A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 10 out 2024, 11:16

Mas elas já existem, até tens exemplos aqui no forum...

Ao contrário dos motores ou caixas um pack de bateria tem dezenas de opções de celulas no mercado,... É só haver quem o faça, o que já acontece... ;)

O reabilitar um carro em fim de vida vai precisamente ao encontro dessa frase.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 10 out 2024, 11:56

+1
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 11 out 2024, 11:14

civic Escreveu:
10 out 2024, 11:16
Mas elas já existem, até tens exemplos aqui no forum...

Ao contrário dos motores ou caixas um pack de bateria tem dezenas de opções de celulas no mercado,... É só haver quem o faça, o que já acontece... ;)

O reabilitar um carro em fim de vida vai precisamente ao encontro dessa frase.

Isso é +- verdade.

Só há 1 maneira de fazer as coisas mesmo bem (legais, etc) é trocar o pack por um igual, fabricado pela Nissan, para aquele modelo de carro especifico.

Tudo o resto é ilegal e parcialmente perigoso.

Não há ninguém (provavelmente no mundo não só em Portugal) que produza baterias para o leaf de forma legal, homologada e certificada.
Seja porque as células são diferentes, porque o BMS não está pensado para aquelas células, porque a bateria é mais pesada , etc

Mas o que me preocupa mesmo é meter uma bateria/ células quaisquer no carro e andar com ele na rua sem cumprir nenhuma homologação, testes, etc.

Portanto a minha resposta para isso é, pelo que sei não existe ninguém a fazer baterias para o leaf da forma correta e legal.

Se existir, por favor indiquem quem.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

civic

Mensagem por civic » 11 out 2024, 11:51

Duplicado
Última edição por civic em 11 out 2024, 11:53, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic

Mensagem por civic » 11 out 2024, 11:53

frankesousa Escreveu:
11 out 2024, 11:14

Isso é +- verdade.

Só há 1 maneira de fazer as coisas mesmo bem (legais, etc) é trocar o pack por um igual, fabricado pela Nissan, para aquele modelo de carro especifico.

Tudo o resto é ilegal e parcialmente perigoso.

Não há ninguém (provavelmente no mundo não só em Portugal) que produza baterias para o leaf de forma legal, homologada e certificada.
Seja porque as células são diferentes, porque o BMS não está pensado para aquelas células, porque a bateria é mais pesada , etc

Mas o que me preocupa mesmo é meter uma bateria/ células quaisquer no carro e andar com ele na rua sem cumprir nenhuma homologação, testes, etc.

Portanto a minha resposta para isso é, pelo que sei não existe ninguém a fazer baterias para o leaf da forma correta e legal.

Se existir, por favor indiquem quem.
Se substituires todas as celulas por umas precisamente iguais em dimensão não vejo onde está a ilegalidade, mostra-me lá uma lei que me proiba de mexer no pack, no fundo é o mesmo que substituir celulas por umas usadas, também é ilegal? Ou seja, uma oficina certificada que coloque celulas que se responsabiliza num carro em que não altera nada no carro, peso ou dimensões, será ilegal? Onde está isso? Como sabem depois do serviço o que está lá dentro, vão abrir o pack? :?

Isso é o mesmo que dizer que ninguém mete material aftermarket num CI porque não está homologado, até veiculos do estado fogem disso a sete pés, vê a quantidade de FAPs, catalizadores, EGRs, escapes,... ilegais que existem, é todo um mundo que estás a esquecer. :lol:

Um exemplo: https://www.alibaba.com/product-detail/ ... 9830MmeSH4
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 11 out 2024, 12:51

civic Escreveu:
11 out 2024, 11:53

Se substituires todas as celulas por umas precisamente iguais em dimensão não vejo onde está a ilegalidade, mostra-me lá uma lei que me proiba de mexer no pack, no fundo é o mesmo que substituir celulas por umas usadas, também é ilegal? Ou seja, uma oficina certificada que coloque celulas que se responsabiliza num carro em que não altera nada no carro, peso ou dimensões, será ilegal? Onde está isso? Como sabem depois do serviço o que está lá dentro, vão abrir o pack? :?

Isso é o mesmo que dizer que ninguém mete material aftermarket num CI porque não está homologado, até veiculos do estado fogem disso a sete pés, vê a quantidade de FAPs, catalizadores, EGRs, escapes,... ilegais que existem, é todo um mundo que estás a esquecer. :lol:

Um exemplo: https://www.alibaba.com/product-detail/ ... 9830MmeSH4
Não vejo nada de ilegal nisso, se meterem células iguais, com certificados CE, homologação para uso em automóveis, etc etc não vejo qual o mal.
É tal e qual o que dizes de meter qualquer peça aftermarket para o carro.
Mas essas pelas têm certificação, homologação, etc

Mas é isso que estamos a falar aqui? Meter células iguais? Não me parece sinceramente que seja o caso e só vejo células "dos chineses" até porque não há mercado para haver peças dessas "legais" à venda como há mercado para as outras peças "normais" de um carro.

