Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

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Nonnus
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por Nonnus » 01 dez 2024, 09:14

Uma das diferenças que notei do Leaf para o e-Niro foi a maneira de como o carro vai mostrando a autonomia.

Nos leaf de 30 a actualização é constante, ora sobe, ora desce e no fim não bate certo. Peca por excesso do factor caganço de ficar a pé.

No Niro, no Leaf de 62 (no de 40 não me lembro), no Tesla 75D, etc não há sobe e desce a não ser que haja mesmo muita regeneração.

Quando o consumo baixa simplesmente o carro mantém a mesma autonomia por muitos km. Na minha opinião muito mais assertivo. Aliás, no Niro e no Tesla também reparei, desde que se mantenha a média a estimativa de número de km bate certo, muito certo. Embora no Tesla o software esta muito a frente daquilo que já presenciei.
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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 01 dez 2024, 12:50

No Niro, no Leaf de 62 (no de 40 não me lembro), no Tesla 75D, etc não há sobe e desce a não ser que haja mesmo muita regeneração.
A questão é que ali, na bateria, o consumo tem sido quase à prova de bala: Não mexe! Ainda ontem acabei a 50% e marcava 215, os tais 430 em cheio.

20241201_100920.jpg
A única que se altera com a regeneração ou maior consumo, é a autonomia estimada com os últimos 50km, onde tenho pena do intervalo considerado não ser maior, ou algo como 10 / 50 / 100km.

No primeiro dia ainda me fez alguma confusão, agora finalmente percebi a insistência do pessoal online para "colocar aquilo apenas em percentagem". :lol:

civic
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por civic » 01 dez 2024, 14:28

Se fosse eu na procura em paises do norte da Europa teria em conta as partes baixas do carro, sal na estrada pode dar muitas dores de cabeça, tiveste isso em conta? Já olhaste por baixo?
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 01 dez 2024, 22:01

Apenas uma espreitadela agora na IPO mas sem grande detalhe. ;)

Não sei até que ponto esse tópico ainda é tão grave como era nos anos 90 e 00.
Pelo menos o meu ICE de 2015 veio de lá com mais alguns km em cima e nesse sim, sei que não há nada demais em comparação com um carro nacional.

civic
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por civic » 02 dez 2024, 09:58

rjspedition Escreveu:
01 dez 2024, 22:01
Apenas uma espreitadela agora na IPO mas sem grande detalhe. ;)

Não sei até que ponto esse tópico ainda é tão grave como era nos anos 90 e 00.
Pelo menos o meu ICE de 2015 veio de lá com mais alguns km em cima e nesse sim, sei que não há nada demais em comparação com um carro nacional.
Há quem tenha cuidado e quem não tenha, é uma lotaria, o sal é o mesmo de sempre, um colega meu mandou vir um C220cdi que vinha uma lastima, mas penso que da Alemanha é pior.
Eu dava uma lavadela pelas partes baixas só por descargo de consiência. ;)
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 02 dez 2024, 11:41

Ah sim, isso será feito de certeza! ;)

É ter algum tempo e irá a uma lavagem de chassis e uma limpeza mais cuidada por fora, que ainda não o vi a brilhar. :mrgreen:

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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 05 dez 2024, 16:10

Com alguns dias já na sua nova vida normal, posso desde já deixar aqui mais um defeito do Model 3:

A posição do encaixe ISOFIX para as cadeiras é pior do que má. :!:


Fora isso, nada de nada a apontar. :mrgreen:
O carro deve ter tido uma vida relativamente simpática porque pouco tenho a apontar ao desacerto ou desgaste de interiores, e só tenho 2 ruídos identificados: Algures junto ao volante em raios mais apertados, e o segundo na cadeira da mais nova :mrgreen: , fora isso zero! Vamos ver como evolui agora com os nossos belos pisos.

Já no exterior tenho um painel na traseira algo desalinhado e a porta de carregamento também fica uns milímetros fora ao fechar.

