A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

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frankesousa
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por frankesousa » 15 out 2024, 09:04

Civic, eu não quero, nem sou politicamente correto.

Mas, admito que as homologações servem para garantir alguma segurança na utilização das coisas, não para ser politicamente correto e legal.
Nem vou comprar as oficinas/ electricistas que alteram as baterias com as que retiram os FAP (essas sim ilegais e espero que seja verificado isso nas inspeções).

A minha única e exclusiva preocupação é com a integridade e segurança das baterias/ células a utilizar num VE, bateria essa que que sofre um abuso incomparavelmente superior a uma qualquer bateria de estacionária.
Se as células forem de fraca qualidade, coisa muitíssimo difícil de aferir quando se compra daqui "de longe" a um "chinês qualquer", e se os BMS não estiverem programados para gerir e proteger esse tipo de células especificas (coisa que me parece acontecer em 90% dos casos em que não seja troca por um pack completo já montado e programado com o BMS lá dentro) então, na minha opinião, o perigo de falha catastrófica aumenta exponencialmente.

Se existe, como sabemos, diversos casos de falhas graves deste tipo, ou porque aqueceu, ou porque entrou em curto circuito, ou agora é o SAL das inundações com agua do mar, etc etc, mesmo com packs de BMS feitos por quem "dedica a vida" a fazer essas coisas, imaginemos o quão fácil é acontecer com células sem controlo de qualidade e BMS que não sabem o que estão a tentar proteger!

É só esse o meu ponto, não é uma garantia de um qualquer mecânico ou uma certificação qualquer que me garante que é lá que me arranjam células fidedignas ou BMS ajustados por "quem sabe".

Nada mais me preocupa, nem meia dúzia de kg a mais ou a cor da caixa diferente, quero lá saber dessa "ilegalidade", mas meter células potencialmente perigosas isso sim, é uma preocupação muito séria que tenho!
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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civic
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 15 out 2024, 09:26

Não devias estar tão preocupado com a segurança das celulas, pois quem o faz não o deverá fazer para andar a queimar carros ou motas, tenta fazê-lo para não perder dinheiro, como em tudo, devias estar mais preocupado por quem altera travões, compra pneus usados, quem reprograma carros, ...

A compra de celulas não é a um chinês qualquer, tens marcas já bem implementadas no mercado, só se estiveres muito por fora é que compras a um chinês qualquer, esse link que encontrei na primeira pesquisa é de celulas da CATL, fornecem a Tesla, a Mercedes, entre outras marcas, são celulas certificadas como qualquer outro orgão que possas comprar para um carro, a qualidade das oficinas de EVs nada tem a ver com os Manel GTs que encontras para os CIs, continuas a falar de BMS, quando o que eu disse apenas envolve mudar celulas e não mexes em mais nada, a garantia será de oficinas especializadas, se não queres não o fazes, acredita que andam por aí muitas motas/scooters com celulas substituidas por celulas chinesas com mais de uma decada, nunca ouvi falar de problemas de maior com elas, eu proprio tenho uma.

O que eu disse no inicio desta discussão foi que um LEAF, apesar de tudo, é dos carros mais faceis de mexer nas celulas, só isso, do outro lado colocaria a Tesla, que será um inferno para fazer o mesmo,...

Celulas potencialmente perigosas, nem sei como tiveste carros a gasolina, coisas que explodem. :lol:
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por frankesousa » 15 out 2024, 10:10

Mas tu acreditas que as células são mesmo CATL só porque o chinês escreveu no anuncio do alibaba? E mesmo sendo, que não são aquele lote que falhou nos testes de qualidade?
Olha, eu não confio nem 1 segundo. Só confiaria tendo uma cadeia de verificação, coisa que a Nissan, Tesla, Mercedes, etc têm obviamente.

É esse mesmo o problema, que eu não acredito de todo. Como disse antes, se fores trocar células por umas do mesmo fabricante e características similares não vejo nenhum problema, de todo.
Mas não é isso que vejo por aí.

E não compares uma scooter elétrica com um carro em termos de stress na bateria, não me parece justo a comparação.

Sim, o leaf é fácil de mexer, mas não, não existe mercado nem oferta de baterias ou peças da mesmo que se possa usar de forma segura e "legal".
É mesmo esta legalidade que fala, alguma garantia que estamos a utilizar peças pensadas e testadas para o efeito.
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 15 out 2024, 10:46

Eu tanto acredito que as comprei à mais de 10 anos e continuam a funcionar, aliás, se tiveres duvidas podes comprá-las diretamente à CATL, Samsung, LG,... Achas mesmo que existem celulas CATL à venda que não são fabricadas pela CATL e a marca fica quieta sem dizer nada? Estás a ver problemas onde eles não existem. ;)

Mas eu não quero umas com as caracteristicas similares, pois essas não prestam, o exemplo do LEAF é clarissimo, as originas do ZE0 são LMO e são do mais reles que há, as do ZE1 são NMC, porque carga de água iria para as que não prestam? :?

