Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Hoje lembrei-me de ir a página do programa VOLT para ver se já havia alguma reacção aos últimos acontecimentos na AR sobre a ME.
Estranhamente (ou não) existe um silêncio tão grande de certas pessoas.
Mas quando eu penso que já ouvi as piores ideias para o modelo actual, eis que dou com esta ideia. A implementação da tarifa local (no minuto 6 do video):
https://visao.pt/volt/2024-11-08-volt-l ... e-e-o-v2l/
Isto é que se chama não querer dar o braço a torcer e continuar a dar voltas ao modelo, criando cada vez mais complexidade ao que já existe.
Isto faz sentido na cabeça de quem? Temos ad-hoc, tarifa local (aquilo que podia ser como no resto do mundo), e ceme+opc.
Muito ao sério. Conseguem tornar a coisa ainda mais complexa, ou já se acabaram as ideias?
Estranhamente (ou não) existe um silêncio tão grande de certas pessoas.
Mas quando eu penso que já ouvi as piores ideias para o modelo actual, eis que dou com esta ideia. A implementação da tarifa local (no minuto 6 do video):
https://visao.pt/volt/2024-11-08-volt-l ... e-e-o-v2l/
Isto é que se chama não querer dar o braço a torcer e continuar a dar voltas ao modelo, criando cada vez mais complexidade ao que já existe.
Isto faz sentido na cabeça de quem? Temos ad-hoc, tarifa local (aquilo que podia ser como no resto do mundo), e ceme+opc.
Muito ao sério. Conseguem tornar a coisa ainda mais complexa, ou já se acabaram as ideias?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
Pelo que percebo esse ponto que referes é dar mais liberdade ao dono do posto, seja por autoconsumo, horas de melhor preço,.... Estou a ver mal o filme? No fundo o que já acontece com os combustiveis fosseis.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
É o que muitos defendem desde do início. Um modelo igual resto do mundo.
Mas como fica mal nesta altura do campeonato dizer que afinal estavam errados em defender um modelo diferente, arranjaram um nome todo pomposo para fazer aquilo que o resto do mundo faz desde o primeiro dia.
Qual é a necessidade de haver CEME+OPC?
Mas como fica mal nesta altura do campeonato dizer que afinal estavam errados em defender um modelo diferente, arranjaram um nome todo pomposo para fazer aquilo que o resto do mundo faz desde o primeiro dia.
Qual é a necessidade de haver CEME+OPC?
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
Eu não faço ideia, qual era a parcela que eliminavas?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
A pergunta é retórica, certo?
Se queremos dar liberdade ao OPC para ele ser dono daquilo que é dele e funcionar em Portugal como no resto do mundo, não sei, se calhar eliminar a figura CEME era uma boa ideia.
A minha estupefação é andarem há anos a defender o modelo actual e agora que estão a ver o terreno a fugir debaixo dos pés vem com um nome todo pomposo para fazer àquilo que muitos defendem. Isto não tem mal nenhum. Burro é aquele que não consegue mudar de ideia.
A estupidez é não assumir e andar as voltas e criar ainda mais complexidade ao que já existe.
Repara começou com:
- CEME + OPC (o melhor modelo do mundo com um o tal cartão unico).
Mudou para:
- ad-hoc (imposição do affir e bem)
- Alguns players conseguiram ter valores fixos e bastante competitivos.
E agora como a coisa tem uma grande probabilidade de ser alterada adicionamos:
- tarifa local (aquilo que os outros fazem desde o primeiro dia)
Acho que também se devia criar a possibilidade de pagar por cheque e em géneros. Qualquer coisa do tipo um kg de batatas por cada kWh carregado.
Passamos do melhor modelo mundo, cheio de simplicidade para o mais complexo porque alguns têm dificuldade em admitir que estavam errados. É só isto.
Se queremos dar liberdade ao OPC para ele ser dono daquilo que é dele e funcionar em Portugal como no resto do mundo, não sei, se calhar eliminar a figura CEME era uma boa ideia.
A minha estupefação é andarem há anos a defender o modelo actual e agora que estão a ver o terreno a fugir debaixo dos pés vem com um nome todo pomposo para fazer àquilo que muitos defendem. Isto não tem mal nenhum. Burro é aquele que não consegue mudar de ideia.
A estupidez é não assumir e andar as voltas e criar ainda mais complexidade ao que já existe.
Repara começou com:
- CEME + OPC (o melhor modelo do mundo com um o tal cartão unico).
Mudou para:
- ad-hoc (imposição do affir e bem)
- Alguns players conseguiram ter valores fixos e bastante competitivos.
E agora como a coisa tem uma grande probabilidade de ser alterada adicionamos:
- tarifa local (aquilo que os outros fazem desde o primeiro dia)
Acho que também se devia criar a possibilidade de pagar por cheque e em géneros. Qualquer coisa do tipo um kg de batatas por cada kWh carregado.
