a bateria a cozer.
Realmente o meu leaf 30 aguenta(va) CR's ao montes sempre a velocidade máxima, claro que com 8 anos e 150mil km está de rastos e vai aparentemente ser abatido. É o que é, mas apanha muita boa gente de surpresa (desagradável claro)
O Leaf 40 tem o rapidgate mas se for abusado a bateria fica de rastos na mesma.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
A eficiência

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Eficiência a carregar em AC? Como assim, onde viste isso?
É que em tempos fiz um Excell com alguns carregamentos e nunca vi grandes diferenças entre todas as marcas, em AC anda pelos 15 a 20% de perdas e em DC andam nos 5% de perdas, no maximo.
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Não, a eficiência no consumo. São dos VE mais eficientes do mercado, por isso pagas menos energia na tomada de casa para os mesmos km feitos, em relação a outros VE.
Se for para carregar mais fora, sobretudo DC, apesar de a eficiência continuar a ser verdade outros parâmetros como a velocidade de carregamento podem pesar mais.
Por exemplo, o meu xaruto carrega a 22kW AC. É uma característica que eu detestaria perder se mudasse de carro e que pesa muito
Se for para carregar mais fora, sobretudo DC, apesar de a eficiência continuar a ser verdade outros parâmetros como a velocidade de carregamento podem pesar mais.
Por exemplo, o meu xaruto carrega a 22kW AC. É uma característica que eu detestaria perder se mudasse de carro e que pesa muito

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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Ok, estava a ver mal o filme, dos Koreanos só tenho mesmo receio da parte mecânica (rolamentos), um dia destes vou procurar carro para a minha filha e gostava de um Kauai, mas esse aspeto deixa-me de pé atrás, ainda por cima tenciono comprar usado... Vamos ver...BrunoAlves Escreveu: ↑17 set 2024, 08:45Não, a eficiência no consumo. São dos VE mais eficientes do mercado, por isso pagas menos energia na tomada de casa para os mesmos km feitos, em relação a outros VE.
Se for para carregar mais fora, sobretudo DC, apesar de a eficiência continuar a ser verdade outros parâmetros como a velocidade de carregamento podem pesar mais.
Por exemplo, o meu xaruto carrega a 22kW AC. É uma característica que eu detestaria perder se mudasse de carro e que pesa muito![]()
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Estou a ver, o VW ID.3 consome muito? Estranhamente no ev-database os consumos são semelhantes.
Já agora sabes a razão para haverem tantos ID.3 no mercado de usados a preços muito convidativos?
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Re: DB Leaf N-Connecta 40kWh - cfvp
Sobre a disponibilidade dos carros não sei. Imagino que na Alemanha tivessem preços muito mais agradáveis que cá? Ou importadores a comprar para números e depois terem de os colocar no mercado de usados?
Não sei, honestamente.
Em relação aos consumos, como referi no outro tópico o mínimo que consigo fazer é cerca de 13-14kWh/100km em nacionais, com condução calma. Menos de 13 acho que nunca vi. Já nos coreanos vejo regularmente malta nos 10-11.
Se calhar é erro de interpretação meu, se houverem registos mais globais (tipo sprintmonitor) pode ser melhor
Não sei, honestamente.
Em relação aos consumos, como referi no outro tópico o mínimo que consigo fazer é cerca de 13-14kWh/100km em nacionais, com condução calma. Menos de 13 acho que nunca vi. Já nos coreanos vejo regularmente malta nos 10-11.
Se calhar é erro de interpretação meu, se houverem registos mais globais (tipo sprintmonitor) pode ser melhor
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
