A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Nissan
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 11 out 2024, 19:54

Acho que não estás a perceber, o que mudas são apenas as celulas dentro dos modulos, já estive com várias nas mãos e nunca vi qualquer numero de certificação, nem a marca têm, não percebo como se consegue aferir a sua origem. Alem de que para lá chegares tens todo um processo...
Se fosse o caso de começar haver muitos acidentes com curiosos a mexer em baterias de VE´s é um instante em como se começa a regulamentar de forma mais apertada. As coisas é mais ou menos "o deixa andar" até quando começa haver abuso e muitos acidentes.
Se for como nos CIs ainda teremos muitas decadas até aí chegar. ;)

Imagem
Existe um exemplo muito simples. Tu podes fazer a instalação elétrica da tua casa, sabes as normas, cumpres com as normas mas não tens habilitações/certificações para o fazeres. A tua casa perante a lei esta ilegal mesmo tendo tudo "by the book".
Por acaso este é um bom exemplo, em termos praticos o que muda em relação a casas legais?

Mas ok, sejam lá papistas... Eu se o tiver que fazer não vou estar com essas duvidas. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic

Mensagem por civic » 11 out 2024, 20:39

Vai existir tantas baterias "aftermarket" quanto existem motores e caixas de velocidades "aftermarket" para os CI
Esta é a frase que iniciou esta discussão, a questão é que não é comparável uma coisa com a outra, pois se no caso dos CIs ninguém sequer tentou fazer motores ou caixas fora da marca, nos EVs temos um leque de opções no mercado para "reprogramar" a bateria do nosso EV, a questão não é "vai existir", é, já existe. E o LEAF é um carro onde é facilimo fazer malabarismos tecnicos, mais perto ou mais longe da legalidade é com cada um.

O que vai existir é uma evolução em termos de baterias que nos dará uma margem de progressão enorme com o que poderemos fazer com um LEAF ou outro EV qualquer, pois acho que o fim da bateria não será o fim de um carro elétrico para muita gente.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 11 out 2024, 21:45

Na minha opinião, se às marcas não forem obrigadas a fazer esses upgrades nunca vai existir para além de uns curiosos como nós

Eu também faria isso no meu, e não queria saber da legalidade, nem pensava 2 vezes

Agora ter casas a fazer isso a sério, nunca vai existir sem ser da marca, podem ter a certeza (eu tenho). E tenho muita pena e revolta até de ver os leafs bons para fazer mais 200 mil km facilmente, mas não tem baterias e vão para abater. É mesmo vergonhoso, mas sem solução da marca, é isso que vai acontecer a 99% deles (depois tens o 1% de curiosos como nós)
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 12 out 2024, 00:06

frankesousa Escreveu:
11 out 2024, 21:45
Na minha opinião, se às marcas não forem obrigadas a fazer esses upgrades
Nunca poderá acontecer. No limite podem ser (e deviam) obrigadas a garantir substituição durante X anos. Ah espera ao Nonnus recompraram o carro por não ter solução, mas felizmente era em garantia e teve de meter advogados.

As marcas vendem carros com baterias, não vendem baterias para meter nos carros.
Aprecio esta preocupação da homologação e tal, mas quem já tenha experiência com baterias e células para casa sabe bem que isso é balela. Ainda assim de uma perspectiva de seguros por exemplo, aceito. Se eu tiver um incêndio na minha garagem, de certeza que nada nem ninguém me vale.

É incomparavelmente diferente meter uma bateria maior num carro antigo, do que meter um motor a combustão diferente num carro qualquer.
Inevitavelmente vai querer-se uma bateria maior do que antes (ergo menos C, risco virtualmente nulo), já num ICE regra geral quer-se um motor maior, mais potente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 12 out 2024, 06:51

civic Escreveu:
11 out 2024, 19:54

Existe um exemplo muito simples. Tu podes fazer a instalação elétrica da tua casa, sabes as normas, cumpres com as normas mas não tens habilitações/certificações para o fazeres. A tua casa perante a lei esta ilegal mesmo tendo tudo "by the book".
Por acaso este é um bom exemplo, em termos praticos o que muda em relação a casas legais?
Pois, nada. Mas está ilegal. Este tipo de exigência serve para que isto não seja uma selva e que cada um faça as coisas sem controle. É a diferença entre países civilizados e países de terceiro mundo.
Mas ok, sejam lá papistas... Eu se o tiver que fazer não vou estar com essas duvidas. :lol:
Eu acho que não estás entender o nosso raciocínio. Ninguém está a dizer que não o faz. O que estamos a fazer é analisar ao ponto da legalidade.

Como o BrunoAlves escreveu daqui por uns anos se as coisas mudarem, ou se houver um acidente pode haver chatices.