Passamos do melhor modelo mundo, cheio de simplicidade para o mais complexo porque alguns têm dificuldade em admitir que estavam errados. É só isto.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
Não é retorica, estou completamente por fora das cenas tecnicas dos pagamentos dos postos, raramente os uso e atualmente só uso a eletroverse.
Estou a tentar perceber o que se vai passar, daí as perguntas, não leves a mal.
O OPC, que é o operador do posto, vulgo dono das bombas não pode desaparecer, mas tem que pagar ao comercializador de energia, tal como tu e eu lá em casa, como querias fazer isso? É isso que não entendo no teu comentário.
Estou a tentar perceber o que se vai passar, daí as perguntas, não leves a mal.

O OPC, que é o operador do posto, vulgo dono das bombas não pode desaparecer, mas tem que pagar ao comercializador de energia, tal como tu e eu lá em casa, como querias fazer isso? É isso que não entendo no teu comentário.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- Nonnus
O OPC para ter liberdade tem de ser ele a vender energia. O OPC compra ao produtor (produtor, não confundir com comercializador) e vende ao UVE. Ou se ele quiser ser ele o produtor da sua própria energia e vender
Na discussão da AR sobre o assunto vários falaram que só assim é que poderá haver concorrência e não estar tudo nas mãos de dois ou três.
Mas continua haver pessoas que acham que ter CEME + OPC é faz sentido. Mas depois essas mesmas pessoas tiveram uma ideia brilhante de criar a tarifa local.
O que muitos esperam que aconteça é que seja alterada a lei para que o OPC possa comprar e vender energia naquilo que é deles.
Fazer como o Continente e a Tesla fazem. Que se acabe com este modelo que é cobiçado por todos mas que mais ninguém tem. O tal melhor modelo do mundo.
Na discussão da AR sobre o assunto vários falaram que só assim é que poderá haver concorrência e não estar tudo nas mãos de dois ou três.
Mas continua haver pessoas que acham que ter CEME + OPC é faz sentido. Mas depois essas mesmas pessoas tiveram uma ideia brilhante de criar a tarifa local.
O que muitos esperam que aconteça é que seja alterada a lei para que o OPC possa comprar e vender energia naquilo que é deles.
Fazer como o Continente e a Tesla fazem. Que se acabe com este modelo que é cobiçado por todos mas que mais ninguém tem. O tal melhor modelo do mundo.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
Ok, já percebi, o comercializador pode ser ou não o produtor, este modelo será sempre injusto para os comercializadores que não produzem a energia. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Ninguém é produtor no sentido da distribuição.
Autoprodutores é diferente. Como todo o mundo, o OPC tem os postos ligados a um fornecimento qualquer (direto à distribuição, indireto de uma instalação existente com revenda, ...) e tem autoprodução. Vende energia, a que vende e não comprou é porque foi autoproduzida. Maior margem --> maiores impostos. Txaram!
Esquecendo o autoconsumo, a vantagem que um OPC tem (que pode passar ao utilizador) em contratar diretamente ao mercado são contratos em volume onde o ponto de fornecimento é da sua responsabilidade. Quando o fornecimento é indireto, então o custo do carregamento tem de ser ajustado ao custo da energia no local.
Há quase 3 anos, num certo Volt, disseram-me na minha cara online que as propostas que eu ajudei a colocar "de pé" eram a soldo da Tesla e escritas no parque de estacionamento de um Continente.
Recentemente essas mesmas pessoas lançaram um "boneco" a propor um modelo alternativo que tinha soluções diferentes para:
- postos da rede pública
- postos da rede continente
- postos tesla
Desde que o modelo atual possa continuar a existir, tudo se molda.
Reality is a bitch
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
Consegues partilhar esse boneco?BrunoAlves Escreveu: ↑07 fev 2025, 16:25Há quase 3 anos, num certo Volt, disseram-me na minha cara online que as propostas que eu ajudei a colocar "de pé" eram a soldo da Tesla e escritas no parque de estacionamento de um Continente.
Recentemente essas mesmas pessoas lançaram um "boneco" a propor um modelo alternativo que tinha soluções diferentes para:
- postos da rede pública
- postos da rede continente
- postos tesla
Desde que o modelo atual possa continuar a existir, tudo se molda.
Reality is a bitch
Só para vermos até onde pode ir a imaginação e tornar as coisas tão complexas para continuar a não assumir que estão errados.
Se percebo cada um a funcionar a sua maneira. Ainda há pouco tempo a Tesla e o Continente eram ilegais, eram concorrentes desleais, agora já se consegue criar um modelo a medida de cada um, desde que a ideia inicial se mantenha.
Assim de repente sem pensar muito no assunto o precedente que isso iria criar. Gigantes como Ionity a certa altura dizerem. Amigos nós em Portugal queremos funcionar da maneira X e Y.
Então é que havia de ser bonito cada um a fazer as suas regras. Passamos do modelo mais controlado para o mais descontrolado.

Começo mesmo achar que há qualquer coisa aqui que eu ainda não atingi na defesa deste modelo. Sim, eu sei, sou gajo limitado.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km