
Expansão células Leaf 40kW.h
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Se assim é, para mim é um defeito de construção/concepção e a marca deveria em garantia dos 8anos/160.000km pelo menos trocar a bateria caso surgisse esse erro.
Mas o que deveria de fazer era um recall e corrigir.
Mas o que deveria de fazer era um recall e corrigir.
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Exactamente o que eu acho, quando o comprei sabia das limitações e usei-o sempre com isso em mente, a limitação da bateria está no aquecimento desta e não ter forma de baixar a temperatura, o sistema deviam ser mais castrador para não deixar subir tanto a temperatura, mas 20kW é ridiculo, ninguém o faz. Eu posso usar o carro todos os dias a andar no limite maximo sem nunca aquecer as baterias, basta fazer poucos kms de cada vez.
Aliás, a Nissan foi tão burra que depois de lançar o LEAF 40 ainda lançou um update que aumentava o aquecimento das baterias, update que nunca coloquei no meu.

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Se o problema fosse só a temperatura, o taxista de Gaia que carregava O Leaf 40 apenas em casa durante a noite e que tinha consumos de 10-11kW.h/100km (logo baixas potências de descarga) não teria tido o problema de inchar as células aos 160k km...
Química diferente mas a Tesla aquece as baterias a 50C nos carregamentos DC... nem sempre temperaturas elevadas são más.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Temperaturas elevadas são sempre más, tens é que relativizar o que é uma temperatura alta, a Tesla sobe a temperatura para carregar ou ter mais performance (não é a unica que o faz) mas desce-a logo a seguir, isso não é indicativo de que lhe dá alguma saude, antes pelo contrário.mjr Escreveu: ↑16 jan 2025, 00:15Se o problema fosse só a temperatura, o taxista de Gaia que carregava O Leaf 40 apenas em casa durante a noite e que tinha consumos de 10-11kW.h/100km (logo baixas potências de descarga) não teria tido o problema de inchar as células aos 160k km...
Química diferente mas a Tesla aquece as baterias a 50C nos carregamentos DC... nem sempre temperaturas elevadas são más.
O caso desse taxista pode muito bem ser algum modulo avariado, dei à tempos aqui um exemplo que aconteceu na empresa onde trabalho, todos os portáteis (Dell) tiveram as baterias substituidas porque inchavam, e não foi por temperatura, a questão é que a quimica NMC tem sempre inchamento com temperatura, ainda pior no formato pouch-cell e melhor nas cilindricas, e é tanto maior quanto maior for a temperatura, a Nissan nos LEAF 2ª geração deixou espaço entre os modulos/celulas para melhor circulação de ar, isso deixou caminho aberto à deformação do material.
Até podes curto circuitar uma bateria que enquanto não aquecer não vais ter inchamento.

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
O taxista não tinha nenhum módulo avariado, apenas tinhas as células inchadas.
A Tesla aquece a bateria para performance e também para minimizar a deposição de lítio no ánodo, que é um dos maiores assassinos silenciosos das baterias.
Vê aqui:
https://www.accure.net/battery-knowledg ... -batteries
E não é verdade que seja necessário temperatura para inchar células. Por experiência própria, já vi células de LFP inchadas que nunca aqueceram a mais de 25C. Nunca. Neste caso inchou porque, lá está, foram até aos 4V...
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E não é verdade que seja necessário temperatura para inchar células. Por experiência própria, já vi células de LFP inchadas que nunca aqueceram a mais de 25C. Nunca. Neste caso inchou porque, lá está, foram até aos 4V...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Isso da Tesla foi precisamente o que eu referi, a Tesla tem alguma margem de manobra porque tem celulas cilindricas, as melhores nesta questão do inchamento, tens que fazer concessões de um lado para teres melhores resultados no outro, nada disso contradiz o que eu disse.mjr Escreveu: ↑16 jan 2025, 12:53O taxista não tinha nenhum módulo avariado, apenas tinhas as células inchadas.
A Tesla aquece a bateria para performance e também para minimizar a deposição de lítio no ánodo, que é um dos maiores assassinos silenciosos das baterias.
Vê aqui:
https://www.accure.net/battery-knowledg ... -batteries
E não é verdade que seja necessário temperatura para inchar células. Por experiência própria, já vi células de LFP inchadas que nunca aqueceram a mais de 25C. Nunca. Neste caso inchou porque, lá está, foram até aos 4V...
É claro que incham com o aumento da tensão, isso é a principal causa do inchamento nas LFP que têm uma margem de tensão muito baixa, as NMC são muito mais robustas nesse aspeto, não acho que é que isso tenha alguma importância num EV com um BMS a proteger a bateria, acreditas que num LEAF a bateria atinja esses niveis de tensão? Ou que seja isso que a faz inchar? O que se estava a falar era de descarregar/carregar a baterias com potências altas que inchava a bateria, e eu não acredito nisso, como disse até podes curto circuitar uma celula que ela só incha quanto aquecer.
Em relação ao taxista, tal como os PCs que falei não tinham celulas avariadas (até podes considerar avaria, mas não prejudicam a utilização por si só), mas incharam por defeito de fabrico, elas tinham a mesma capacidade apenas abriam a tampa do PC por inchamento, levaram celulas precisamente iguais e nunca mais incharam, tinham defeito, só isso.