A minha preocupação não é a ilegalidade (estou-me mesmo nas tintas para isso), é mesmo o possível e até previsível perigo de andar no carro com células chinesas sem controlo de qualidade e sem serem fabricadas/ testadas para o efeito.

Achas que existe há venda células "legais" para o leaf, com homologações e certificações "iguais" as originais? Se há, retiro tudo o que disse.

Mas se aparece aí baterias de 40/60 e até mais kWh a caber no leaf 24, acredito pouco que sejam "iguais".

Nota: nem abri o link do alibaba, mas só pelo endereço do link fico ainda mais preocupado :lol:
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

civic

Mensagem por civic » 11 out 2024, 14:16

frankesousa Escreveu:
11 out 2024, 12:51

Não vejo nada de ilegal nisso, se meterem células iguais, com certificados CE, homologação para uso em automóveis, etc etc não vejo qual o mal.
É tal e qual o que dizes de meter qualquer peça aftermarket para o carro.
Mas essas pelas têm certificação, homologação, etc

Mas é isso que estamos a falar aqui? Meter células iguais? Não me parece sinceramente que seja o caso e só vejo células "dos chineses" até porque não há mercado para haver peças dessas "legais" à venda como há mercado para as outras peças "normais" de um carro.

A minha preocupação não é a ilegalidade (estou-me mesmo nas tintas para isso), é mesmo o possível e até previsível perigo de andar no carro com células chinesas sem controlo de qualidade e sem serem fabricadas/ testadas para o efeito.

Achas que existe há venda células "legais" para o leaf, com homologações e certificações "iguais" as originais? Se há, retiro tudo o que disse.

Mas se aparece aí baterias de 40/60 e até mais kWh a caber no leaf 24, acredito pouco que sejam "iguais".

Nota: nem abri o link do alibaba, mas só pelo endereço do link fico ainda mais preocupado :lol:
Essas desse link são CATL com certificação para o LEAF, podes comprá-las em outros lados esse foi o que me apareceu logo, tens muitos vendedores dessas celulas, seja da CATL, da LG, da Samsung,... É como quiseres, o mercado é enorme, fica mais legal do que retirar o FAP a um CI, por exemplo. Achas mesmo que as celulas originais que estão dentro do pack de um LEAF ou outro EV qualquer têm alguma certificação CE? Não estarás a ser mais papista que o papa? O carro é homologado como um todo, ninguém vai carimbar celulas ou ver o que está lá, pelas que vi nenhuma tem alguma etiqueta ou marcação, sequer. ;)

Eu estava a falar numa situação destas, que até o podes fazer em casa tendo algumas noções de eletricidade e ferramentas para isso, eu não tenho duvidas que se tiver algum problema num EV meu que serei eu a mexer, já o fiz em hibridos e farei em EVs se for necessário.

CElulas dos Chineses é o que tens na maioria dos EVs, sejam , Teslas, Volvo, Mercedes,...

Achas que retirar o fap, ou o catalizador a um CI tem certificação? :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 11 out 2024, 18:41

civic Escreveu:
11 out 2024, 14:16
Achas que retirar o fap, ou o catalizador a um CI tem certificação? :lol:
Não tem, por isso é ilegal e chumba por exemplo em inspecções B.

Eu percebo aquilo que o frankesousa quer dizer.

Nós sabemos que estamos longe de haver esse tipo de verificação nos electricos mas com o tempo se calhar até vai haver. Estares a por num carro que foi homologado para 24kWh pores uma bateria de 62kWh, por muito que queiras não é a mesma coisa, por algum motivo quem o faz lá fora de forma legal diz que as molas tem de ser substituídas, logo há uma alteração ás características do carro. Há uma alteração de como a Nissan projectou e fabricou o carro. A bateria como outro componente qualquer também tem de ser certificada, nunca abri nenhuma mas acredito que deve ter um selo qualquer que prova essa certificação.

Será que essas empresas que montam essa baterias são certificadas? Ou serão como esses tais mecânicos que retiram as fap?

Basta ver por exemplo, que eu saiba, até a bem pouco tempo, não havia nenhuma dessas empresas que tenha conseguido legalizar uma conversão. Por outro lado sabemos que lá fora existem várias. Neste ENVE estava uma Mehari (igual ao modelo antigo) nova em demonstração para venda que é uma empresa francesa que faz. Tem os moldes do modelo antigo, monta um motor electrico e uma bateria e vende o carro.

Pega lá tu numa Mehari das antigas e faz exactamente o mesmo e depois tenta lá legalizar. Certamente não vais conseguir porque alteraste as características de como o carro saiu, mas no entanto existe uma empresa europeia que vende um carro igual. :think:

O @BrunoAlves mencionou uma vez que quando a bateria do Tesla dele berrou ele falou com a Tesla para montar uma bateria de maior capacidade que ele pagava a diferença, a Tesla negou, se bem me lembro alegou questões legais para o fazer.

