civic Escreveu: ↑11 out 2024, 19:54
Existe um exemplo muito simples. Tu podes fazer a instalação elétrica da tua casa, sabes as normas, cumpres com as normas mas não tens habilitações/certificações para o fazeres. A tua casa perante a lei esta ilegal mesmo tendo tudo "by the book".
Por acaso este é um bom exemplo, em termos praticos o que muda em relação a casas legais?
Pois, nada. Mas está ilegal. Este tipo de exigência serve para que isto não seja uma selva e que cada um faça as coisas sem controle. É a diferença entre países civilizados e países de terceiro mundo.
Mas ok, sejam lá papistas... Eu se o tiver que fazer não vou estar com essas duvidas.
Eu acho que não estás entender o nosso raciocínio. Ninguém está a dizer que não o faz. O que estamos a fazer é analisar ao ponto da legalidade.
Como o BrunoAlves escreveu daqui por uns anos se as coisas mudarem, ou se houver um acidente pode haver chatices.
Vou dar outro exemplo. Quando começou a febre das motorizadas antigas havia/há muitas sem documentação, documentos que se perderam ao longo dos anos. O que que é que pessoal fez!?
Pegava nos documentos de outras motorizadas e ao fazer o impresso punha o n° de quadro daquela que não tinha documentos. Isto funcionou até a bem pouco tempo, agora em todos os casos de legalização as motorizadas são obrigadas a ir ao IMT para uma inspeção visual para conferir se bate a bota com a perdigota.
Quando te mandam parar pedem os documentos que dizem Casal k601, mas tu vais montado numa Casal k186. Achas que a autoridade vai estar a verificar se o modelo corresponde?
Muitos agentes ainda nem eram nascidos quando estas relíquias apareceram. São do tempo em que qualquer empreendedor fazia uma fábrica de motorizadas na garagem com peças de vários fornecedores e a quando do registo escrevia-se qualquer coisa só para não ir em branco.
Pode-se fazer a mesma pergunta. Então mas qual é a diferença para as outras que tem os documentos originais?
Nenhuma. Mas em caso de acidente grave se uma seguradora se agarrar a esse facto pode trazer chatices grandes.
Voltando ao assunto. Eu se puder fazer, também o vou fazer, assim a Nissan permita que o concessionário em vez de vender o carro ao sucateiro me venda a mim. Não pretendo colocar uma bateria igual a de origem, ao fazê-lo também quero montar algo entre os 40kWh e os 50kWh.
Ainda está tudo por decidir, falta saber valores, instaladores que me dêem alguma garantia de que a coisa dura, falta acima de tudo ter um produto que possa ser montado sem alterar as características mecânicas do veículo e que não ponha em risco os ocupantes para um dia mais tarde não vir a ter chatices..