Vou dar outro exemplo. Quando começou a febre das motorizadas antigas havia/há muitas sem documentação, documentos que se perderam ao longo dos anos. O que que é que pessoal fez!?
Pegava nos documentos de outras motorizadas e ao fazer o impresso punha o n° de quadro daquela que não tinha documentos. Isto funcionou até a bem pouco tempo, agora em todos os casos de legalização as motorizadas são obrigadas a ir ao IMT para uma inspeção visual para conferir se bate a bota com a perdigota.

Quando te mandam parar pedem os documentos que dizem Casal k601, mas tu vais montado numa Casal k186. Achas que a autoridade vai estar a verificar se o modelo corresponde?

Muitos agentes ainda nem eram nascidos quando estas relíquias apareceram. São do tempo em que qualquer empreendedor fazia uma fábrica de motorizadas na garagem com peças de vários fornecedores e a quando do registo escrevia-se qualquer coisa só para não ir em branco.

Pode-se fazer a mesma pergunta. Então mas qual é a diferença para as outras que tem os documentos originais?

Nenhuma. Mas em caso de acidente grave se uma seguradora se agarrar a esse facto pode trazer chatices grandes.

Voltando ao assunto. Eu se puder fazer, também o vou fazer, assim a Nissan permita que o concessionário em vez de vender o carro ao sucateiro me venda a mim. Não pretendo colocar uma bateria igual a de origem, ao fazê-lo também quero montar algo entre os 40kWh e os 50kWh.

Ainda está tudo por decidir, falta saber valores, instaladores que me dêem alguma garantia de que a coisa dura, falta acima de tudo ter um produto que possa ser montado sem alterar as características mecânicas do veículo e que não ponha em risco os ocupantes para um dia mais tarde não vir a ter chatices..
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 12 out 2024, 10:42

Nonnus Escreveu:
12 out 2024, 06:51

Eu acho que não estás entender o nosso raciocínio. Ninguém está a dizer que não o faz. O que estamos a fazer é analisar ao ponto da legalidade.

Como o BrunoAlves escreveu daqui por uns anos se as coisas mudarem, ou se houver um acidente pode haver chatices.

Vou dar outro exemplo. Quando começou a febre das motorizadas antigas havia/há muitas sem documentação, documentos que se perderam ao longo dos anos. O que que é que pessoal fez!?
Pegava nos documentos de outras motorizadas e ao fazer o impresso punha o n° de quadro daquela que não tinha documentos. Isto funcionou até a bem pouco tempo, agora em todos os casos de legalização as motorizadas são obrigadas a ir ao IMT para uma inspeção visual para conferir se bate a bota com a perdigota.

Quando te mandam parar pedem os documentos que dizem Casal k601, mas tu vais montado numa Casal k186. Achas que a autoridade vai estar a verificar se o modelo corresponde?

Muitos agentes ainda nem eram nascidos quando estas relíquias apareceram. São do tempo em que qualquer empreendedor fazia uma fábrica de motorizadas na garagem com peças de vários fornecedores e a quando do registo escrevia-se qualquer coisa só para não ir em branco.

Pode-se fazer a mesma pergunta. Então mas qual é a diferença para as outras que tem os documentos originais?

Nenhuma. Mas em caso de acidente grave se uma seguradora se agarrar a esse facto pode trazer chatices grandes.

Voltando ao assunto. Eu se puder fazer, também o vou fazer, assim a Nissan permita que o concessionário em vez de vender o carro ao sucateiro me venda a mim. Não pretendo colocar uma bateria igual a de origem, ao fazê-lo também quero montar algo entre os 40kWh e os 50kWh.

Ainda está tudo por decidir, falta saber valores, instaladores que me dêem alguma garantia de que a coisa dura, falta acima de tudo ter um produto que possa ser montado sem alterar as características mecânicas do veículo e que não ponha em risco os ocupantes para um dia mais tarde não vir a ter chatices..
Eu estou a entender o vosso raciocinio, mas no fim do dia não serve para nada, é como dizer que deves cumprir os limites de velocidade e vamos a ver toda a gente os ultrapassa em algumas circunstâncias, isso da legalidade nesta conversa é apenas o politicamente correto, se como dizes e se tivesses a opção de colocar baterias no teu LEAF e tê-lo por mais uns 15 anos é o que farias, bastava o carro ter aguentado até acabar a garantia e hoje se calhar é o que estarias à procura.