Por falar em porta de carregamento, continuamos a descobrir pequenos detalhes que nos deixam bastante agradados! O baixar da ventilação automaticamente em chamadas, o reduzir de forma automática do volume da música ao abrir a porta do carro, ou mesmo o ter descoberto que o botão na ficha do "carregador de viagem" serve para abrir de forma remota a porta sem lhe tocar ou ir à APP/Carro.


Primeiros consumos para o dia típico de i/v, mas via subida da A8 que já evitava com o Leaf:
75 km / 11kWh consumidos / 14,67 kWh/100.
Registados no Shelly EM: 12,4 kWh, o que resulta em 16,53 kWh/100.

Salvo erro a média no carro desde a chegada está nos 14, portanto algo acima, não percebo. :think:
Última edição por rjspedition em 05 dez 2024, 16:41, editado 1 vez no total.

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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 05 dez 2024, 16:20

Pequena nota relativa à regeneração, já que aconteceu 2x em dois dias com as mesmas variáveis.

Carro a sair a 79%, e quando chega à descida dos 5 a 6km seguidos da A8 já com 77% no início, a meio aparece o sinal de regeneração não disponível na totalidade.

Estando longe dos 100%, qual o factor que pode estar aqui a limitar? Temperatura da bateria?

Nota que não fica sem regeneração e ainda se sente bastante bem, mas fica com metade da barra referente à mesma indisponível.

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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 06 dez 2024, 11:49

rjspedition Escreveu:
01 dez 2024, 12:50

A única que se altera com a regeneração ou maior consumo, é a autonomia estimada com os últimos 50km, onde tenho pena do intervalo considerado não ser maior, ou algo como 10 / 50 / 100km.
Resolvido com a actualização feita hoje à noite. O ecrã do consumo passou a mostrar a autonomia tendo em conta a média dos últimos 300km em comparação com a média esperada relativa ao valor fixo do ciclo EPA :mrgreen:


E por falar em médias:

Capturar.JPG

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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 09 dez 2024, 00:37

Depois de alguns dias parado na garagem por descuido na legalização, já que na última vez não era necessário o número de homologação nacional, o Model 3 regressou hoje ao activo.

Com a IPO feita, na passada segunda feira fui tentar entregar a DAV para perceber que me faltava o número indicado pelo IMT. Enviado pedido no dia, com a resposta a chegar sexta feira.
DAV entregue sexta feira e matrícula emitida no mesmo dia. :mrgreen:


Com um domingo de céu limpo, nada melhor do que um pequeno passeio para conhecer melhor o carro e o que posso esperar em relação a consumos, pelo que apontámos a uma viagem de ida e volta aos arredores de Borba, já que permitia uma distância total perto do limite do carro com dois ambientes de condução distintos.
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Carro carregado até aos 100% de véspera e novamente a marcar 437km, agora a assumir mais autonomia face aos 422 / 430 anteriores.

IDA via A8/A12/A6 - ambiente AE, sempre com autopilot ligado: 16 kWh /100km
VOLTA via N4/A12/A8 - ambiente EN: 13 kWh/100

Com 2 adultos, 2 crianças e respectivas cadeiras e tralha na mala, chegámos com um consumo + range (446) muito próximos dos valores EPA do Model 3, que pelo que percebi se situam em redor dos 15 kWh/100.
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E por falar em consumos, coloquei finalmente tudo no Spritmonitor e fiquei com a ideia que as perdas a carregar o Model 3 são superiores em relação ao carregamento do LEAF. :think:

Com um olhar rápido entre valores do carro vs Shelly a diferença anda em 20%.

Fiquei também com pena de não ter apontado carregamentos e distâncias de forma mais exaustiva na viagem porque alguns valores não me fazem grande sentido agora. Tenho a certeza que saímos de Bordéus a 100% com 57,73kWh carregados de noite e fomos directos ao Supercharger de Pau de onde voltámos a sair a 100%, e carregámos 55,313 kWh.

O problema é que são só 213km dentro dos limites a 125/130 o que dá uma média com perdas incluídas de 25,97 / 100km. :shock:

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