A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3455
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por Nonnus » 21 set 2024, 15:51

Estive hoje no ENVE e existe uma zona onde estão os três modelos do Leaf. 24, 30 e 40 assinalados com os respectivos anos de lançamento, depois existe um espaço vazio onde diz futuro Leaf em 2025.

Leva a crer que em 2025 a Nissan vai continuar com o modelo Leaf.

Será boa ideia continuar a querer vender um carro com a "marca" Leaf? Modelo que neste momento está a prejudicar o modelo, a marca, os VEs em geral.

Na minha opinião era melhor introduzir um carro com outra denominação e esquecer o Leaf.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 23 set 2024, 10:08

A tua experiência foi má, e eu até concordo com o que dizes, mas a maioria da população não sabe nem quer saber disso, aliás, a informação do mercado EV no geral não passa, para a maioria da população os EVs são os carros que pegam fogo, que anda sempre de reboque por falta de bateria e que ela dura meia duzia de anos.
Para todos os efeitos o LEAF é o pioneiro dos EVs e qualquer um que apareça com quilometragens elevadas vai enaltecer todos os que tiveram montes de problemas por aquecimento.

Aliás em tempos o José Gomes Ferreira caracteriza um EV como super sensivel na sua parte inferior em que ao minimo contacto com a bateria teria que ser substituida...

É o que temos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3455
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por Nonnus » 09 out 2024, 06:18

Ontem estive a conversa pessoalmente com uma pessoa ligada aos processos de garantia de casos iguais ao meu e eis o que está acontecer aos carros.

A Nissan manda retirar a bateria para ser enviada para a Nissan e o resto do carro é vendido pelo concessionário ao sucateiro local ao peso pelo valor do ferro para abate.

Conclusão, é vendido por um valor irrisório visto que o componente mais pesado não se encontra no carro.

Não sei quanto pesa um Leaf sem bateria, mas não deve chegar aos 1000kg. Mesmo que fosse vendido a 1€ por kg...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 09 out 2024, 08:28

O LEAF pesa cerca de 1600Kg e a bateria menos de 500kg, o carro sem a bateria anda pelos 1100Kg.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por Filipe » 09 out 2024, 15:21

Tristeza. :(
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3493
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por RJSC » 09 out 2024, 21:43

É irónico que a parte do carro que realmente se estragou (degradou), a bateria é a que vai ser guardada, quando o resto do carro não apresenta qualquer perda de desempenho relativamente a novo.
No mínimo serve para quem teve um acidente com perda total fazer o transplante da bateria.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3455
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por Nonnus » 09 out 2024, 23:20

Só pode fazer isso se martelar o n° de chassi (sim eu sei que não é impossível), porque o carro é dado para abate e como tal os documentos são anulados.

Eu gostaria de falar mais sobre isto, pode ser que daqui alguns dias possa dizer mais.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por Filipe » 10 out 2024, 02:12

RJSC Escreveu:
09 out 2024, 21:43
É irónico que a parte do carro que realmente se estragou (degradou), a bateria é a que vai ser guardada, quando o resto do carro não apresenta qualquer perda de desempenho relativamente a novo.
No mínimo serve para quem teve um acidente com perda total fazer o transplante da bateria.
Ainda por cima, penso que no esforço feito pela Nissan para pôr à venda por um preço mais barato possível,
há mais de uma década, como não refrigerando as baterias, usar o expedientes de transmitir o brutal torque
instantâneo às rodas usando apenas uma frenagem por deformação da respectiva porca de aperto, em vez de utilizar
outros processos de maior custo, mas evitando mesmo assim rebentar com as outras partes da transmissão, coisa que
se está a verificar em alguns VE´s, encarecendo as respectivas reparações, e quanto a mim fez uma coisa fantástica que
que já não se via na industria automóvel, e não só, por não ter aplicado obsolescência programada, a razão da minha
convicção é que sendo o feliz possuidor (para sempre) do 1º Leaf 24Kw, após trocar a bateria (com perto de metade da capacidade)
por uma de 42Kw fiquei com o dobro da autonomia inìcial (quando esta precisar volto a trocar) e com um VE novo, pois que, os outros
orgãos mecânicos estão impecáveis, (tirando alguns traços de personalidade, que é o que eu chamo, a alguns arranhões no corpo ;) )
Penso que quem comprar um destes originais Leaf's de 24Kw que não tenha sofrido acidentes graves por um bom preço, se lhe trocar a bateria
ficará com um 2º carro muito razoável para determinadas utilizações.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

civic
Mensagens: 1959
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 10 out 2024, 09:33

E isso mesmo, o facto do LEAF não ter arrefecimento ainda o vai tornar um bom negocio para levar com bateria aftermarket, dêem-lhe tempo. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1404
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por frankesousa » 10 out 2024, 10:11

civic Escreveu:
10 out 2024, 09:33
E isso mesmo, o facto do LEAF não ter arrefecimento ainda o vai tornar um bom negocio para levar com bateria aftermarket, dêem-lhe tempo. :lol:
Vai existir tantas baterias "aftermarket" quanto existem motores e caixas de velocidades "aftermarket" para os CI :lol:

É simplesmente complicado demais, ilegal, perigoso, etc meter um componente desse "calibre" a circular.

Ou é a marca a fazer (coisa que não cabe na cabeça de ninguém como é que a sociedade e/ou a EU não obriga os fabricantes a fazer e manter os carros pelo menos 10 anos!!!) ou é para esquecer, na minha opinião claro.

Vou só deixar aqui a mensagem/ Frase que gosto de dizer nestes casos.

Nós (planeta) não precisamos de mais coisas "verdes". Precisamos de MENOS COISAS para salvar o planeta.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

Responder

Voltar para “Nissan”