Comparar a troca de celulas de uma bateria a troca de um motor é só mesmo de quem está mesmo por fora, é incomparávelmente mais facil de mexer no EV e muito mais dificil de ser ver alguma ilegalidade se as coisas forem feitas corretamente, num LEAF de 24 meter uma bateria de 40 praticamente não mexes no peso do carro, dizer que fazer estas coisas é de país terceiro mundista é outra, pois a Noruega deve ser um pais do terceiro mundo para ti. ;)

Instaladores há alguns que dão garantia, é só procurar por eles e não altera nada as caracteristicas mecânicas do veiculo, aliás, no LEAF nem conheço outra forma de o fazer, todas as oficinas que o fazem usam precisamente o mesmo involucro para colocar as celulas, alguns nem na eletronica mexem, usam a de origem e tudo... Substituindo apenas as celulas e mantendo a configuração do pack não precisas de fazer mais nada.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic

Mensagem por civic » 12 out 2024, 10:53

Como disse antes, eu tenho um veiculo que converti para elétrico em 2010, e já ando atrás da homologação à muitos anos, até que desisti, o proprio engenheiro do IMTT (na altura) chegou a dizer-me para comprar um EV, tipo Saxo ou Clio eletrico e convertê-lo para Litio, ninguém me iria questionar de nada.
Aliás, fiz isso na minha Scooter, vinha com baterias de gel e coloquei baterias de litio e já por muita vez me mandou parar a policia sem qualquer consequência, se mantivesse as de origem já tinha levado umas 15, pois as originais duraram um ano, acho que podemos ser razoàveis nestas coisas, digo eu.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic

Mensagem por civic » 12 out 2024, 11:04

BrunoAlves Escreveu:
12 out 2024, 00:06

Nunca poderá acontecer. No limite podem ser (e deviam) obrigadas a garantir substituição durante X anos. Ah espera ao Nonnus recompraram o carro por não ter solução, mas felizmente era em garantia e teve de meter advogados.

As marcas vendem carros com baterias, não vendem baterias para meter nos carros.
Aprecio esta preocupação da homologação e tal, mas quem já tenha experiência com baterias e células para casa sabe bem que isso é balela. Ainda assim de uma perspectiva de seguros por exemplo, aceito. Se eu tiver um incêndio na minha garagem, de certeza que nada nem ninguém me vale.

É incomparavelmente diferente meter uma bateria maior num carro antigo, do que meter um motor a combustão diferente num carro qualquer.
Inevitavelmente vai querer-se uma bateria maior do que antes (ergo menos C, risco virtualmente nulo), já num ICE regra geral quer-se um motor maior, mais potente.
É isto, falar de ilegalidades nestas coisas é constatar o obvio, mas isso serviria para tudo, é um pouco "non sense" levantar esta questão quando praticamente tudo o que se faz num veiculo é ilegal, desde escapes, sistemas de emissões poluentes, motores, luzes, pneus, suspensão,...tanta coisa que depois vamos deitar um carro para a sucata porque é ilegal trocar as celulas, epá, nem sei que nome deva dar a isto.

Pegando nesse link que coloquei, compras 100 celulas de 64Ah por cerca de 3000€ as de origem são 55Ah, num LEAF 24 ficas com mais autonomia e menos peso, não mexes em nada da eletronica e muito menos na mecânica do carro, ficas com celulas da CATL de NMC que bem usadas duram decadas, é uma opção como outra qualquer, claro que é ilegal, mas quem se importa? Nem o IMT quer saber disso...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 12 out 2024, 15:20

civic Escreveu:
12 out 2024, 10:42
... dizer que fazer estas coisas é de país terceiro mundista é outra, pois a Noruega deve ser um pais do terceiro mundo para ti. ;)
Não percebeste o que eu quis dizer. O que eu quis dizer é que as regras existem para evitar problemas e não ser uma selvajaria. Eu sigo alguns youtubers brasileiros e algumas coisa que eles fazem no Brasil que para eles é normal cá era impensável. Olha a começar pelos carros que lá são permitidos comercializar que cá simplesmente nem conseguem ter homologação. O mercado de carros electricos chineses de fraca qualidade lá é permitido por exemplo.

Quanto a Noruega nós não sabemos que tipo de certificações as empresas que o bjorn apresenta tem de ter para fazer o que fazem. Às vezes as coisas não são como parecem.

Depois há casos como os Norte Americanos que até podes construir um carro na garagem e legalizar se respeitar certas regras, coisa que cá também é impensável de conseguir.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 12 out 2024, 18:01

São precisamente como parecem, na oficina que ele costuma usar os carros é um exemplo disso, tem certificação para mexer em várias marcas, e já foi dito várias vezes que a unica coisa que têm em atenção é o peso do veiculo, aliás, não montou um pack do 30 no 24 precisamente por isso, alem de que já mostrou montes de vezes paletes de celulas da CATL, não me parece que sejam para casas.

Vi todos os videos do Ebilmek e até o Bjorn já experimentou carros alterados, o KIA Soul é um exemplo disso, anda com um pack maior do que o original.

Acho ridiculo usar argumentos destes para contrapor o que eu disse, mas ok, vamos todos ser politicamente corretos, é a moda nos dias que correm. ;)

Pela vossa ideia nunca teria convertido a scooter para litio, olha a malta do Novaenergia, são às carradas. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Responder

Voltar para “Nissan”