Uma scooter tem muito mais stress do que um carro, o pack é por norma pequeno e anda sempre no limite, alem de que as celulas não estão tão bem protegidas, não tem comparação, a minha tem cerca de 30 000kms, sempre a andar nos 1,5C de descarga.

Claro que tens celulas especificas no mercado, uma CATL fabrica pouch cells especificas para o LEAF, achas que não houve testes? Isso é desconfiança ou apenas desconversar?

Terias problemas em efetuar um upgrade aqui?
https://www.nta.pt/eletricos/noticia-2/
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por lopesPT » 16 out 2024, 16:06

Viva,

comprar um Leaf para fazer 75km diários, mesmo com a bateria a 70% n é boa opção?

civic
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por civic » 17 out 2024, 08:18

A unica opção de comprar um LEAf usado será um com a bateria nas couves e por um valor mesmo muito baixo, ou seja, comprar o carro com a ideia de mudar a bateria, ;)
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por Nonnus » 03 nov 2024, 19:29

Já recebi a declaração da Nissan para apresentar na seguradora para poder anular o seguro. Tinha pedido á pessoa que faz a ponte entre o meu caso e a Nissan se havia hipótese de me venderem o carro. O Sr. disse-me que para eles era igual. Venderem o carro ao sucateiro ao KG, ou venderem-me a mim pelo mesmo valor. Desde que a Nissan autoriza-se.

Mas com esta declaração ficou sem efeito.
Declara-se...

...a viatura Nissan Leaf com a Matricula XXXXXX não voltará a circular devido a deficiências não solucionáveis...

...estando a mesma em processo de remoção da bateria e seguidamente envio para abate.
Não há volta a dar, os carros são mesmo para abate.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por rjspedition » 03 nov 2024, 23:38

Já recebi a declaração da Nissan para apresentar na seguradora para poder anular o seguro.
1 mês para uma simples declaração?

Incrível como com a Nissan tudo demora uma eternidade.

cfvp
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por cfvp » 04 nov 2024, 00:36

Nonnus Escreveu:
03 nov 2024, 19:29
Já recebi a declaração da Nissan para apresentar na seguradora para poder anular o seguro. Tinha pedido á pessoa que faz a ponte entre o meu caso e a Nissan se havia hipótese de me venderem o carro. O Sr. disse-me que para eles era igual. Venderem o carro ao sucateiro ao KG, ou venderem-me a mim pelo mesmo valor. Desde que a Nissan autoriza-se.

Mas com esta declaração ficou sem efeito.
Declara-se...

...a viatura Nissan Leaf com a Matricula XXXXXX não voltará a circular devido a deficiências não solucionáveis...

...estando a mesma em processo de remoção da bateria e seguidamente envio para abate.
Não há volta a dar, os carros são mesmo para abate.
Lógica da Nissan: Vamos aproveitar a bateria que supostamente tem uma deficiência não solucionálvel, mas o resto do carro que está bom vai para a sucata... :lol: :cry:
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Re: A estratégia da Nissan com o Leaf falhou!

Mensagem por rjspedition » 04 nov 2024, 00:44

Ainda sobre este tema, ao ler este artigo:
Which used EV to buy? A Beginner’s Guide!
https://evclinic.eu/2024/11/03/which-us ... ers-guide/

Fui pesquisar qual a opinião sobre o Leaf.
Nissan Leaf – 1.gen i 2.gen

This vehicle is responsible for forming all diesel-oriented stereotypes against electric vehicles. It embodies the phrase “the whole battery needs to be replaced when it fails.” It has one of the worst chemical configurations in its battery system, with Pouch cells that are so problematic and irreparable that it’s shameful to even call this vehicle electric. We do not service them at all.
Que contém uma ligação a um artigo mais extenso:
Nissan Leaf – Source of all EV stereotypes and factory defect dangerous battery!
https://evclinic.eu/2023/03/27/nissan-l ... teretypes/
The test is done so that at a location where there is a constant uphill, you set the throttle to 80% and keep the load constant for 30-40 seconds (MEASURING IS WRONG IN STANDSTILL). Even under load, you can see the voltage drop, the higher the voltage drop, the worse certain cells are. You put LeafSpy on the screen record and whatch. If you have a “wave” curve, the battery needs to be changed.

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