Eu tenho serias duvidas que uma bateria de 62kWh montada num Leaf de 24kWh e 5 adultos o carro não exceda o peso bruto, logo torna o carro ilegal para transportar 5 pessoas. Mas alguém vai ver isso? Na inspecção pesa o eixo da frente, pesa o eixo de trás, com o condutor, esta dentro do peso bruto passa na inspecção.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 11 out 2024, 19:29

A inspeção a um FAP é bem diferente de uma inspeção a uma bateria, mas tens sempre a opção de colocar celulas idênticas ao original, ou seja, colocas celulas com a mesma capacidade e obtens o que tinhas aquando dele novo melhorando a quimica, não alteras nada em termos legais, mantens o peso, ou até o diminuis e mantens todo o resto, desta forma é impossivel verificar o que lá tens dentro sem o abrir e mesmo assim será dificil.

Oficina que fazem este serviço , como uma Evolution são certificadas, pertencem à rede Bosch, como deves saber.

Não existe qualquer selo de certificação da bateria no pais ou continente de origem, existe uma homologação, por isso tens os problemas que têm vindo a lume com as taxas aos Chineses. Com o que tenho visto dos videos do Bjorn, o unico problema que existe nestas reparações prende-se com a alteração de peso do veiculo, se mantiveres tudo dentro do mesmo peso não tens problema, ele proprio tem andado com um Soul que é original de 28kWh com bateria de 30kWh.

Isso da legalização é outro assunto, eu proprio tenho uma transformação desde 2010 que nunca consegui legalizar, isso é uma coisa completamente diferente de mudar as celulas de uma bateria de um EV, não tens nada que legalizar perante a lei, desde que as celulas que compras sejam certificadas e não alteres o veiculo, neste caso o peso, a bom rigor nem precisas da certificação para nada.

Esse caso da Tesla é obvio que ias mexer com o peso do veiculo, como acontece com o LEAF se colocares uma bateria maior.

Tenho falado isto da bateria como duas situações, podes fazê-lo mantendo tudo, tal como podes mudar o motor de um CI por um igual e fica tudo na mesma, ou podes ir pela via de aumentar a capacidade mas assim pagas mais mas tens mais capacidade e podes um dia ter problemas legais, ou não.

Só respondi ao ser complicado demais, perigoso e ilegal, isso é o bilhete de identidade de muitos dos CIs a circular, dizer que colocar uma bateria de 40kWh num LEAF de 24kWH em que a diferença é cerca de 100Kg é como dizer que é ilegal beber água a conduzir, epá.... :lol:
Última edição por civic em 11 out 2024, 19:49, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 11 out 2024, 19:48

civic Escreveu:
11 out 2024, 19:29
A inspeção a um FAP é bem diferente de uma inspeção a uma bateria, mas tens sempre a opção de colocar celulas idênticas ao original, ou seja, colocas celulas com a mesma capacidade e obtens o que tinhas aquando dele novo, não alteras nada em termos legais, mantens o peso, ou até o diminuis e mantens todo o resto, desta forma é impossivel verifar o que lá tens dentro sem o abrir e mesmo assim será dificil.
Por isso eu escrevi: "Nós sabemos que estamos longe de haver esse tipo de verificação nos electricos mas com o tempo se calhar até vai haver."
Oficina que fazem este serviço , como uma Evolution são certificadas, pertencem à rede Bosch, como deves saber.
Que tipo de certificação tem? Para fazerem baterias? Para reparar baterias? Para mudar baterias sem alteração das mesmas?

O mecânico que tira a FAP, o catalizador, que faz reprogramações de centralinas e tudo o que sabemos que é ilegal, também tem certificações, não são é certificações para estas coisas.
Não existe qualquer selo de certificação da bateria no pais ou continente de origem, existe uma homologação, por isso tens os problemas que têm vindo a lume com as taxas aos Chineses. Com o que tenho visto dos videos do Bjorn, o unico problema que existe nestas reparações prende-se com a alteração de peso do veiculo, se mantiveres tudo dentro do mesmo peso não tens problema.
De certeza que há de ter um nº de serie ou outra identificação qualquer que depois vai dar permitir aferir a certificação, homologação.
Isso da legalização é outro assunto, eu proprio tenho uma transformação desde 2010 que nunca consegui legalizar, isso é uma coisa completamente diferente de mudar as celulas de uma bateria de um EV, não tens nada que legalizar perante a lei, desde que as células que compras sejam certificadas e não alteres o veiculo, neste caso o peso.
Pois, desde que não alteres.

Existe um exemplo muito simples. Tu podes fazer a instalação elétrica da tua casa, sabes as normas, cumpres com as normas mas não tens habilitações/certificações para o fazeres. A tua casa perante a lei esta ilegal mesmo tendo tudo "by the book".

Se fosse o caso de começar haver muitos acidentes com curiosos a mexer em baterias de VE´s é um instante em como se começa a regulamentar de forma mais apertada. As coisas é mais ou menos "o deixa andar" até quando começa haver abuso e muitos acidentes.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Responder

Voltar para “Nissan”