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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Pode ser às duas coisas. A teoria é absurda e se a levares a letra faz do Leaf um carro absurdo.frankesousa Escreveu: ↑14 jan 2025, 16:56Das 2 uma, ou a teoria é absurda, ou o leaf é um carro absurdo![]()
Por via das duvidas vou levar o meu para abate amanhã![]()
Já discutimos isto tantas vezes. Como foi dito qualquer carro paradinho na garagem dura uma eternidade.

É pior que um copo de cristal... Não o uso como carro que é para não o danificar.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Se curto circuitar uma célula do Leaf, e partindo princípio que o fio do curto circuito é grosso o suficiente para não funcionar como fusível, podem acontecer duas coisas: ou os contactos internos derretem instantaneamente ou a célula entra muito rapidamente (segundos) em thermal runway. Estamos a falar em correntes de milhares de amperes. Já vi isso numa célula do mk1 e não é bonitocivic Escreveu: ↑16 jan 2025, 13:19
É claro que incham com o aumento da tensão, isso é a principal causa do inchamento nas LFP que têm uma margem de tensão muito baixa, as NMC são muito mais robustas nesse aspeto, não acho que é que isso tenha alguma importância num EV com um BMS a proteger a bateria, acreditas que num LEAF a bateria atinja esses niveis de tensão? Ou que seja isso que a faz inchar? O que se estava a falar era de descarregar/carregar a baterias com potências altas que inchava a bateria, e eu não acredito nisso, como disse até podes curto circuitar uma celula que ela só incha quanto aquecer.
Em relação ao taxista, tal como os PCs que falei não tinham celulas avariadas (até podes considerar avaria, mas não prejudicam a utilização por si só), mas incharam por defeito de fabrico, elas tinham a mesma capacidade apenas abriam a tampa do PC por inchamento, levaram celulas precisamente iguais e nunca mais incharam, tinham defeito, só isso.
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O pack do taxista apenas foi recondicionado, comprimindo mais as células e isolando-as do invólucro. Todas estavam inchadas.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Mas não leste o que escrevi? Essas celulas dos PCs também funcionavam ok, apenas incharam, foram substituidas porque os PCs ficaram com uma boca por baixo do teclado. Ou seja, tinham qualquer defeito de fabrico que originava a formação de gases mesmo a baixas temperaturas, mas funcionavam ok, tal como as dos LEAFs que são levadas a altas temperaturas, acabam por ceder quando tocam no metal das proteções dando falha de isolamento, nalguns casos tiras esse metal e continuam a funcionar ok.
Achas que esse taxista é a regra ou a exepção?

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Sim, a única coisa que não concordo é que seja necessário temperatura para as células do Leaf inchar.
O inchar pode até ser consequência da química obrigar a compressão, e no Leaf não existir essa compressão suficiente para as manter sem inchar. Em células de portátil sem serem cilíndricas é impossível cumprir com esses níveis de compressão e por isso incham.
O inchar pode até ser consequência da química obrigar a compressão, e no Leaf não existir essa compressão suficiente para as manter sem inchar. Em células de portátil sem serem cilíndricas é impossível cumprir com esses níveis de compressão e por isso incham.
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